segunda-feira, 19 de março de 2012


NOVA ALIANÇA.

Leia em sua Bíblia: Jeremias 31.31-34.

“Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações” (Jr 31.33b).

No texto bíblico para a meditação de hoje encontramos o profeta Jeremias dizendo que o Senhor fará uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Isto porque a antiga aliança estabelecida entre Deus e o povo de Israel havia sido violada por causa da desobediência do povo. Já no Monte Sinai, enquanto Moisés recebia a lei da antiga aliança, o povo se corrompeu e forjou um bezerro de ouro para adorar.
Aquela aliança foi escrita em tábuas de pedra, mas a nova aliança seria escrita no íntimo das pessoas, no coração.
Tanto isto é verdade que o apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, disse:
“Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos. ... Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica” (2Co 3.3,6).
Na antiga aliança, o povo precisava praticar mecanicamente suas regras. Na nova, contudo, o Espírito Santo, autor da lei, vem habitar dentro do coração humano, fazendo da própria pessoa o santuário de Deus.
Jesus explicou isto assim:
“Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele” (Jo. 14.23), e o apóstolo Paulo escreveu também: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos”? (1Co 6.19).
Desta forma, quem creu no Evangelho e já recebeu Jesus Cristo como Senhor, estando em sintonia com Deus e deixando-o guiar plenamente sua vida, tem a nova aliança gravada no coração e vive naturalmente como Deus quer em vez de só obedecer a mandamentos com esforço.
............................................................
Reflexão do Blog de: Erleu Fernandes
............................................................
.............................................................
A nova aliança de Deus difere da antiga como um filho difere de um escravo.

0 comentários:

Postar um comentário