domingo, 31 de outubro de 2010

A LEI E OS PROFETAS.

Leia em sua Bíblia: Lucas 16: 16-17

Oração: Senhor toma os meus lábios, meus olhos, meus ouvidos e os purifica, para que eu possa, agora e sempre, ser um canal por onde o Senhor haverá de falar. Abençoa a cada irmão ou irmã que vão receber a sua palavra, a partir de agora, e abra-lhes o entendimento para crescerem na sua graça e no conhecimento de sua Palavra.

Sl 1:2 “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor.
Vemos aqui, irmãos, que a lei, os mandamentos, era a única fonte de observância no AT para obedecer a Deus. Ler, entender, ou mesmo ouvir, entender e praticar, era o dever de todo o povo de Deus, vindo desde a geração de Abraão, por intermédio de Isaque, o filho da promessa.
Com a seqüência dos filhos, dos filhos de Abraão, vieram também os profetas, o qual está acostumado a esbarrar com eles nos livros que levam seus nomes; ou outros, que seus nomes aparecem nos demais textos.
Mas, falemos nos Mandamentos. Eles podem ser vistos em Êxodo capítulo 20. O Primeiro está nos versos 2 e 3. O segundo nos versos de 4 a 6. O terceiro no verso 7. O quarto nos versos 8 a 11. O quinto no verso 12. O sexto no verso 13. O sétimo no verso 14. O oitavo no verso 15. O nono no verso 16. E o décimo no verso 17.
Estes são os estatutos do Senhor, nosso amado Deus. Todas as pessoas filhos e filhas dos descendentes de Abraão deveriam saber de cor estes dez mandamentos da lei de Deus.
1.Eu sou o Senhor teu Deus que te tirei do Egito, da terra de escravidão.
1. Não fareis para ti imagens de escultura.
3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4. Lembra-te do sábado para o santificar.
5. Honra o teu pai e a tua mãe.
6. Não matar.
7. Não adulterar.
8. Não furtar.
9. Não levantar falso testemunho.
10. Não cobiçar o que não te pertence.
Vemos aí, em primeira mão; entendo, que devido à impossibilidade do povo em saber ler, pois aprendia pelo ouvido, a lei só possuía dez parágrafos. Mesmo assim, os profetas, homens cheios da sabedoria e do temor de Deus em si, vieram, e sempre estavam instruindo o povo a respeito de obedecer aos mandamentos.
E não foram poucos, os profetas, que a mando de Jeová, o Deus altíssimo, instruiram o povo. Naquele tempo, os que prevaricavam contra os mandamentos, não obedecendo ao que exigia o decálogo, morriam. Morria por morte ordenada por Deus, ou então pela espada do profeta, ou pelo povo, por apedrejamento.
Foi um tempo em que se sentia, de fato, o poder de Deus sendo mostrado ao povo.
Muitos reis que discordavam das afirmativas dos profetas, Deus os mandavam matar. No entanto, Deus defendia a seus escolhidos, aqueles que lhes eram, de fato, obedientes.
Recordemos aqui, o profeta Daniel, que foi salvo dos leões, passando uma noite meio a vários leões famintos, como podemos ver em Dn 5:17-29.
Profeta Elias: Vemos em 1Rs 17:2-7 que Elias foi alimentado pelos corvos durante vários dias.
Em 1Rs 17: 8-16 Elias reviveu o filho da viúva de Serepta que havia morrido.
Em 1 Rs 18:20-40 Elias enfrentou os quatrocentos profetas do ídolo Baal, orando a Deus, que mandou fogo do céu, para consumir as carnes colocadas sobre um altar.
Em 2Rs 2:1-11 Elias foi elevado ao céu em um carro de fogo.
Eliseu, que era o moço de Elias, e que pediu uma porção dobrada dos poderes de Elias e recebeu, acabou se tornando um grande profeta. Em 2 Rs 4:1-7 Eliseu aumentou o óleo de ânfora da viúva, em quantas vasilhas tivessem para serem cheias, e eram muitas, até que a última ficou cheia. Com isso ela pagou uma dívida do seu falecido marido.
O profeta Isaias era tido como o evangelista do Antigo Testamento.
O profeta Jó foi o profeta mais paciente, obediente e humilde que encontramos nas páginas da Bíblia. Depois de Jesus, Jó, foi o homem que mais sofreu na terra. Mesmo sofrendo não maldisse a Deus: Jó 1:1-42.
O profeta Jonas foi um profeta muito interessante, mas que foi desobediente a Deus, e, por isso sofreu conseqüências profundas, ficando três dias num ventre de um peixe. Como vemos em Jn 1:1-4.11.
Destacamos, por fim, o profeta João Batista, o último dos profetas. João Batista pregou e batizou como vemos em Mt 3:1-12.

