quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O DOM SUPREMO

Leia na sua Bíblia: 1 Corintios 13: 1 - 13.
Depois de comparar o amor com o que já vimos, Paulo - em três versos pequenos - faz uma surpreendente análise do que é este Dom Supremo. Ele diz que o amor é uma coisa composta de muitas outras. Como a luz. Aprendemos na escola que, se pegarmos um prisma e fizermos com que um raio de sol o atravesse, este raio se divide em sete cores. As cores do arco-íris. Paulo, então, pega o amor e faz com que atravesse o prisma de sua sensibilidade, dividindo-o nos seus elementos. Paulo nos mostra o Arco-íris do Amor, como o prisma atravessado por um raio nos mostra o Arco-íris da Luz.
E quais são estes elementos? São virtudes das quais ouvimos falar todos os dias, virtudes que podemos praticar em qualquer momento de nossas vidas. São estas pequenas coisas, estas virtudes simples, que compõem o Dom Supremo. Observemos bem, que o amor é composto de nove ingredientes:
Paciência: "O amor sempre será paciente".
Bondade; "O amor vem carregado de benignidade".
Generosidade: "O amor não arde em ciúme".
Humildade: "O amor nunca se ufana nem se ensoberbece".
Delicadeza: " O amor não se conduz inconvenientemente".
Entrega: " Não procura seus interesses".
Tolerância: "Não se exaspera"
Inocência: " Não se ressente do mal".
Sinceridade: "O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade".
Paciência. Bondade. Generosidade. Humildade. Delicadeza. Entrega. Tolerância. Inocência. sinceridade. Estas coisas compõem o bem supremo, estão na alma do homem que quer estar presente no mundo próximo de Deus. Todos estes dons são relacionados com a gente, com a nossa vida diária, com o hoje e com o amanha, com a Eternidade. Nós sempre escutamos falar muito do Amor a Deus. Mas Cristo nos fala do Amor ao homem. Nós buscamos a paz dos céus. Cristo busca a paz na Terra. A busca do Ser Humano para responder a sua principal pergunta - "a que devo dedicar minha existência? " - não é uma coisa estranha ou imposta. Ela está presente em todas as civilizações, mesmo que não se comuniquem. Porque nasceu junto com o homem, e reflete o sopro do Espírito Eterno neste mundo. O Dom Supremo também reflete este sopro. Não é apenas um Dom em si, mas a soma de várias atitudes e palavras de nosso dia-a dia.
.............................
RDD - Reflexão Do Dia. - Erleu Fernandes
.............................
Fonte? "O Dom Supremo" Adaptação Paulo Coelho.

0 comentários:

Postar um comentário