quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

TEMPERANÇA NO CASAMENTO.

A paciência é uma virtude que deve fazer parte do cotidiano

Muitos são os casais cristãos que deixam seu relacionamento se desgastar ao ponto de, até mesmo, chegar ao fim. Porém, a paciência é uma virtude que pode ajudar quando alguma situação não vai bem. Pode-se compará-la a um lubrificante que evita um grande aquecimento quando os problemas provocam atrito entre os parceiros.
As escrituras Sagradas mostram, no livro de Tiago, um bom conselho: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus" (Tiago 1:19-20). A paciência é aquela qualidade que permite a uma pessoa suportar com calma e serenidade uma situação que não é desejável, lembrando que Deus orienta que se tenha longanimidade, como está escrito em Gálatas 5:22, Efésios 4:2 e Colossenses 3:12.
O pastor Josué Valandro Junior, da Igreja Batista Central da Barra da Tijuca (RJ), cita uma orientação do livro de Provérbios (14.29), o qual diz que a pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente a perde não tem juízo. Para ele, “o que tem acontecido é a falta deste juízo. As pessoas acabam deixando que a paciência vá embora, dando lugar à ira. Então, é preciso que dentro de casa o casal tenha o hábito de exercitá-la, pois não existe um casamento sem problemas, dificuldades ou dissabores”.
O pastor fala também sobre saber controlar esta ira. “Primeiramente, será preciso reconhecer o problema e decidir dominar o sentimento. No livro de Provérbios (16.32), a Bíblia mostra que mais vale ter paciência do que ser valente. É melhor ter que se controlar do que controlar cidades inteiras”, orienta. O pastor também chama a atenção para outro ponto, que é reconhecer as consequências de não se prevenir a ira. “Muitas vezes, um cônjuge impaciente gera uma discussão e faz com que o outro fale coisas que ele mesmo não precisava ouvir. Um marido irado, por exemplo, pode dizer coisas das quais vai se arrepender mais tarde. Porém, já foi dito. Magoou, plantou uma semente ruim”.
O pastor lembra que outra necessidade ao controlar a ira é decidir antes de reagir. Em Provérbios (29.11) diz: “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina”. A pessoa deve ser sensata e se perguntar por que está com raiva, o que ela quer ter de verdade nesse relacionamento, se vale a pena mostrar esta raiva e se, gritando, ela vai conseguir o que quer.
A psicóloga e cristã Marluce Nery concorda com a opinião do pastor. “A temperança no casamento é fundamental. O nome já diz: moderação, distância de qualquer excesso, comedido, e o bom tempero revela delicadeza, condimento, aquele que guarda sobriedade. O relacionamento dentro de um casamento precisa ser adubado com bom tempero, porque se trata de dois mundos diferentes em sua fisiologia, sentimentos, emoções, histórico familiar, raça, cultura entre outros”, esclarece.
Para ela, em situações de conflito, é necessário calar-se. Afinal, este será o melhor momento para refletir no que se pode dizer ao outro sem que a palavra seja dura e machuque seriamente o cônjuge. Ela defende que muito do que se diz na hora da raiva não é verdade e faz vir a tona sentimentos camuflados de mágoa, até mesmo de situações mal resolvidas no passado familiar, infância e adolescência, que não condizem com a realidade do casal.
De acordo com Marluce, é bom trazer de volta à memória o lado positivo do relacionamento e se lembrar do momento em que se sentiu atraído pelo parceiro. “É preciso muito mais que paciência para enfrentar as diferenças. Encorajar um ao outro e fazer um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado pode ajudar, e muito”, ressalta.
Que Deus possa fazer parte do seu casamento, se ele já caiu na rotina, lembre-se de que você quando se casou o (a) amava.
Faça algo diferente, saia, passeie, jante fora, dê uma rosa, algo que tire a rotina do seu casamento, assim o inimigo não terá lado para colocar uma terceira pessoa no seu relacionamento. Lembre-se de sempre pedir a orientação de Deus para sua vida.
Deus te abençõe.

................................
Reflexão de Erleu Fernandes.
................................
Colaboração da irmã e amiga: Sulamita.

0 comentários:

Postar um comentário