quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FUNÇOES DO ESPÍRITO



                          CRISTÃOS MADUROS
           E INSTRUIDOS NA PALAVRA - 02
              ALUÍZIO A. SILVA – E.B.D.
             PRINCÍPIO DE REVELAÇÃO

b)-FUNÇÕES DO ESPÍRITO.

O espírito humano possui três funções básicas: Intuição, Consciência e Comunhão.

INTUIÇÃO:

“E vos possuis unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento”. (1Jo 2:20).
 “Quanto a vos outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, não tendes necessidades que  alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”. (1Jo 2:27).
A nossa mente simplesmente nos ajuda a entender o que o Espírito Santo revela ao nosso espírito. Muitas vezes, sentimos algo em nosso íntimo nos impelindo a fazer algo ou nos constrangendo para que não o façamos. Esta sensação é a intuição do espírito.
Em todos esses casos, vemos a forma como se manifesta a intuição do espírito. É um saber eu não tem origem na mente e nem no mundo físico. A intuição se manifesta pela restrições e pelo constrangimento.
Diferença entre conhecimento e entendimento: O conhecer está no espírito. Enquanto que entender está na mente.

CONSCIÊNCIA:

É fácil de entender a consciência. Ela, é a capacidade de  discernir entre o certo e o errado, não segundo os critérios da mente, mas segundo a direção do espírito (humano). ”Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo a minha própria consciência”. (Rm 9:1). “Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade”. (At 17:16).
Saibamos que, testificar, confirmar, recusar e acusar, são funções da consciência. Já, julgar significa condenar ou justificar. Essas ações são da consciência. A consciência não faz ponderação, ela simplesmente decide. Devemos ser guiados pelo espírito, pelo princípio da vida de Deus em nós, percebido em nossa consciência.
Na Bíblia diz que tudo que não vem da plena certeza e da fé é pecado. (Rm 14:23).

COMUNHÃO:

É no espírito que nos unimos ao Senhor e mantemos comunhão com Ele. O diabo sempre começa a agir de fora, pelo corpo, tentando atingir nossa alma. Deus, por sua vez, age de dentro para fora.
Não procure exercitar a mente na hora de adorar exercite o espírito através da oração. É por isso que a adoração com cânticos em línguas é mais eficiente pois a nossa mente fica infrutífera e podemos exercitar o espírito livremente. Quando o fogo vier queimando no coração, absorva-o completamente. A comunhão se percebe pelo coração.
........................................................
Próxima aula nº 03– Funções da alma

0 comentários:

Postar um comentário