domingo, 6 de fevereiro de 2011

A SEMENTE E SEUS FRUTOS

Leia em sua Bíblia: Mateus 13: 3 – 9. 18 – 23; Jo 4: 1 – 20)

Amados, vocês dirão: Porque a parábola do Semeador, se já conheço esta passagem da bíblia de cor e salteado? Quero afirmar-lhe que o Evangelho é chamado de Boa Nova, porque cada vez que o busquemos ele nos revela coisas novas.
A Palavra pregada é chamada de Semente. Vejamos como Jesus nos mostra os quatro tipos de terrenos humanos, que a semente da palavra é semeada.
OS QUATRO TERRENOS
Nº 1- Verso 4= Beira do Caminho.
Jesus nos ensina o que o terrenos da beira do caminho, é uma terra socada, pisada, compactada, de tantas pessoas (coisas) que passam por ali, sobre ela.
Nº 2 – Versos 5.6 = Pedregoso.
Se é pedregoso não terá terra bastante pra segurar as raízes. Até nasce a planta, mas como não tem terra funda para as raízes mergulhar, morre.
Nº 3 – Verso 7 = Entre Espinhos.
Os espinheiros crescem e acabam sufocando a planta, que acaba morrendo.
Nº 4 – Verso 8 = Terra boa.
Esta dá frutos. Uma semente dá cem. Outra dá sessenta e outra dá trinta.
ESMIUCEMOS ESTES TERRENOS
VERSO 19 = Os terrenos de chão batido, duro, compactado como o piso das estradas, são aquelas pessoas que ouvem a palavra, como que por uma obrigação, ou porque alguém que lhe fez uma visita e lhe disse: “Agora você vai fazer uma visita na minha igreja, pra retribuir a que lhe fiz participando de um culto”. Ele vai, mas fica torcendo que o culto termine logo. Ou, ele vai no culto, só pra satisfazer a vontade da mulher ou a vontade do marido, pra não deixar ele ou ela ir sozinho (a). Ou até ele é daquele que quer aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador, mas nada de assumir compromisso com a igreja, nem ser membro ele quer. É de fato um terreno duro. Se ele se aborrecer com um irmão ou com o pastor mantém firme aquela bronca, não perdoa e nem volta atrás. Ou então é daquele que você prega a palavra pra ele depois dele ouvir ele te diz: “Sabe, eu sou como vara verde, difícil de me dobrar. Meu avô era católico, meu pai era católico e eu vou morrer católico” (História do Advogado de cor negra).
Verso 20,21 = Falemos agora do terreno pedregoso. Essas são as pessoas que recebem a palavra, ficam felizes, até choram, querem logo passar pelo batismo, mas não possuem raízes em si mesmas. São pessoas que as suas decisões têm pouca duração. De manhã eles dizem: Vou comprar um par de sapatos. Ao meio dia eles dizem: Não, vou comprar um par de chinelos. Já à tarde elas dizem: Não, vou comprar um par de tênis. Não possuem firmeza em suas decisões.
Como já disse bem um pregador certa vez: “estes crentes são como pipas, papagaio, que você empina de acordo como o vento tocar”. Hoje ele está aqui na igreja “a”, amanhã ele está na igreja “b” e na semana que vem ele está na igreja “c”.
Onde tiver oferecendo mais atrativos ele está. Ele não encontra meios de retirar os empecilhos que o faça criar raízes em uma só igreja. Pode ser chamado também, este tipo de terrenos pedregoso, de crente “cometa”. Ele só vem na igreja uma vez por ano. Pode até ser um crente compromissado em dar o dízimo. Se observar o livro do dízimo, seu nome figura todos os meses como quem trouxe os seus dízimos para a casa do Senhor. Mas a presença dele, nunca é notada na igreja.
