quarta-feira, 30 de abril de 2014

CURSO DISCIPULADO FÁCIL - AULA 3

CURSO DISCIPULADO FÁCIL AULA 3 

CONTINUAÇÃO DA AULA Nº 3/1 – 23/4/14


1-A RELAÇÃO DO DISÍPULO COM O 

DISCIPULADOR.

Leitura Bíblica Jo 5:19; Jo 5:29.

O FIM DO INDIVIDUALISMO - A primeira atitude para um discipulado eficaz é abdicar do individualismo e das decisões unilaterais. Eu não vou caminhar só em nada. Eu era solitário, agora terei alguém para caminhar comigo, alguém para me amar, alguém que vai me acolher, que vai receber minhas lágrimas, alguém para me atender e me ouvir. Quando começarmos a abrir mãos da autodeterminação, sentimos a dor de dividir a individualidade e a privacidade com 
o discipulador. Este é o primeiro custo. 


O diabo fatalmente tentará superdimensionar esse preço de maneira que as pessoas o veja como pesadíssimo. Algum canal dirá: “isto é manipulação”. Realmente em qualquer outro nível de relacionamento não caberia tal vínculo mas no discipulado sim. É isso que vemos na prática de vida dos discípulos mostrados pela Bíblia, exceto na vida de Geasi, discípulo de Eliseu, que se meteu a caminhar sozinho, estando debaixo de uma aliança de discipulado, e se viu terrivelmente mal. Vemos, no entanto, um relacionamento aberto na vida dos discípulos do Senhor, na igreja primitiva, e nos discípulos de Paulo. Esse compromisso, ao fim do discipulado, pode até parecer, mas sempre será praticado por nós com outra pessoa a quem devemos nos submeter em autoridade. Devemos nos submeter ao discipulado para prestarmos contas.

SUBMISSÃO AO DISCIPULADO – A segunda atitude que nos será pedida é um posicionamento, uma decisão de submissão ao discipulador. Em muitas situações em que minha opinião se choca com a do meu discipulador, decido sempre ouvir a voz dele. Existem muitos crentes que dizem esperar um tratamento de Deus diretamente com eles, mas não querem ouvir o homem, mas não existe melhor forma de Deus tratar conosco que através da liderança constituída (Amos 4:7). Deus, antes de falar com o povo, Ele primeiro falará com a liderança constituída. Este é o preço que todo homem e mulher de Deus devem pagar.  As pessoas que não vivem esse princípio tem sérios problemas de crescimento espiritual.

É mais do que obedecer, pois até o ímpio obedece a seus superiores. Num relacionamento de discipulado, eu posso até discordar, porém, interiormente, eu aceito, eu me submeto. Isso é algo que acontece no nível do espírito. Eu abro o meu espírito para  submeter-me, para aceitar, mesmo que choque com o que eu penso, opto por me submeter e aceitar a opinião e direção do meu discipulador. O rei Saul não entendeu isso. Na ausência de Samuel, a decisão mais prudente, mais correta, aparentemente, seria ele mesmo fazer aquele sacrifício, pelo qual o povo todo esperava. Mas Deus não estava preocupado com o fazer e sim com o obedecer.

Toda autoridade é constituída por Deus, e nestes dias de restauração, Ele tem constituído a ordem das coisas em sua casa. Por quê? Porque se Deus constitui uma cadeia de autoridade, ele vai falar, vai operar por meio desta cadeia de autoridades.
Deus não fala primeiro com os pé, para depois falar com a cabeça, para depois dar a direção ao pé por qual caminho seguir. Deus não fala primeiro com dona fulana, que está no ultimo banco da igreja, sem antes falar com a liderança que estabeleceu sobre dona fulana. O que ocorre hoje em dia são diáconos determinando o que o pastor deve fazer, seu João, o profeta dizendo que a igreja deve abrir uma congregação; Dona Rosa, por revelação dizendo qual conselho o presbitério deve dar ao seu Pedro, e assim, existe uma verdadeira bagunça dentro da casa de Deis;uma confusão de autoridades. Deus pode agir por esses tipos de canais? Claro que sim, mas quanta confusão! Quantos líderes surdos esperando recados e bilhetinhos de Deus por canais tortos! Isso não é o que Deus quer para a sua casa. Deus tem restaurado o lugar de autoridade em Sua casa e o canal para abençoar Seu povo com equilíbrio, sem escândalos – é o canal da liderança. Assim, se eu me vinculo a alguém no discipulado, e reconheço tal pessoa como servo de Deus, que tem vida de Deus, que tem as qualificações necessárias para ser um discipulador. Se eu me submeto a essa pessoa, Deus vai falar com ela primeiro para depois falar comigo. Preciso estar atento a isso e ser submisso. O discípulo de se ouvir individualmente a Deus está condicionado a estar debaixo de autoridade.

Todas as heresias nasceram de pessoas insubmissas que captaram um canal aparentemente de Deus. O pecado da insubmissão, rejeitando a autoridade de alguém levantado por Deus, é comparado ao de feitiçaria, por sua gravidade e semelhança, pois ambos atraem demônios. Por isso pessoas rebeldes e insubmissas devem ser tratadas com rigor, a fim de que sua fermentação não contamine outros crentes incautos.
...........................................

Próximo Assunto: ANDAR NA LUZ ------Dia 07/5/14


Que Deus te abençoe e te guarde na sua 

caminhada de vida rumo a eternidade.

0 comentários:

Postar um comentário