domingo, 19 de setembro de 2010

SAIA PARA FORA


Ler na Bíblia: João 11:32 – 45

Irmãos, como anda a vossa vida de crentes convertidos? Como tens procedido? O que vemos neste Evangelho de mais destacável?
R: Jesus Chorou! Porque? Porque ele amava Lázaro.
Chorou, porque sabia, pelo seu lado humano, que ele não veria mais a Lázaro, seu amigo.
E Jesus, quantas outras vezes mais deva ter chorado?
R: Pelos teus amigos que tanto se deixam morrer por causa dos tantos pecados que acabam destruindo almas sadias.
Falemos, então, um pouco sobre pecado.
O pecado. O que é?
R: Roubo, assassinato, adultério, mentiras, corrupção, iniqüidade, transgressão, desobediência, rebeldia, ódio, omissão, e tantas outras coisas erradas mais ...
Sabemos, que o pecado desfigura a pessoa de tal modo que ela deixa de ser ele mesma, e passa a ser outra pessoa. Tudo o que era belo, notável, elogiável, perfeito, perde o sentido! Pois ela, a pessoa, passa a agir sobre a máscara que o pecado incutiu nela. Vou contar-lhes uma estória que ouvi um dia: O quadro da Santa Ceia... Resumindo: O mesmo homem que posou para a pessoa de Jesus no centro do quadro, oito anos depois foi chamado par ser o personagem Judas, o traidor. Já que o mesmo, se degradou, caiu no pecado e mudou sua personalidade, sua moral.
Daí, algumas pessoas observando uma pessoa desse jeito, caída pelos tantos pecados, chega a ponto de dizer: pra esse não tem mais concerto!
No entanto, meus amados, se formos lá em Mc 10:27 haveremos de ver que a palavra nos diz: “Porque para Deus todas as coisas são possíveis”.
Podemos ver, também em 6:39; Jesus dizendo: “À vontade daquele que me enviou é esta: que nenhum se perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu os ressuscitarei no último dia”.
Vemos também, que Jesus, depois de cumprir a vontade do pai se revestindo de um corpo humano, orando ao Pai no Getsâmani, esperando a hora de passar pela morte dolorosa na cruz, diz: Em 18: 9; “Pai, não perdi a nenhum daqueles que me destes”. Jesus usa aí uma palavra: PERDI. Como podemos nos perder, irmãos? Podemos nos perder, PECANDO!!!
Somos, sem sombras de dúvidas, responsáveis pelos nossos pecados. Podemos conferir isso em: Dt 24:16 e 2Cr 24:4; “Ninguém morrerá por ninguém. Cada um morrerá por seu pecado”. O que devemos fazer, amados? Tomar cuidados com a nossa maneira de viver como crentes. Cuidemos do nosso pensar, do nosso falar e do nosso agir, e do interagir também.
Pois no momento em que sua consciência não te acuse de ter cometido qualquer delito que te recrimina, tu podes dizer como disse Jesus, para o soldado que o esbofeteava no momento, em que ele responde, com poder, a pergunta do sumo sacerdote Anás Caifás, em 18:20 – 23; “Eu tenho falado francamente ao mundo, ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, onde os judeus se reúnem, e nada em oculto. Porque me interrogas, pergunta aos que ouviram o que eu lhes falei; bem sabem eles o que eu disse. Um dos guardas que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus dizendo: É assim que falas ao sumo sacerdote? Jesus diz: se falei mal, de testemunho do mal, se falei bem, porque me bates?”.
Vemos que quem está correto, é inocente e, nada cometeu de errado daquilo que o acusam ou sofre, pode dizer como disse o nosso querido profeta : Em 10: 5 – 7 “Senhor, são teus dias como os dias de um mortal? São teus anos como os anos de um homem? Para te informares da minha iniqüidade e averiguares o meu pecado? Bem sabes tu que eu não sou culpado, mas, todavia, ninguém há que me livre da tua mão!”. E, se formos lá no Cap. 13:23 de veremos: “Quanta culpa e pecado tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado!”. Nós, sim, somos de fato pecadores!
