quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012


FALSO PROFETA


Leitura Bíblica: Miquéias 2.1-11.

“Seus líderes julgam sob suborno, seus sacerdotes ensinam visando lucro e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apoiam no Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça nos acontecerá” (Mq 3.11).

     A época em que vivemos, conhecida como “pós-moderna”, é marcada pela grande oferta de informações. Recebemos em nossos lares diariamente uma avalanche de dados e notícias, sejam eles úteis ou não. Também no que diz respeito à Bíblia somos bombardeados por todo tipo de opiniões, explicações e interpretações.
     No texto de hoje, Miquéias constata a corrupção dos poderosos no povo de Deus e adverte quanto ao discurso otimista, mas perigosamente falso, de seus profetas. Estes consideravam Miquéias um pregador mentiroso, ou pelo menos exagerado, e afirmavam que Deus não castigaria o povo de Israel por ter abandonado a fé no Senhor e estar vivendo de forma corrupta. Porém, o profeta de Deus contra-argumenta apontando para os pecados dos líderes do povo: praticavam roubos, confiscavam as casas de mulheres indefesas e deixavam suas famílias na miséria.
     Aqueles falsos profetas tinham bons argumentos: afirmavam que Deus manteria a sua promessa e nada de mal aconteceria ao povo (Mq 2.6 e 3.11), mas eram corruptos, pois não viviam de acordo com os preceitos da Palavra de Deus que a cada dia diziam anunciar.
     Jesus alertou que deveríamos olhar para as obras - resultado de uma vida exemplar - de quem está dizendo ser pregador da parte de Deus:
“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de pele de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão pelos seus frutos” (Mt 7.15-16a). Se a vida do pregador estiver de acordo com a Bíblia, sua pregação merece crédito; de outro modo, o que ele diz é no mínimo suspeito. Antes de bons argumentos devemos dar ouvido a uma vida em conformidade com os padrões da Palavra de Deus. Anuncie a Palavra de Deus com a sua vida e viva anunciando a Palavra de Deus.
-------------------------------------
Reflexão do blog de Erleu Fernandes.
................................................
“Nem todos os dizem “Senhor, Senhor” entrarão no Reino dos céus”.

0 comentários:

Postar um comentário