terça-feira, 15 de novembro de 2011


ACHADOS E PERDIDOS

Leia na Bíblia: Gênesis 19:12-26.

“Lembre-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará” (Lc 17:32-33.

      Sempre estranhei essas placas em locais públicos que dizem: “Achados e perdidos”. Não seria o contrário? Primeiro se perde, depois se acha o que perdeu, não é? Não sei por que costumam dizer assim, mas aquilo me lembra o que Jesus diz no versículo em destaque, também nessa ordem inversa: primeiro fala em achar (ou conservar), depois em perder. Não se trata de objetos perdidos e talvez reencontrados – mas é bom prestar atenção ao assunto, porque aqui se acha e se perde nada menos que a própria vida!
      Agora, porque achar primeiro e depois perder? É porque se acha uma coisa e com isso se perde outra. As duas se chamam “vida” – só que uma é falsa e a outra verdadeira.
      E a mulher de Ló? O que tem a ver com isso?
      Você leu a história dela: tentou achar a vida no lugar errado e por isso a perdeu. Teve de fugir de Sodoma, a cidade condenada, para ter vida, mas quis preservar a vida falsa de antes e olhou para trás. Deu no que deu.
      Todos procuramos a felicidade ou o sentido da vida. Fazemos isso porque percebemos que falta algo, mas o que encontramos por aí é falso e perecível – perde-se. Não é a vida como deve ser. Jesus ensina que ao tentarmos achar a vida por nossa conta acabamos só enchendo as mãos de inutilidade, a ponto de não sobrar mais espaço para o que importa realmente – que então permanece perdido. Por isso, diz Jesus, é melhor perder a vida (ou aquilo que nós imaginamos ser a vida) para então encontrar com ele a verdadeira – o que proporciona paz e bom relacionamento com Deus, sob a direção daquele que, como Criador, melhor que ninguém sabe do que necessitamos. Nossa busca certamente dará em algo. No quê, dependerá do que buscarmos e onde – em “Sodoma” ou com Jesus!
.................................
Reflexão de: Erleu Fernandes
..................................
Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário