domingo, 26 de setembro de 2010

CONHEÇO AS TUAS OBRAS

Leitura Bíblica: Apocalipse 3. 1 – 6


Nesta palavra irmãos, Deus, está se dirigindo aos crentes da igreja de Sardes. Deus diz, pela voz do nosso amado João, “Conheço as suas obras, que tens um nome de quem vive, mas estais morta”.Deus, manda João dizer àqueles crentes, que consolidem o resto que está pra morrer, porque Ele não acha íntegra as suas obras.

E nós? Como estamos praticando a nossa fé?

PALAVRA DE DEUS ( 1 )
Buscamos o alimento de nossa alma pela Palavra? Voltemos, em pensamentos ao passado, só naquilo que foi bom.
Lembremos do fervor, do entusiasmo, da devoção que tínhamos a Jesus quando nos convertemos. Como gostávamos de ler a Bíblia!
Um crente reavivado tem fome da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus em nossa boca ela se tona doce como o mel, mas, dentro de nós, sabemos, que elas se torna amarga, pois temos que vivê-la e testemunhá-la. Mas a verdade é essa: um crente sem bíblia a sua vida fica sem motivação, sem alegria. Vamos reavivar a nossa fé.

Reavivamento não pode ser confundido com liturgia animada, com culto festivo, com dons carismáticos e milagres extraordinários.
O reavivamento tem que ser bíblico, ele é motivado pela Palavra de Deus. Então não adianta dizermos que a bíblia é a nossa única regra de fé e prática. Se precisarmos experimentar diversos tipos de liturgias pra reavivar a nossa fé, onde é que fica a Palavra?
Vamos a Bíblia. A palavra nos exorta.
Hb 13.22 “Rogo-vos ainda , irmãos, que suporteis a presente palavra de exortação; tanto mais que vos escrevi resumidamente”.
A palavra de Deus é prazer.
Sl 119.97 “Quanto amo a tua lei. É a minha meditação, todo o dia”!
A palavra de Deus livra.
Sl 107.20 “Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal”.
VOLTAR A VIGILÂNCIA ESPIRITUAL ( 2 )
Mt 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”.
Sardes caiu porque não vigiou. A igreja ( os crentes), tem que vigiar. Jesus alerta os crentes, que se eles não vigiar, se eles não sair do sono, da preguiça, da letargia do cristianismo ligth, ele virá como a um ladrão, de noite, inesperadamente.
Mt 25.13 “Vigiai, pois, não sabeis o dia e nem a hora”.

A vigilância tem que ser de todos.
A igreja inteira tem que vigiar. Não é só do pastor a obrigação do cuidar do rebanho.
O adestramento dá o entendimento das ovelhas de vigiarem tanto como vigia o pastor.
Precisamos ser vigilantes contra as ciladas de satanás, contra a tentação do pecado.
Fuja irmãos crentes, fuja de lugares, de situações e de pessoas que podem ser um laço para os seus pés.
Tomemos cuidado com algumas pessoas que achamos que são nossos amigos no dia a dia. Porque as palavras, atitudes e convivências com eles poderão tirar de nós muitos valores espirituais. * ( milho não se misturam com trigo) (idólatras) *
Jesus afirma no verso 4 que entre os de Sardes há alguns que não contaminaram as suas vestiduras, e andam de branco com ele.
Nas nossas igrejas, há muitos crentes fiéis, firmes na fé, que não se deixaram contaminar com as mazelas do mundo. Então, estes, que, arregacem as mangas e fortaleçam os que já estão com os pés na cova.(...voce já orou por ele?)Vejamos esta história: Um membro da igreja pede uma audiência com o pastor. Ele diz:"Pastor, quero lhe dizer que estou sabendo que fulano está fazendo coisas contrárias à nossa fé". O pastor calado, se levanta, como quem vai buscar um livro na prateleira, fica observando por longo tempo, e depois de alguns minutos vira-se para o o membro caluniante e pergunta: "Voce já orou por ele"?
VOLTAR A SANTIDADE ( 3 )
Temos visto, nos últimos tempos, muitas igreja abarrotadas de crentes. Na sua maioria, batem palmas, gritam! Pasmem!!! Externizam gestos, palavras e ações que mais parecem possuídas por espíritos. Eles não acham!!!
Muitos destes crentes estão como os crentes de Sardes. Estão vivendo como que na graça, mas com as vestes manchadas. Pra se viver na santidade não é preciso se revestir de roupas marrons, andar com ares de quem vem de um velório, etc... é bom vestir-se bem.
Mas a ausência de santidade é encontrada, na falta de testemunho, na falta de busca da palavra e na falta de vida de oração.
Não nos esqueçamos: Jesus conhece o estado de vida de cada igreja, de cada crente, de cada pessoa, como vemos no versículo n°1.
Jesus conhece a sua, a minha, a nossa vida, o nosso passado, as nossas motivações. O Senhor nos sonda e no conhece, como nos mostra o salmo 139.
Jesus sabe quem somos, como estamos e do que precisamos. Basta abrirmos a porta que ele entrará. Ap 3.20 “Eis que estou à porta e bato”.
Entrará de novo em quem já o tinha como seu salvador e se deixou levar pelo mundo, e em quem ainda não o aceitou, não se decidiu em deixar Jesus dirigir a sua vida.
Vivenciar a palavra de Deus e viver em santidade é atitudes de cristãos, de pessoa que querem contemplar as belezas do céu.
Lutemos com as armas da fé ( Palavra, oração e comunhão). (final)
Abaixemos nossa fronte e oremos. Pai amado, tu nos conhece, muito antes de abrirmos nossa boca pra te falar qualquer palavra, tu já sabe o que falaremos. Mais uma vez estou aqui em tua presença. Unja-me com a tua misericórdia e retira de mim tudo o que me impede de ser salvo e liberto por vós. Mais uma vez eu vos entrego o meu coração, os meus pensamentos e a minha vida. Que o vosso santo Espirito me acompanhe a cada instante que a minha vida durar, e, que eu possa dar constantes testemunhos de vossa presença em minha vida. Eu te oro em nome de Jesus, vosso amado Filho. Amem.

Que o Senhor te ebençoe, amado leitor, em mais este dia.

................................................

Reflexão Do Dia - Erleu Fernandes

................................................

Fonte - Um dos meus esboços de pregação.

0 comentários:

Postar um comentário