terça-feira, 25 de setembro de 2012

PRINCIPIO DA REVELAÇÃO - Cont.da aula 3.


                         CRISTÃOS MADUROS
                   E INSTRUIDOS NA PALAVRA-04
                       ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
_____________________________________________
                 
                
              PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO (Continuação...)

d)- FUNÇÕES DA ALMA.

A alma é a sede da nossa personalidade, é o nosso “EU”. A Palavra de Deus chama o homem de “Alma”. A alma humana é composta de três partes: Mente, Vontade e Emoções.  (Estudemos estas três partes).

MENTE:

Várias vezes, o livro de provérbios nos sugere que a alma necessita de conhecimentos (Pv 2:10; 19:2; 24:14). O conhecimento é uma função da mente, e, portanto, também da alma.

“Suas obras são admiráveis e a minha alma o sabe muito bem”. (Sl 139:14b). O Livro das Lamentações diz que, “a alma pode se lembrar” (Lm 3:20). Sabemos que lembrança é a função da mente. A mente é a função mais importante da alma. Se a nossa mente for obscurecida, nunca poderemos chegar ao pleno conhecimento da verdade.

VONTADE:

Buscar é uma das funções da vontade; vemos que a vontade está na alma. “Disponha agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes o Senhor Deus” (1Cr 22:19). Recusar é uma função da vontade: “Aquilo que minha alma recusava a tocar (Jó 6:7). Escolher também é uma função da vontade: “Pelo que a minha alma escolheria, antes ser estrangulada” (Jó 7:15). Vemos aí que a vontade é uma função da alma. É a vontade do homem que também resolve em pecar ou servir a Deus. É na nossa alma que está o poder de escolha.

EMOÇÕES:

As emoções dão cor a nossa vida. Não devemos deixar guiar por elas, pois fazem parte da alma (do corpo).
Elas (as emoções) se manifestam de muitas formas: Amor – Ódio – Alegria – tristeza – Pesar – Saudade – Desejo.

“Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jonas o amou como à sua própria alma”. (1 Sm 18:1).

“Dizes, ó amados de minha alma; onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes repousar pelo meio-dia, para que eu não ande vagando junto ao rebanho dos meus companheiros”? (Ct 1:7).

“Como suspira a corsa pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma”. (Sl 412:1).

A alma tem a função de, ter emoções tais como ódio e também alegria: “A minha alma se alegra no meu Deus”. (Is 61:10b). “Alegra a alma de teu servo, por que a ti, Senhor, elevo a minha alma”. (Sl 86:4).

A alma tem também: a angústia e o desejo. “...porque o povo falava em apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura...” (1Sm 30:6).
......................................
Próxima aula nº 05 – O Perigo de viver a Vida Cristã na Alma.

0 comentários:

Postar um comentário