sexta-feira, 14 de setembro de 2012

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?


COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?

Leia em sua Bíblia: Mateus 15.1-2;11-20

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Pv 4.23).

A Bíblia fala seguidamente a respeito da importância do que uma pessoa realmente é. No nosso texto, Jesus deixa claro: mais importante é o que falamos e não o que comemos, porque aquilo que entra pela boca não contamina uma pessoa, mas o que sai dela, sim. Mas... de onde vêm as palavras? Da mente – termo atual mais próximo de “coração”, palavra usada com frequência na Bíblia para se referir ao “centro de comando de uma pessoa”: seu verdadeiro caráter e personalidade, o “eu” interior. É ali que os pensamentos surgem, são processados e se transformam em palavras, ações e atitudes. Quando pronunciadas, as palavras são como que despejadas sobre os outros. Da mesma forma, os pensamentos levam a atitudes ou ações que atingem as pessoas ao nosso redor. Por isso, precisamos tomar todo cuidado para que aquilo que falamos e fazemos não afete negativamente aqueles com os quais convivemos. 
Esse assunto é tão sério que o versículo em destaque diz que toda a nossa vida depende de nossa mente. Você tem cuidado dela com carinho? Ou tem-se preocupado apenas com seu corpo, seu exterior? O que somos por fora, o que falamos e como reagimos depende de como tratamos o nosso íntimo. Assim, pode ser de boa ajuda orarmos como o salmista:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).
Se o que pensarmos for aprovado por Deus, também nossas palavras, atitudes a ações serão aprovadas por ele e resultarão em fortalecimento espiritual para as pessoas ao nosso redor e glória ao nome do Senhor. Por isso, cuide bem do seu coração, porque – lembre-se! - dele depende toda a sua vida. 
...............................
Reflexão para as nossas vidas, hoje.
...............................
“Pelo que por lábios gaguejantes e por línguas estranhas falará o Senhor a este povo, ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado;  e este é o refrigério, mas não quiseram ouvir”
................................
Nossas atitudes refletem o que está em nosso coração.


.

0 comentários:

Postar um comentário