Poderia enumerar muitos outros profetas que não há livros com seus nomes, mas que foram homens santos e obedientes a Deus.
Como falamos, João Batista foi o último de todos os profetas que foram enviados por Deus. Durante quase mil anos, os profetas, preparam a vinda de Jesus, o Salvador.
Podemos enfatizar, novamente, os dez mandamentos. Já que ele era a única regra, de obediência, dada por Deus ao seu povo.

Mas veio Jesus Cristo. Jesus, o Filho de Deus, nascido de uma mulher, uma virgem, de nome Maria, da cidade de Nazaré, na Judéia.
Sem que houvesse nenhum ato conjugal, um casamento, um noivo visível, por vontade exclusiva de Deus, começou a gestação de Jesus Cristo, no ventre de Maria. O Pai do céu se revestiu de humildade, se tornou uma microscópica célula embrionária, e durante nove meses, tempo normal de uma gravidez, esteve se formando como pessoa e finalmente nasceu. O próprio Deus veio habitar no meio de nós.
Com a chegada do criador na terra, a pessoa do Filho de Deus, acabaram os olocáustos, os sacrifícios de bodes, de cabritos, de bois e de ovelhas. Durante trinte e três anos o Salvador Jesus Cristo, o Deus feito homem, conviveu com seus apóstolos, passou pra eles todo o recado que precisava ser passado ao mundo, às pessoas.
O próprio Jesus disse: “Não vim mudar a lei, mas cumprir” Mt 5:17.
Disse Jesus: “Eu vos dou um novo mandamento. Que vos ameis uns sos outros como eu vos tenho amado”. Jo 13:34.
Pra provar que ele é o próprio Deus entre o povo, na terra, Jesus realizou muitos prodígios, que pessoa humana alguma poderia ou pode realizar.
Mudo passou a falar. Mt 12:22.
Cego voltou a ver ou começou a ver. Mt 10:51.
Leproso foi curado. Mc 1:40
Coxo, manco, voltou a andar normal. Mt 15:31.
Mulher encurvada há vinte anos ficou ereta, andando normal. Lc 13:11
Morto ressuscitou (Lázaro). Jo 11:43.
Demônio foi expulso de pessoa. Lc 11:14.
Homem com uma das mãos secas, ficou com ela curado. Lc 6:6.

Podemos ver em Jo 3:16 “Que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Jesus aboliu qualquer tipo de sacrifício cruento da antiga aliança. E também nos deixou bem claro quando disse: “Tudo o que pedires ao Pai em meu nome, vos há de dar. Jo 16:23b. No versículo 26 Jesus diz: “Naquele dia pedireis em meu nome”. E ESSE DIA É HOJE, AGORA.
“E Jesus disse ainda: Até agora nada tens pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra”. Jo 16:24 PEÇA!!!
Não há mais altar, para sacrifícios, como na Antiga Aliança. Jesus veio, e com a sua morte e ressurreição, aboliu todas essas coisas. Ele mesmo, o próprio Jesus, passou a ser a vítima. A cruz foi o último altar erguido para que o cordeiro de Deus, Jesus, fosse imolado. O sangue derramado na cruz, o sangue de Jesus, apagou toda a sentença que nos condenava. Cl 2:12-15.
Hoje, não há mais altar nas igrejas. Nenhum ponto mais elevado no templo, onde fica a o púlpito, onde fica o pastor, os cantores, os músicos, devem ser chamados de altar. Pode ser chamado de: palco, elevado, plataforma de culto, mas nunca altar. Pois o último altar de sacrifício foi à própria cruz e o cordeiro nela imolado, como já falamos, foi o próprio Jesus, que ressuscitou e não morre mais
Não podemos deixar que pessoa nenhuma nos iluda com revelações, afirmando que vieram de Deus. Se alguém nos disser: “O senhor me mandou dizer a igreja isso, isso e isso.” Devemos perguntar a pessoa: “Por favor, irmão ou irmã, me confirme em qual livro, capítulo e versículo da Palavra, que se confirma essa sua profecia?”
Pois as últimas revelações de Deus se culminaram em Jesus Cristo, nos evangelhos. O Pai completou tudo o que ele nos queria transmitir através do Logus, a sua Palavra que se fez carne e habitou entre nós.
......................................................
Reflexão de Erleu Fernandes
.....................................................
Esboço de pregação de Erleu Fernandes
Pregada em Guaratuba em 2008.

0 comentários:

Postar um comentário