Como vemos em: Ec 7:20; “Na verdade não há nenhum homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque”. Quem somos nós, pra questionar Deus? , era justo por demais. Não entendia porque sofria, porque sabia que nada havia feito. Todos sabemos porque ele sofria...Mas ele não. (Ñ diga por quê, mas ñ entendo, Senhor, porquê)
Mas, não basta só se reconhecer pecador diante de Deus. É preciso haver um comprometimento de uma mudança...
Temos que brigar com o mundo, com a carne, com as vontades... porque o pecado tem sido um dos grande obstáculos, talvez um dos maiores, nas nossas vidas de crentes no Senhor. Nós, que somos crentes, e nos sentimos lavados no sangue do Cordeiro imaculado, Jesus, sabemos que temos um Deus cheio de bondade e amor. Qual o Deus, irmãos, que se esquece das transgressões de seus amados e perdoa?
A gente pode ver isso, em Miquéias 7: 18 – 19; “Qual o Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e que te esquece da rebelião do restante da tua herança? O Senhor que não retém a sua ira para sempre, porque ele tem prazer em ser bom. Tornará a ter compaixão de nós, perdoará as nossas transgressões e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. (Benzedeiras diziam:... onde não canta galo e nem chora criança).
Só que Deus, nos perdoa e não nos cobra nadica de nada pelo perdão que nos dá. Podemos ver ainda em Miquéias 6: 7; “Se agradará o Senhor que se lhe dê milhares de carneiros? Muito barris de azeite? Ou então que lhe sacrifiquemos o primogênito, fruto de nosso ventre, em troca do pecado de nossas almas?” Deus quer o nosso arrependimento e a nossa mudança de vida. Só isso basta a nosso Pai do Céu. Lembremos da mulher adúltera em 8:3 – 11. O que disse Jesus a mulher nos versículos 10 e 11? “Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou? Ela disse: ninguém Senhor, ninguém! E Jesus lhe disse: nem eu te condeno, VAI, E NÃO PEQUE MAIS”. Se voltarmos ainda em Miquéias 6 e formos no verso 8 veremos que: “O Senhor só nos pede que pratiquemos a JUSTIÇA, que sejamos BONS e andemos em HUMILDADE com Ele e com o próximo”. (Falar sobre as três palavras) O pecado está sempre a nossa frente, como vemos em Salmo 51:3. Isso é pra nos dizer que nada é oculto aos olhos de Deus. Se imaginemos que coisas que falamos, pensamos ou fazemos por aí, ninguém viu, e possamos continuar fazendo, estamos enganados! Deus tá vendo. E na hora certa, talvez num tempo que não dá mais pra acertar, ele vai nos cobrar. Não deixemos de observar o Salmo 139. Deus nos sonda e nos conhece. Muitas irmãos conhecem o que nos diz o Sl 20.7: “há alguns que confiam em carros ou cavalos, nós, porém, nos gloriamos e confiamos no Senhor nosso Deus”. Há imãos nossos, falamos condoídos, buscando confiança nos jogos da Megacena, na Loto mania, até numa fézinha no jogo do bixo. Outros nos bolões esportivos, na rifas, nas maquininhas e até nos bingos.
Sabemos que não há pecadinhos e nem pecadões. Aos olhos de Deus todas as transgressões, pequenas ou grande, são pecados, sejam, quais forem. Os mandamentos são dez: é tão pecado não respeitar ao 4º como não respeitar o 7º; tudo é pecado. Cuidemos para não pecar, mas se pecarmos temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, não somente pelos nossos, mas também pelo pecado de todo mundo. Jesus Cristo é aquele que João Batista diz em 1:29; “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Jesus não tira os pecados do mundo, mas o pecado do mundo. Pois foi pra isso que Ele veio. Pra derramar o seu sangue precioso na Cruz do Calvário, em penhor, em pagamento de uma dívida que pesava sobre nós, e que nunca teríamos como pagá-la. Jesus nos resgatou da culpa para a regeneração. Todos os que estão em Jesus são salvos. Amem?
...................................................
Reflexão Do Dia - Erleu Fernandes
...................................................
Esboço de pregação de Erleu Fernandes (Guaratuba-Pr)

0 comentários:

Postar um comentário