quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

APRENDA A VENCER TODAS AS TEMPESTADES


Tempestades são ocorrências freqüentes na natureza. Embora não as desejemos, as tempestades, tornados e furacões sobrevêm deixando, em sua passagem, uma verdadeira devastação. Casas arrancadas, colheitas estragadas e vidas ao desabrigo.
Assim, como temos as tempestades naturais, também há as espirituais, mentais e de relacionamentos. Das tentações, problemas e dificuldades que sucedem em nossa vida, há uma ameaça de um caminho despedaçado, ambições não realizadas e expectativas não cumpridas. E estas tempestades tendem a investir mais de uma vez. Mas glória a Deus por nos dar a vitória em Cristo Jesus.
Vamos estudar a atitude de Paulo no livro de Atos 27, e teremos como vencer a tempestade. Ouvir a voz certa. Por ter pregado o evangelho de Cristo, Paulo viajava como um prisioneiro a bordo de um navio. Durante a viagem, Paulo e os outros presos foram colocados sob a custódia de um oficial chamado Júlio. Pararam na ilha de Creta e ali permaneceram por vários dias.
O tempo ficava cada vez pior e logo chegaria o inverno. A maioria da tripulação achava que deveriam navegar até chegar a Fênice a ali passar o inverno para não correr risco.
Paulo ouviu a voz de Deus que dizia que a viagem seria trabalhosa, com dano e com muitos prejuízos não só ao navio, mas também para própria vida dos que estavam a bordo. (Atos 27.10).
A tripulação preferiu ouvir a voz da razão, não dando ouvidos ao que Paulo dizia, e seguiam rumo ao desastre.
Há sempre duas vozes: A de Deus e a voz da razão, que, por muitas vezes, vem influenciada pelo maligno.
Por intermédio da bíblia, recebemos a voz que vem do alto. A direção para seguir em meio à tempestade sem que sejamos destruídos pelos fortes ventos e chuvas de dúvidas. Recebemos conselhos de sabedoria e firmeza para vencer. Contudo, muitos negligenciam a leitura da bíblia, vivendo à deriva. Deus claramente nos mostra como tomar nossas decisões diárias baseadas em sua infalível palavra e não em vozes falíveis que vêm da razão.
De hoje em diante, quando enfrentarmos as dificuldades da vida, passemos a meditar em sua palavra e buscar nela a saída. Compreenda as suas limitações
No princípio, parecia que a viagem seria a mais agradável, o tempo se apresentava perfeito para tal embarcação e havia muita carga a bordo. Mas, ao adentrar ao mar Egeu, o tempo mudou abruptamente lhes sobrevindo uma tempestade carregada de fortes ventos, e o navio foi levado para alto mar. E no primeiro dia da tempestade eles usaram de todos os meios para cingir o navio (Atos 27.17).
No segundo dia, a tempestade era tão forte e as ondas tão grandes que se viram à mercê da sorte. E, com tristeza, começaram a lançar a carga do navio ao mar para aliviar o seu peso.
ESTE ATO DESTRUIU A ESPERANÇA DE LUCRO. A essa altura lutavam por suas próprias vidas.
No terceiro dia, a tempestade continuava e as ondas cresciam em tamanho e em violência. Por fim, lançaram ao mar a armação do navio. Isso significava que eles já não tinham controle sobre o navio. A única coisa que podiam fazer era esperar. Mas os ventos não diminuíam, o mar encapelado piorava cada vez mais. “Caindo sobre todos nós grande tempestade, dissipou-se afinal toda a esperança de salvamento” (Atos 27.20). A sabedoria humana de nada vale diante de uma tempestade espiritual. Se você está neste barco, não tente aliviar o barco da sua vida, não perca a esperança uma luz vai brilhar em seu caminho!
Muitas vezes entramos em tormenta desta espécie porque acreditamos estar preparados para navegar em todo “mar”. Devemos compreender as nossas limitações e pedir direção e ajuda ao Espírito Santo de Deus.
A certeza de pertencer a Cristo
A tribulação, além de perder a fome, ficou triste e perdeu a esperança. A atitude de Paulo, apesar disso, foi diferente. Ele sabia como vencer as dificuldades da vida. E quando teve a oportunidade de falar, Paulo relatou aos seus companheiros de viagem que havia sido visitado pelo anjo do Senhor, a quem pertencia. (Atos 27.23).
Pertencemos a Deus e, nessa certeza, cremos que Ele nos ajudará a passar por qualquer dificuldade que porventura enfrentarmos. Quem vive com Cristo há de encontrar os recursos para suprir todas as suas necessidades.
Os que não crêem em Cristo não têm para onde se voltar quando as coisas dão erradas. Ou mesmo quando as tempestades da vida ameaçam destruí-los, ou ainda quando o mundo inteiro parece estar voltado contra ele.
Mas nós, os que cremos, sabemos que pertencemos a Deus! Sabemos que Ele é a nossa herança e a nossa proteção. Ainda que todos se voltem para nós como inimigos, temos uma Rocha firme: a presença de Deus.
Confiança no trabalho e no chamado de Deus.
No versículo 23, Paulo afirma que servia a Deus. Se quisermos vencer as batalhas da vida, devemos servir a Deus de todo o nosso coração. Ou servimos a Deus ou serviremos aos nossos próprios desejos, que certamente são instrumentos do pecado.
Muitos acreditam que o mundo lhes pode dar a segurança que precisam nos momentos das dificuldades. E o que fazem os amigos? Cedo ou tarde, eles lhe traem ou simplesmente se vão.
Se confiar no dinheiro, ele falhará; Confie em sua posição, e a perderá; Confie no poder, ele o deixará; Confie na fama, ela o iludirá. Mas, se confiarmos no Senhor jamais seremos confundidos.
Paulo sabia que, mesmo passando por aquele tormento, Jesus o acompanhava, porque O servia de todo coração. Em meio à tragédia, Paulo podia pôr-se em pé e declarar que servia a Deus. E por servir a Deus, recebeu do anjo do Senhor uma promessa de livramento, não somente para si, mas para todos os que lá estavam (Atos 27.24).
Ainda que o mundo lhe abandone, o Senhor sempre estará com você para livrá-lo das tempestades. Sirva-o de coração. O poder da promessa de Deus.
Por intermédio do anjo, Deus deu uma promessa a Paulo. E quando a fé foi colocada naquela promessa, o poder da libertação se despontou para salvá-los.
Ele diz: “portanto, senhores, tende bom ânimo; pois eu confio em Deus, que sucedera do modo como me foi dito” (Atos 27.25).
Pode ser que você não veja mudanças imediatas, mas a promessa de Deus permanece para sempre verdadeira. Continue crendo em Deus. Ele é fiel para cumprir todas as suas promessas.
Se depositarmos a nossa fé em Deus, podemos ter a certeza que sairemos vencedores de qualquer tempestade (Atos 27.44).
Te declaro isso em Cristo, com amor.
........................................................
Reflexão de Erleu Fernandes
........................................................
Colaboração: irmã Sulamita.








0 comentários:

Postar um comentário