TIAGO-10
AULA DE E.B.D. – 10/17 –
EDITADA NOS SÁBADOS –
Dia: 19/11/2011.
TÍTULO: A VERDADEIRA SABEDORIA.
Texto básico: Tiago 3:13-18.
Texto devocional: Jó 28: 12-28.
Autor: Pr. Esli Pereira Faustino.
Versículo-chave:
“E disse ao
homem: Eis que o Temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o apartar-se do
mal é o entendimento” (Jo 28:28).
INTRODUÇÃO
Gastamos
a maior parte do nosso tempo em coisas tolas! Somos advertidos a não levar a
vida na insensatez (Ef 5:14-17), mas resgatar o tempo precioso que o Criador
nos concede generosamente (Sl 90:12).
O
autor marxista Milan Machovec diz que: “a maioria dos
homens sofre do vazio da vida e procura compensá-lo indo de um divertimento a
outro, de uma atividade a outra, e ainda assim não cessam de lamuriar porque
não se livram do vazio e do tédio”. Essas pessoas vivem sem o
diálogo interior, forma que o referido autor encontrou para falar da ausência
da oração e da fé (o que produziu “homens em si mesmos”), coisa que o
materialismo tirou das pessoas ao tirar-lhes a idéia de Deus e a possibilidade
de contá-lo pela oração.
Paulo
diz que o cristão acha na oração um caminho de sabedoria ao receber o auxílio
do Espírito Santo em suas intercessões e pode chegar a Deus pelo diálogo
interior. Desta forma entendemos a vontade de Deus para nossa vida (Rm 8:26-27;
Tg 1:5).
I-CARACTERÍSTICAS
GERAIS DA SABEDORIA.
Vista
a sabedoria como uma forma de conhecimento da realidade, podemos afirmar que só
Deus tem a autoridade e a plenitude da sabedoria. O primeiro homem Adão,
deveria contentar-se em ter um conhecimento parcial de Deus e não tocar na árvore
da ciência do bem e do mal.
A
visão pessimista realçada no livro do Eclesiastes está fundada na limitação humana para
compreender os caminhos de Deus e
entender o sentido da vida. Fazê-lo é achar a sabedoria. Em Jó, o entendimento,
isto é, a sabedoria está em discernir e fugir do mal, através da submissão a
Deus. O mal é visto como um elemento que turba a sabedoria. Os sábios recebem o
carisma que garante a atuação dos mortais e desta forma se habilitam a serem
conselheiros respeitados, inclusive nas cortes. O sábio é alguém bem sucedido.
Segundo
J.J. Allmen, quem decidiu ouvir a voz da sabedoria deve lembrar três coisas.
1.A sabedoria é prudência;
isto é, a procura de equilíbrio, da moderação, o horror a excessos, conforme
ensina os Provérbios. Ao mesmo tempo, ser sábio é dar mostras de discernimento
nas escolhas das relações e guardar reservas em todas elas, incluindo as
matrimoniais (Pv 10:19; 11:13; 17:27).
2.O sucesso na vida não pode ser alcançado de qualquer
jeito; portanto, não há
sabedoria fora do respeito ao outro e aos bens alheios (Pv 1:13; Jó 24:2). O
adultério não é condenado pelos dissabores que o acompanham, mas pela violação
de um vínculo estabelecido por Deus. Desprezar o pobre é também um insulto a
Deus (Pv 14:31).
3.A sabedoria possui um fundamento religioso (Sl 111:10; Jó
28:28; Pv 14:31). A religião não
gravita propriamente no culto, mas nas atitudes amadurecidas, no temor devido a
Deus e a manutenção de uma atitude obediente e humilde diante do Criador.
II-A SABEDORIA TERRENA
SEGUNDO TIAGO.
As
coisas descritas na Bíblia como origem terrena estão ligadas ao primeiro homem
que intenta apossar-se do conhecimento divino pela sugestão do maligno (1 Co
15:47-48) e acaba por prejudicar a compreensão das coisas espirituais (Jo
3:12,31) e leva os homens ao apego às coisas terrestres (Fp 3:19).
A
sabedoria terrena é descrita como animal ou natural, isto é, pertencente à vida
que homens e animais compartilham indistintamente. Não é sabedoria para o ser
humano racional descer ao nível do animal. Se o homem fosse apenas animal, Deus
o teria prendido no jardim do Éden com uma cerca de arame farpado, em vez de
dar-lhe uma ordem por palavras. Deus deu uma ordem e esperava uma contrapartida
(Gn 2:15-17). Paulo diz que o homem natural não aceita as coisas do Espírito de
Deus (1Co 2:14), por isso o corpo natural precisa ser resgatado no dia da
ressurreição final (1Co 15:44,46) e liberto da força dos sentidos (Jd 22-23).
Finalmente,
a sabedoria terrena é descrito como demoníaca. Assim como o Espírito Santo
convence para o bem e a santidade, o diabo procura convencer o homem a praticar
o mal e a justificar as suas coisas erradas. “A voz do inimigo pode ser violenta e
ameaçadora, mas pode também ser doce e sedutora. É algumas vezes persistente e
grosseira, mas pode também ser angélica. Sabe adaptar-se a cada caso e a cada
situação, pode variar o tom e os matizes” (Alexander). Manifesta-se
também em forma de indução persuasiva ao erro e ao pecado (Mt 3:7; Lc 3:7; 1Co
10:19-22).
III-A SABEDORIA DO
ALTO SEGUNDO TIAGO.
A
sabedoria do alto tem as seguintes características: é pura, tratável, pacífica,
indulgente, plena de misericórdia, imparcial, sem fingimento e cheia de bons
frutos. Paulo diz aos Coríntios que há impurezas da carne e do espírito (2Co
7:1). É fácil entender o conceito de impureza da carne, mas o que é impureza do
espírito? Não é o espírito uma substância pura, imune ao mal? A impureza do
espírito consiste na falta de integridade moral e espiritual. Segundo Paulo, é
fácil contaminar o espírito com doutrinas do mundo espiritual caído, pois esse
é o assunto do contexto da passagem (2Co 6:14-18). Não é sabedoria misturar a
justiça com a iniqüidade, a luz com as trevas. Cristo com o maligno, Deus com
ídolos, etc. Eis as impurezas do espírito!
As contaminações!
As
demais qualidades da sabedoria assim são postas: promove a paz em lugar de
conflitos, dá capacidade ao cristão de submeter-se aos maus tratos, sem ódio ou
malícia, aguardando na justiça de Deus, e produz frutos de justiça.
CONCLUSÃO
Pelas
características gerais descritas e os aspectos particulares da sabedoria,
podemos concluir que a verdadeira sabedoria é antes de tudo um conceito prático,
é um conhecimento que não nasce da especulação, mas da experiência. Geralmente,
os idosos a possuem porque já passaram pelo curso da experiência, por isso
podem oferecer bons conselhos.
Desta
forma a ministração da justiça no antigo Israel era feita por um grupo de
anciãos, pessoas experientes que ocasionalmente se transformavam em juízes e
julgavam em lugar público, à porta de entrada da cidade (Rt 4:1-2).
A
sabedoria em sua essência é o respeito ao Senhor e o levar Deus a sério,
obedecê-Lo aqui na terra, pois do contrário tereno de nos defrontar com Ele no
dia do juízo (Hb 4:13; 11:6).
Que
Deus abençoe hoje e sempre.
Erleu
Fernandes.
0 comentários:
Postar um comentário