segunda-feira, 12 de março de 2012


ACHADO

Leia em sua Bíblia: 2ª Crônicas 15: 1-19.

“O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele, Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará”. (2Cr 15:2b).

     Sempre ouvimos afirmações assim: “Deus nos deixou”, quando, na verdade, na verdade fomos nós que nos afastamos. A distância entre o homem e Deus se torna maior não porque ele se afasta de nós; pelo contrário, nós é que deixamos trilhar os caminhos em companhia de nosso Senhor.  Há até aquele célebre poema “Pegadas na areia”, de Margaret Fishback Powers, no qual o personagem, olhando as pegadas na areia, vê apenas duas e queixa-se que Deus o abandonou quando  mais precisava, e o Senhor responde que não, pois naqueles momentos tinha carregado a pessoa em seus braços.
     Na narração bíblica da época em que os reis lideravam o povo de Israel, há períodos de glórias e momentos de ausência de paz e sucesso. Após o governo de Salomão, o reino se dividiu em dois: Israel (Reino do Norte) e Judá (Reino do Sul).  Dez tribos seguiam a Jerobão (Norte) e duas, Judá e Benjamim, ficaram com Jerobão (Sul). Após a morte deste, reinou sobre Judá seu filho Abias, que foi sucedido por seu filho Asa. Com ele, seguiram os dez primeiros anos de paz naquele lugar, pois o rei fez o que era bom e reto perante o Senhor (ao menos no início de seu governo). É importante ressaltar que, tanto em Judá quanto em Israel, onde os reis se sucediam, uns observava os preceitos de Deus e tinham êxito, enquanto outros não o agradavam e isso resultava em muitos problemas. Destacamos a história de Asa, pois foi exatamente a ele que o profeta Azarias alertou sobre o assunto: enquanto Judá fosse fiel ao Senhor e o buscasse, Deus seria achado; mas, se fosse deixado, também abandonaria o rei e o povo.
     Isso não é mesmo verdade hoje! A iniciativa do distanciamento não é de Deus; nós, seres humanos, é que o fazemos e depois reclamamos do abandono. O Senhor está sempre disponível para ser achado – basta que o procuremos.
.........................................
Reflexão do Blog de: Erleu Fernandes
.........................................
........................................
“Nossa proximidade com o Senhor depende de nossa disposição em buscá-lo”.

0 comentários:

Postar um comentário