TIAGO-8
AULA DE E.B.D. TIAGO: 8/17 – DIA 5/11/2011.
Título: Fé e Obras
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Texto Básico: 2:14-26.
Texto Devocional: Gênesis 22:1-19.
Versículo Chave:
“Porque
assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”.
INTRODUÇÃO
Você acreditaria
numa pessoa que se diz eletricista, mas não consegue trocar uma lâmpada? Você
acreditaria num homem que se fiz ser excelente piloto, mas não consegue
estacionar o carro numa garagem? Você acreditaria em alguém que se diz ser
matemático, mas não sabe o resultado de 8 x 8?
Tiago também quer saber como é que uma pessoa pode dizer que tem fé, mas
não possui uma obra, nem uma sequer, para provar esta fé! O problema é sério.
Qual a fé que
salva? Como conciliar Romanos 3:28 com Tiago 2:4? Estaria Tiago contradizendo o
ensino de Paulo? Qual papel das obras na salvação?
I-QUAL O PROBLEMA?
“Meus irmãos, qual é o
proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver as obras? Pode, acaso,
semelhante fé salvá-lo”? (Tg 2:14).
O versículo acima, que é
uma pergunta, leva-nos ao ponto central deste parágrafo, ou desta lição. Tiago
quer saber como uma pessoa sem obras pode dizer que está salvo? Antes que você
pense errado, acompanhe comigo algumas observações.
I.1-Tiago indica o
parágrafo fazendo pergunta (Tg 2:14).
Uma pergunta não é uma
afirmação. Uma pergunta chama ou espera uma resposta. Então, o autor está
apenas iniciando o diálogo com seus leitores. A palavra “proveito”, no grego, significa
“lucro ou vantagem”. Não pense que Tiago esteja pregando a salvação pelas
obras, contradizendo o apóstolo Paulo. Analise as três afirmações a seguir:
a.Tiago dirige suas
perguntas a alguém que defende a “fé somente”.
b.Tiago não afirma que
fé não pode salvar; ele está dizendo que a fé que esta pessoa afirma ter, ou
seja, uma fé sem obras, não pode salvar.
c.Paulo e Tiago querem
dizer a mesma coisa com a palavra “obras”: atos praticados em obediência à
Palavra de Deus. A diferença entre eles é o contexto em que estas obras são
praticadas. Paulo nega que as obras possam ter algum valor em nos colocar num
relacionamento com Deus; Tiago insiste em que, uma vez estabelecido o
relacionamento, as obras são essenciais (Douglas Moo, Tiago: introdução e Comentários,
p.100).
I.2-Tiago ilustra de
cinco maneiras o ensino que quer transmitir (Tg 2:15-25).
a.Indiferença em face
dos irmãos necessitados (v.15-17). Como reage o crente? Ele se despede das
pessoas necessitadas usando palavras evasivas e piedosas: “Vá em paz, irmãos”,
ou “estarei orando por você”. Mas o necessitado na está precisando de oração, e
sim de auxílio material. Observe que Tiago não está falando de alguém na igreja
que está querendo um carro mais novo ou uma casa na praia ou no campo. Ele está
falando de gente na igreja que não tem o pão de cada dia e roupa suficiente
para se cobrir ou se proteger do frio. O prefeito, não evangélico, de uma
cidade do interior de São Paulo fez a seguinte afirmação: “Quando vejo um
mendigo na rua, tenho certeza que ele não é evangélico”. Que testemunho bonito,
demonstrando que os crentes estão cuidando dos seus (1Tm 5:9).
b.Pergunta retórica
(v.18). É o que os gregos chamavam de diatribé, isto é, “questões e objeções
que são postas na boca de um crítico imaginário” (F.F.Bruce); recurso literário
que Paulo usou muito na Carta aos Romanos. Leia este versículo em outra versão:
“Mas alguém poderá dizer: você tem fé, e eu tenho ações”. E eu respondo: “Então
me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações” (NTLH).
Tiago não está simplesmente desafiando alguém de maneira inconseqüente, ele só
declara que a fé sem obras não é fé genuína e não pode ser provada.
c.Demônios (v.19). Pode
soar estranho a afirmação que demônios crêem! Todavia, observe duas coisas.
Primeiro, o autor pergunta: “Crês tu que Deus é um só”? A confissão da unidade
de Deus (Dt 6:4) fazia parte da doutrina básica recitada duas vezes ao dia pelo
judeu piedoso. Jesus confirmou isto em Marcos 12:2829. A segunda coisa a
observar é a natureza da “fé” dos demônios, que é uma mera apreensão
intelectual. Aceitar certas coisas como verdadeiras não significa um
envolvimento ou entrega pessoal. Na época de Jesus (assim como nos nossos dias)
muitas pessoas acreditam que Ele era quem dizia ser, mas nem por isso se
tornaram seus discípulos (cf. Jo 6:14-15). O próprio Pilatos declarou, duas
vezes, a inocência de Jesus Cristo (Jo 18:38; 19:4). Resumindo: Tiago está
afirmando que esta espécie de “fé demoníaca” é um simples reconhecimento de uma
verdade. Eles chegam a tremer (literalmente, “eriçar os cabelos”), mas sabemos
que não são salvos. A fé salvadora vai além do intelecto, pois afeta nossa
vontade e nossas ações.
d.Abraão (v 20-24).
