quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PERIGO DE VIVER A VIDA CRISTÃ NA ALMA - AULA 05


                         CRISTÃOS MADUROS
                  E INSTRUIDOS NA PALAVRA-05
                      ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
                     PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO
             .........................................................

e)-PERIGO DE VIVER A VIDA CRISTÃ NA ALMA. 

Uma das verdades mais importantes da vida cristã é o fato de que, agora, Deus habita em nosso espírito, na pessoa do Espírito Santo. Como discernir a voz e a vontade de Deus? Se você falhar nesse contato com o Espírito Santo em seu espírito, sua vida, consequentemente, seu caráter serão seriamente prejudicados.

A Palavra de Deus chama quem anda segundo a alma de ”carnal”. Carnal não é quem anda na prática de pecado. Quem anda na prática de pecado possivelmente nem nasceu de novo, pois “aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado” (1Jo 3:9).
Três funções pelas quais identificamos o carnal: 
EMOTIVOMENTALEMPOLGADO.

*EMOTIVO: Uma pessoa mais emotiva usa emoções como critério de vida espiritual: sente calafrios e fortes emoções, consegue fazer a obra de Deus, mas se essas emoções se esvaem, seu ânimo também se esvai.

*MENTAL: Esse tipo de carnal recusa a emotividade da alma, mas anda segundo os padrões da mente. Chega a criticar os emotivos como sendo carnais, mas não percebe que andar segundo a mente também  é da alma. Quem anda segundo a mente tende a ser extremamente crítico e natural na obra de Deus. Não aceita o sobrenatural e quer adequar o Espírito Santo ao seu padrãode mente.

*EMPOLGADO: É quem anda segundo a empolgação da vontade, é o crente “oba-oba”. Sempre está empolgado a realizar alguma atividade, entretanto o fogo se apaga logo. Não possui perseverança alguma. Os carnais parecem ser crentes muito piedosos, mas apenas usam desculpas da carne para não servir a Deus.
“Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus”. (Rm 8:8).
                            ...........................

f)TRANSFORMAÇÃO DA ALMA.

O espírito já foi criado, regenerado. Toda obra de Deus está completa. O espírito é como uma lâmpada que se acendeu dentro de nós e, uma vez acesa, nunca se apagará. O processo de transformação da alma é algo que dura á vida inteira. Como a alma pode ser transformada? Vejamos dois processos:

*RENOVAÇÃO DA MENTE: A nossa mente é o lugar onde somos atacados. A mente é a primeira função da alma. Se mudar a mente, mudaremos toda a nossa vida.
“Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. (Rm 12:2)

*PELA CONTEMPLAÇÃO DO SENHOR: A segunda maneira de termos a alma transformada é pela contemplação do Senhor. (2Co 3:18). Contemplando o Senhor pelas nossas orações e comunhão, somos mudados de glória em glória. (2Co 3:18).
Renovemos a nossa mente pela busca constante da Palavra Deus, sempre disposto em buscá-la.
...................................................
      Próxima postagem – g - FUNÇÕES DO CORPO. (Nº 6)
           
         (Que o Senhor vos abençoe e vos guarde)

0 comentários:

Postar um comentário