quarta-feira, 9 de abril de 2014

CURSO DISCIPULADO FÁCIL - AULA 2/A


CURSO DISCIPULADO FÁCIL AULA 2 A

Dia 09/04/14 - Continuação da aula do dia: 02/04/14

O PADRÃO DO DISCIPULADO:
Propósito de Deus – Romanos 2:29, o propósito eterno de Deus  é ter uma família numerosa, como muitos filhos iguais a Jesus. Em João 1:14, vemos Jesus colocado como o unigênito; ou seja, o único filho do Pai. Em Romanos, no entanto, Ele é colocado como o primogênito, em outras palavras, o primeiro filho. Deus, pela cruz conquistou toda a humanidade para si e qualquer homem (pessoa) hoje pode se tornar um filho de Deus.
No texto  de Romanos, vemos que deus deseja muitos filhos. Porém, ele estabelece um padrão: eles devem ser idênticos a Jesus. Jesus é o nosso padrão. Pelo menos em posição espiritual, todos nós somos vistos pó Deus, como perfeitos em Cristo.
Pra esse fim., Deus constituiu os ministérios em sua casa para cooperar com o Espírito Santo, conduzindo seus filhos a estatura de Cristo. Vemos, portanto, que os ministérios foram estabelecidos com um fim específico, uma tarefa designada, para encaixar os filhos de Deus em vínculos de discipulado, cooperando com o seu crescimento.
O Projeto de Deus – Como vimos, o projeto de deus é ter filhos como Jesus e os ministérios são constituídos para essa finalidade de levar os santos à maturidade. A intenção de Deus é formar as vidas. Formar, é mais do que ensinar algumas verdades. Formar é dar forma a uma matéria ainda informe, é pegar o barro e formar um vaso. As igrejas atuais sofrem com a falta de objetivos dos trabalhos realizados, isso se dá pela motivação errada, pois muitas das atividades da igreja são apenas para distrair a congregação, além de líderes com fraca  realidade de vida espiritual. Qualquer obra feita sem a intenção de formar o povo de Deus, levando-o a se assemelhar a Jesus, é uma tremenda perda de tempo.
Todo projeto é caracterizado por um construtor e uma planta. Sabemos que os líderes são os executores da planta que Deus nos tem dado, a nossa visão como igreja, é Deus quem levanta os construtores.
O Modelo de Deus – Para se executar a vontade de deus de maneira plena, é fundamental que se conheça o Seu modelo profundamente. O modelo de Deus é Cristo (1Pe 2:21). Precisamos das revelações do Espírito Santo em nós através de experiências práticas. Eu não posso levar  ninguém a lugares que ainda não fui, para formar, é preciso, então, conhecer profundamente o modelo que vou usar.
É nesse ponto que entra o princípio do discipulado. Não existe nem um meio eficaz que nos permita formar vidas se não o discipulado. Formar exatamente conforme a imagem de Cristo. Somente no contato pessoal é que pode existir uma formação cristã adequada.
O Método de Deus – Chegar à maturidade é verdadeiramente o nosso “alvo”. O nosso padrão é Jesus, discipular é  passar vida e vida de Cristo. É transmitir para outrem o mesmo nível de maturidade que se tem em Deus - não mais que isso. Mas se pensarmos que ninguém alcançou o padrão de maturidade de Jesus, o discipulado se torna uma utopia, o que não é verdade, uma vez que seria incoerente Deus exigir algo de seus líderes impossível de ser alcançado.
O próprio apóstolo Paulo se coloca como exemplo a ser imitado (1 Co 11:1). Podemos dizer que Paulo se parecia com Jesus, já que ele disse que sua função era levar o povo à postura de Cristo. Contudo, Paulo continuava sendo homem sujeito aos mesmos pecados comuns a todos nós.
Observamos que o método de Paulo era levar seus discípulos a imitá-lo. É por isso que eu só posso passar aquilo que tenho. É necessário que a identificação e a imitação ocorram, a priori, no processo de discipulado.
Temos visto alguns que imitam seus discipuladores na forma de pregar, orar ede viver, isso é bom, porém o nosso padrão é Jesus, e o padrão é o primeiro a estar presente na vida do discipulador, já que o discípulo será seu imitador. Mas como saber se alguém já está em maturidade espiritual? Pra isso vamos falar o que é ser imaturo espiritualmente.
A IMATURIDADE ESPIRITUAL
O crescimento espiritual é semelhante ao natural, assim como a maturidade espiritual. Paulo diz “quando era menino agia como menino, mas quando adulto deixou as coisas próprias de menino”. Diante disso, se faz necessário se comparar algumas características próprias da criança como espiritualmente imaturo, segundo a psicologia.
No Falar.
1-Não consegue expressar adequadamente os conflitos interiores,: se está com medo; tem febre e diarréia; se está ansioso dói-lhe o estômago. 2- Fala sempre o que lhe vem a cabeça, não pondera. 3- É chantagista. Se não consegue o que quer fica emburrada. 4- Fala de seus sonhos e fantasias como se fosse realidade.
No sentir.
1-Não consegue dominar suas próprias emoções. 2- Não consegue se colocar no lugar do outro. Julga com muita facilidade. 3- Tudo que é novo é desafiante lhe causa medo, entra em pânico. 4- É extremamente preocupada com a opinião dos outros. 5- É preocupada demasiadamente com o seu corpo. 6- Não é capaz de dar sem receber algo em troca. Para ela, amar é trocar.  É egoísta.
Como podemos observar, a imaturidade espiritual está relacionada com a natural, e em todas estas características o ego é o centro. Crescer espiritualmente é renunciar ao próprio ego e seguir o caminho da cruz. Maturidade espiritual não é um lugar onde eu devo alcançar, mas, sim, um processo no qual eu devo estar inserido. Não é um nível elevado que eu não preciso mais aprender, mas é estar sempre aberto a aprender com alguém.
Temos agora três fatos. Primeiro é que Jesus é o padrão. O segundo é que o discipulador deve ser o padrão para que seu discípulo o imite. E o terceiro é que o princípio bíblico para a maturidade é renúncia do ego, o principio da cruz.

................................
NB: Na próxima postagem: Na aula 2/2 (dia 16/4) continuaremos falando o que é IMATURIDADE ESPIRITUAL.

OREMOS: Amado Deus até aqui o Senhor nos trouxe mantenha-nos firmes nesse propósito de crescer no conhecimento do que é caminhar como seus discípulos. Em nome de Jesus. Amem.

0 comentários:

Postar um comentário