Agora Tiago volta ao passado, e vai buscar o personagem do Antigo Testamento
que ficou conhecido como o “pai de todos os que crêem (Rm 4:11), Abrão. Interessante
notar que é o mesmo homem de quem o apóstolo Paulo lança mão quando quer
ensinar a doutrina da justificação pela fé em Romanos 4. Todavia, existe uma
diferença crucial que precisa ser feita.
Quando Paulo fala de Abrão, ele menciona Gênesis 15:1-6, onde Deus fez a
promessa e Abraão “creu no Senhor, e isso lhe foi imputado (“creditado” – NVI)
para justiça (Gn 15:6). Quando Tiago afirma Abraão como parte de seu argumento,
ele menciona o homem que está sendo provado por Deus em Gênesis 22 e conclui.
“Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas
obras que a fé se consumou” (Tg 2:22). Os dois escritores do Novo Testamento
citam o mesmo Abraão, mas Paulo está em Gênesis 22, quando Isaque já é um
cumprimento vivo e palpável. Em outras palavras, quando Abraão ofereceu seu
filho Isaque, mostrou com esta obra a sua fé.
e.Raabe (v.25). A
história de Raabe é descrita em Josué 2:1-21, e também é citada em Hebreus
11:31. Ela havia se convencido de que “o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos
céus e embaixo na terra” (Js 2:11). Baseada nesta “fé”, ela “acolheu os
emissários e os fez partir por outro caminho” (Tg 2:25). O autor de Hebreus
enfatiza a fé de Raabe, enquanto Tiago assinala as obras de Raabe.
I.3-As conclusões de
Tiago (Tg 2:17,24,26). Observe como esses versículos começam:
*v.17 – “Assim também”
*v.24 - “Verificais que”
*v. 26 – “Porque, assim
como”
São palavras que
exprimem uma conclusão. Significam que Tiago apresenta um relato nacional da
sua tese doutrinária: uma fé sem obras é falsa, inoperante, estéril e morta.
II – O QUE SIGNIFICA?
Podemos responder à
pergunta acima com as seguintes afirmações.
II.1- Obras não produzem
fé; mas fé produz obras, e as obras confirmam a fé.
II.2- O contraste é
entre a fé sem obras e obras sem fé, e não entre fé e obras.
II.3- A questão não é
uma opção entre fé e obras; mas sim entre a fé viva e a morta.
II.4 – Tiago nunca
afirma que as obras possam salvar; mas sim que a fé genuína e viva sempre
redundará em boas obras.
Alguns acham que o
ensino de Tiago contradiz o ensino de Paulo acerca da justificação da fé.
Todavia, veremos agora o comparativo entre Paulo e Tiago que procura nos
esclarecer a questão.
PAULO:O que Paulo
rejeita são as obras sem fé.
TIAGO:O que Tiago
rejeita é a fé sem obras.
PAULO:Paulo nega a
eficácia das obras antes da conversão.
TIAGO:Tiago apela à
necessidade das obras depois da conversão.
PAULO:Paulo declara como
alguém é justificado.
TIAGO:Tiago enfatiza
como alguém deve viver depois de justificado.
PAULO:Paulo confirma a
declaração por Deus da nossa retidão.
TIAGO:Tiago fala da
demonstração de nossa retidão.
PAULO:Abraão foi
justificado porque creu em Deus.
TIAGO:Abraão foi
justificado porque obedeceu a Deus.
Não temos que fazer
opção por um ou outro. Temos que aceitar o ensino dos dois, porque eles se
completam, e não se contradizem. Quando somos confrontados com a doutrina da
salvação pelas obras, temos que chamar o teólogo Paulo, como fizeram os
reformadores. Entretanto, quando somos confrontados pelos que acham que obras
são desnecessárias para os cristãos, devemos ouvir o pastor Tiago.
III- O QUE APRENDEMOS?
III.1-Que desafios há
para nós nesta lição?
III.2-O que aprendemos de
novo?
III.3-Há neste texto
alguma proposta para mudarmos algo em nossa vida?
III.4-Que outros textos
confirmam este ensino? Sugestão: Procure na seção “Leia a Bíblia diariamente”,
no começo desta lição.
CONCLUSÃO
Por toda epístola de
Tiago fica claro que o problema dos irmãos destinatários não era a ortodoxia (doutrina
correta), mas a ortoplexia (prática correta). Eles não tinham problemas com o
“crer”, mas com o “fazer”. É um desafio para todos nós, que enfatizamos tanto a
salvação pela fé em Cristo Jesus, e constantemente nos esquecemos que nossas
obras serão julgadas. No encerramento desta lição, vale reler 2 Coríntios 5:10:
“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para
que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.
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Reflexão de Tiago –
E.B.D. 8/17
Postagem Para:
5/11/2011.
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