quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


PROMESSAS

Leitura Bíblica: 2 Pedro 1: 1-7.

“Empenhar-se para acrescentar... à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor” ( 2Pe 1:5-7).

     O apóstolo Pedro escreveu sob profunda tensão. Logo adiante sua expectativa de morte muito breve (1:14). Embora fosse um escolhido de Deus, colocado como um nobre entre os mortais (apóstolos), via-se como um servo. Por mais elevada que seja a posição de um mortal, a comparação entre ele e Deus é sempre um contraste.
     A carta começa com promessas. As promessas eram de cunho absolutamente espiritual. Quão felizes são os destinatários de promessas espirituais! Quando as temos, as materiais tornam-se supérfluas. A justiça de nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo, é tida como preciosa exatamente por nos outorgar promessas da parte de Deus. No Antigo Testamento, as promessas vindas da aliança entre Deus e Abraão eram muito valorizadas.
     A seguir temos a promessa de Deus nos conceder tudo que se relaciona a uma vida piedosa (unida a Deus) e à natureza divina, e é na sua direção que o cristão caminha. O apóstolo faz uma recomendação aos herdeiros dessas promessas espirituais. Eles se distinguem pela fé na justiça de Deus, portanto deveriam prosseguir buscando acrescentar algumas virtudes a essa fé. São elas: Perseverança, domínio próprio, conhecimento e, finalmente a coroa das virtudes: fraternidade ou amor fraternal. Possuir essas virtudes aproxima-nos do caráter divino, daí a palavra “piedade”. Ela remete à comunhão com Deus. A diferença que as pessoas herdeiras dessas promessas farão neste mundo é muito importante.
     Sem gente parecida com Deus, este mundo seria bem triste. A presença da igreja (o conjunto dessas pessoas) neste mundo é a causa de Deus ainda o preservar. Os cristãos, portanto, são seus mantenedores. Você é cristão? Então note como você é importante! Escolhido para fazer a diferença, cumpra esse glorioso destino. Em Jesus, Deus tornou-se parecido conosco para nós podermos ficar parecidos com ele.
................................................
Reflexão do blog de Erleu Fernandes.
................................................
Fale comigo: erleu_cruz@hotmail.com.
................................................
“Lembre-se: Deus faz o sol brilhar sobre os bons e sobre os maus; faz a chuva cair sobre o terreno dos bons e dos maus, ame a todos independente de serem bons ou maus”. (Erleu Fernandes).

0 comentários:

Postar um comentário