sábado, 22 de setembro de 2012

COMO EXERCITAR O PRÓPRIO ESPÍRITO


                    
                     CRISTÃOS MADUROS 
               E INSTRUIDOS NA PALAVRA-03
                   ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                   PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO
                   ....................................  

c) COMO EXERCITAR O PRÓPRIO ESPIRITO.

O espírito está pronto, mas ainda precisa ser aperfeiçoado pelo exercitar. É como uma criança que acabou de nascer. Ela é perfeita, mas precisa ainda ser aperfeiçoada: ela trem boca perfeita, mas não sabe falar, possui pés perfeitos, mas não sabe andar. Deus nos leva a exercitar o nosso próprio espírito por quatro caminhos: Quebrantamento, Palavra, Oração em línguas e rejeição a passividade.

QUEBRANTAMENTO:

A alma encobre o espírito, assim como os ossos encobrem a medula. Para ver a medula, há que se quebrar os ossos. Da mesma forma, para percebermos o espírito a alma precisa ser quebrada. Sem quebrantamento é difícil perceber o nosso espírito. A primeira maneira que Deus usa para percebermos o nosso próprio espírito é pelo quebrantamento da alma. Nessas circunstâncias nos tornamos sensíveis a Deus em nosso espírito.

PALAVRA:

A Palavra de Deus também tem poder de separar a alma e o espírito. Deus usa o quebrantamento, pelas circunstâncias e pelo poder da Palavra para separar a alma e o espírito.
O que nos diz a Bíblia?  “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e os propósitos do coração”. (Hb 4:12).


ORAÇÃO EM LÍNGUAS:

A terceira maneira para percebermos o nosso espírito humano é orando em línguas. Paulo diz que aquele que ora em línguas tem o, próprio espírito orando, enquanto a mente (alma) fica infrutífera (1 Co 14:14). Se você ainda não ora em línguas, busque do Senhor essa experiência, pois, por meio dela, você crescerá em seu próprio espírito.

REJEITANDO A PASSIVIDADE:

A última maneira de exercitar o nosso espírito é rejeitando toda passividade (ato de quem não quer atuar em algo e prefere ficar inerte). Para que possa agir no homem, o diabo o leva à passividade; mas, para que Deus possa agir, o homem precisa cooperar exercitando sua vontade.
Por exemplo: Se você vai a um culto e fica parado, passivo, esperando que algo lhe aconteça você irá embora sem receber coisa alguma.
Mas se você coopera com o Espírito exercitando a Sua vontade, buscando a Deus, você certamente receberá a sua bênção.
................................................

Próxima...Funções da alma...Nº4


0 comentários:

Postar um comentário