sábado, 17 de março de 2012


A DEUS SEJA A GLÓRIA

“A [Deus] seja a glória por meio da congregação e por meio de Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.  Ef. 3:21.
A união da congregação cristã na antiga Éfeso glorificava o Deus verdadeiro, Javéh. Com certeza, alguns cristãos ali eram ricos donos de escravos, ao passo que outros eram escravos e provavelmente muito pobres. (Ef. 6:5 - Vós, escravos, sede obedientes aos que são os [vossos] amos em sentido carnal, com temor e tremor, na sinceridade dos vossos corações, como ao Cristo, 9 - Também vós, amos, persisti em fazer as mesmas coisas para com eles, deixando as ameaças, pois sabeis que o Amor, tanto deles como vosso, está nos céus, e com ele não há parcialidade. Alguns eram judeus que aprenderam a verdade nos três meses em que o apóstolo Paulo falou na sinagoga deles. Outros haviam sido adoradores de Ártemis e praticantes de artes mágicas. (Atos 19:8 - Entrando na sinagoga, falou com denodo, por três meses, proferindo discursos e usando de persuasão a respeito do reino de Deus, 19 - Deveras, um número considerável dos que haviam praticado artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram diante de todos. E calcularam os preços deles e acharam que valiam cinqüenta mil moedas de prata, 26 - Também, observais e ouvis como não somente em Éfeso, mas em quase todo o [distrito da] Ásia, este Paulo tem persuadido uma multidão considerável, voltando-os para outra opinião, dizendo que não são deuses os feitos por mãos.) Obviamente, o cristianismo genuíno agrupou pessoas de muitas formações. No entanto, a união da congregação em Éfeso estava ameaçada. Paulo alertou os anciãos: “Dentre vós mesmos surgirão homens e falarão coisas deturpadas, para atrair a si os discípulos.” (Atos 20:30 - e dentre vós mesmos surgirão homens e falarão coisas deturpadas, para atrair a si os discípulos.) Além disso, alguns irmãos ainda não haviam abandonado por completo o espírito de desunião, que, como Paulo alertara, “opera nos filhos da desobediência”. — Ef. 2:2 - nos quais andastes outrora segundo o sistema de coisas deste mundo, segundo o governante da autoridade do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência.; 4:22 - de que deveis pôr de lado a velha personalidade que se conforma ao vosso procedimento anterior e que está sendo corrompida segundo os seus desejos enganosos.
Diligenciando observar a unidade do espírito no vínculo unificador da paz. Ef. 4:3.
A UNIÃO da congregação cristã na antiga Éfeso glorificava o Deus verdadeiro, Javéh. Naquele próspero centro comercial, alguns cristãos com certeza eram ricos donos de escravos, ao passo que outros eram escravos e provavelmente muito pobres. (Ef. 6:5, 9) Alguns eram judeus que aprenderam a verdade nos três meses em que o apóstolo Paulo falou na sinagoga deles. Outros haviam sido adoradores de Ártemis e praticantes de artes mágicas. (Atos 19:8, 19, 26) Obviamente, o cristianismo genuíno agrupou pessoas de muitas formações diferentes. Paulo reconheceu que Javéh era glorificado por meio da união da congregação. Ele escreveu: “A ele seja a glória por meio da congregação.” — Ef. 3:21.
 No entanto, a abençoada união da congregação em Éfeso estava ameaçada. Paulo alertou os anciãos: “Dentre vós mesmos surgirão homens e falarão coisas deturpadas, para atrair a si os discípulos.” (Atos 20:30) Além disso, alguns irmãos ainda não haviam abandonado por completo o espírito de desunião, que, como Paulo alertara, “opera nos filhos da desobediência”. — Ef. 2:2; 4:22.
........................................................
Reflexão do Blog de: Erleu Fernandes
........................................................
.......................................................
Colaboração da amiga: Dulce Ma

0 comentários:

Postar um comentário