terça-feira, 29 de maio de 2012


O CONSOLADOR

Leitura Bíblica: João 15.26 – 16.24

“Quando vier o Consolador, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito” (Jo 15.26).

Fala-se muito hoje de questões espirituais, tentando-se adivinhar “o lado de lá”. Não são poucas as revistas, os livros e as novelas que tratam freqüentemente deste assunto. No entanto, quando a Bíblia fala do Espírito, ela não se refere a qualquer um, mas ao Espírito Santo, e por isso é importante ter uma ideia clara a respeito de quem ele é e do que faz. O texto de hoje nos ajuda neste propósito. Jesus conversava com seus discípulos sobre aquele que ocuparia o seu lugar porque seu tempo na terra estava acabando. Apresenta-o como o “Consolador” que estará para sempre com eles (Jo.14.16). Também diz que o Espírito Santo os faria lembrar de tudo quanto ele tinha ensinado durante o convívio com eles (Jo 14.26). Na passagem em destaque, o Consolador é o que fala a respeito de Jesus e trabalha com os discípulos. Finalmente, Jesus diz que ele convencerá o mundo dos seus pecados e da justiça de Deus (16.8). Não é sem razão que o Espírito Santo é chamado de Ajudador ou Advogado.

Jesus avisa seus discípulos das coisas que lhes acontecerão (16.2-3) e os prepara para que a perseguição e o martírio não lhes causem surpresa. Uma existência tranqüila e apreciada pelo mundo não faria parte da vida dos cristãos. Mas o fato de que o Espírito Santo seria enviado para ajudá-los, incentivá-los e trabalhar com eles seria o motivo de sua força e coragem. O Ajudador estaria para sempre com eles, tornando o seu testemunho poderoso e eficaz.

O final do capítulo 16 mostra que, apesar das adversidades e aflições que a vida muitas vezes nos proporciona, a companhia e a intimidade com Cristo nos asseguram paz ao coração. Não tenhamos medo: Jesus venceu todas as coisas para nos ajudar a enfrentá-las – e o seu Espírito nos acompanha até hoje.
....................................................
Blog: jerusalemeaqui.blogspot.com
....................................................
Quero ser um instrumento de Deus em tua vida.
...................................................
“Vida que faz sentido é aquela guiada pelo Espírito Santo”.

0 comentários:

Postar um comentário