sábado, 3 de março de 2012


REBELDIA
Leia em sua Bíblia:Números 20.2-13.    

“Dele [o Senhor], por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém” (Rm 11.36).

“Rebeldia” é uma palavra pequena, mas traz um significado tão pesado e negativo que ninguém gosta de ser chamado de rebelde. Quando se fala no assunto, logo pensamos em erros graves, desobediência, revolta e em outras transgressões. Foi o que os hebreus fizeram no texto que você acabou de ler. Todavia, Moisés e Arão, mesmo com atitude mais sutil mas  igualmente pecaminosa, também foram considerados rebeldes por Deus (Nm 20.24).
Além de Moisés ter desobedecido a Deus, falando ao povo e não à rocha e batendo duas vezes nela, o seu grande erro foi não santificar a Deus diante dos filhos de Israel. Ele não deu a devida glória ao Senhor. Conforme a interpretação do salmista, isso foi causado por suas palavras irrefletidas (Sl 106.33). Quando Moisés pergunta ao povo: “Será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?” (v 10) ele acaba chamando a atenção para si mesmo e, portanto, o resultado do milagre que viria a seguir não seria creditado a Deus. Por causa da desobediência e por não honrarem sua santidade (v 12), Moisés e Arão foram repreendidos por Deus. 
Infelizmente, ainda hoje estamos sujeitos a este mesmo erro. Quer seja pelo fato de chamarmos a atenção para nós mesmos, ou simplesmente por darmos o crédito de algo que recebemos de Deus a outras coisas ou pessoas - como à “Dona Sorte”, por exemplo. Várias vezes, de forma até inconsciente, usamos expressões do tipo: “por coincidência”, “sem mais nem menos”, “por acaso” ou “por pura sorte” para tentar explicar o que acontece de bom em nossas vidas. Assim, não permitimos que o nome de Cristo seja glorificado.
Portanto, quando você for abençoado, não tenha receio de dizer: “Graças a Deus!”, “Jesus está comigo!”, “Aleluia!” ou qualquer outra palavra que exalte o nome do Senhor a quem você serve. Além disso, busque santificar o nome de Deus sendo obediente a ele. Glorificamos a Deus sendo obedientes a ele.
......................................................
Reflexão do Blog de: Erleu Fernandes
......................................................
“Seja forte e corajoso. Não te deixe dominar pela preguiça” (Erleu Fernandes).

0 comentários:

Postar um comentário