Meu irmão, Deus se alegra com os seus dízimos e as suas ofertas, mas muito mais ainda com você sendo fiel na participação nos cultos na igreja. Os seus dízimos e ofertas ajudarão no sustento das necessidades da igreja do Senhor. Mas, e a sua alma? Esta, quer estar nos louvores da igreja. Observem só. Trabalhei numa prefeitura municipal, de uma das cidades do Estado do Rio de Janeiro durante vinte e três anos. Quando eu me aposentei eu já tinha uns onze meses de convertido ao Senhor Jesus. Mudei-me para Curitiba e fiquei mandando mensagens de fé e avivamento, pela internet, para eles que lá ficaram. Daí, recebi uma mensagem deles me dizendo que estavam todos rindo de mim. Diziam que era pra eu sair dessa, voltar para as farras, para as rodinhas de piadas e para as churrascadas regradas a cervejas e caipirinhas... Irmãos o inimigos não fica contente de nos ver caminhando no Senhor.
Verso 22 = Terreno Entre Espinhos. Os espinhos, irmãos, são os cuidados esmerados, com as coisas do mundo. Há pessoas que perdem uma tarde de sábado só polindo a pintura de seu automóvel, mas nunca vai num culto ficar no máximo duas horas. Outras pessoas chegam à sexta à noite, ou no sábado, pela manhã, pegam a família e vai para o sítio ou para o litoral, na praia, mas nunca se lembram de Deus. Outros ficam nas tardes dos sábados, entram pela noite, repetem aos domingos pela manhã, com uma churrasqueira acesa, assando churrasco, tomando bebidas geladas ou quentes, músicas altíssimas, e Deus fica como um objeto obsoleto, deixado de lado. Com certeza, que todos esses já ouviram falar de Jesus Cristo e seu evangelho. No entanto os espinhos, as vaidades não lhes deixam ver o quanto precisam buscar ao Senhor.
Pasmem, a maioria destas famílias possuem uma bíblia em casa. Vá lá que tu vais ver uma bem bonita numa estante aberta ou no salmo 23 ou no salmo 91. Nestas páginas, destes dois salmos, se vêem que estão amareladas pela luz que bate todos os dias nelas, sem dizer da poeira também, mas olhem as outras, coladas umas nas outras, nunca foram abertas.
Sabem irmãos, um irmão me contou que ele foi visitar uma senhora, para lhe fazer uma oração. Chegando lá, ele, propositalmente, lhe pediu que ela lhe trouxesse a bíblia. Ela levou mais de quinze minutos pra localizar onde estava a sua bíblia, depois voltou com um enorme sorriso nos lábios e disse: “Obrigado, moço, pela sua visita aqui em casa, hoje, pois fazia quase um ano que eu havia perdido os meus óculos e eles estavam dentro da minha bíblia”. Há também a sedução das riquezas. Pessoas que colocam o trabalho, o ganhar sempre mais, o ter sempre mais, acima da fé. Há muitos espinhos que sufocam a palavra. Sem deixar de falar do dinheiro, das vaidades, das tantas diversões, do sexo, da preguiça; do apego aos vícios de beber, de fumar... Esses são alguns dos espinhos que sufocam a semente da palavra, de dar frutos em nós.
Verso 23 = A terra Boa. Terra boa é aquela pessoa que ouve a palavra de Deus e a compreende. A essas pessoas, Jesus as chama de Bem aventuradas. Pois elas ouvem a palavra e a põem em prática. Ela tem zelo pela palavra e a guarda no coração. Essas pessoas põem em prática a palavra que lê e que ouvem no seu dia a dia. Como já bem disse um pregador: “Essas pessoas, terra boa, são como uma esponja absolve com firmeza a palavra e a retém em si até que ela dê o seu fruto.
Observemos bem como Jesus conhece as limitações das pessoas que ouvem a palavra. Cada uma é diferente da outra. Ele diz que em um a semente semeada dará cem frutos por semente. Em outro a mesma semente semeada dará sessenta frutos, já em outro a semente semeada dará trinta. Não importa quantas almas você ganhará para Deus no decorrer de sua vida. Mas, o que importa é que você dê frutos.
Observemos outro ensinamento na palavra de hoje. Infelizmente os salvos estão restritos em vinte e cinco por cento ( 25%). Nem todos serão salvos. Cuidemos em estar entre os chamados, classificados de terra boa! Abaixemos nossas cabeças. Oremos ao Senhor.
.................................
Reflexão de Erleu Fernandes
.................................
Esboço de minhas pregações

0 comentários:

Postar um comentário