domingo, 10 de outubro de 2010

RIQUEZA E SEUS PERIGOS


Leia em sua Bíblia: Salmo 103, 1 – 2.


O salmo 103, nos versos 1 e 2 vemos que: não somente a nossa alma deve bendizer ao Senhor, mas tudo o que há em nós. Ou seja, a nossa inteligência, a nossa mente, fonte de nosso intelecto, o nosso corpo e todos os nossos órgãos.
Todo o nosso ser bendiga e louve ao nosso Deus.
O verso 2 diz, que ao bendizermos em corpo e alma, vasculhemos, no mais profundo de nossa razão e não esqueçamos de nenhum dos pequenos, médios e grandes benefícios que nos fez o nosso Deus em todos os anos de nossa existência.
Neste assunto, referindo a finanças e dinheiros, a gente poderá achar uma série enorme de versículos como referência, nos advertindo como melhor podemos administrar o dinheiro, os nossos bens móveis e imóveis que o Senhor nos permite acumular, enquanto habitamos neste nosso corpo.
Ec 7,12 – O indivíduo que trabalha todos os dias, mas que recebe um salário pequeno, necessário somente pra ele viver, sem ter todas as regalias, que aqueles tem muito dinheiro tem ele deita em sua cama, dorme tranquilo, porque ele sabe que ninguém vai querer lhe roubar. Tão pouco ele vai se preocupar com o dia de amanhã, pois no seu conceito de fé e confiança, ele sabe que o amanhã pertence a Deus. E com certeza, Deus lhe proverá o necessário de novo.
Mas o rico, o homem que tem muitos bens móveis, imóveis e muito dinheiro em bancos vive esperando o lucro que poderá acontecer amanhã. Já que ele compra algo por um preço e tem que revender por mais. Empresta seu dinheiro a juros altíssimos, vive do seus lucros, e não tem paz em sua alma.
Sua condição de capitalista o leva a ter uma vida de aparências, seu nome está nas colunas sociais, tem sempre assuntos a tratar com outros capitalistas como ele, que são seus rivais, seus concorrentes.
Mas onde está a sua alegria em Deus? Anda com "seguranças"...
É possível ser rico em Deus, sabendo administrar bem os seus bens, crendo e testemunhando que foi Deus quem esteve sempre do seu lado lhe ajudando pra que tudo lhe chegasse às mãos? É possível, sim!
Imaginemos um homem rico, que sempre creu que foi a sua sabedoria e seu jogo de cintura, nas transações de seus bons negócios, que lhe deu tudo que possui. Riqueza que veio por meios ilegais, por prejuízos daqueles que trabalharam, e foram explorados por baixos salários, enfim, é este rico que Jesus diz em M 19:23 e Lc 10:23-25 “é muito difícil um rico entrar no reino dos céus”.
Notem bem, irmãos, Jesus diz que é muito difícil, mas ele não diz que os ricos não entrarão no reino dos céus.
Já em Ec 10:19 Nós vemos que as alegrias compradas com o dinheiro, que leva a pessoa a ingerir bebidas alcoólicas: cerveja, vinho, conhaques, wisques e outras tantas coisas alucinógenas, como o cigarro, o tóxico, a maconha, a cocaína... Provocam uma alegria hoje, mas amanhã, as angústias, os medos e as inseguranças voltarão.
Os ricos só esperam no dinheiro. Pra sua grande maioria o seu deus é o dinheiro.
O dinheiro lhe compra tudo o que ele quer. Mas com certeza não lhe comprará a salvação, já que ela é dada por Deus, gratuitamente. Sem ser por méritos humanos. Já que se fosse por nossos méritos, nenhum de nós seria digno de receber a salvação.
Observemos em Pv 3:9, somos alertados a honrar a Deus com os nossos bens, devolvendo a ele em forma de dízimos e em primícias (ofertas).
Mlq 3: 8-10 vamos ver o Senhor nos dizendo que quando não lhe devolvemos parte do que ganhamos em forma de dízimo, o estamos roubando! É próprio Deus quem diz por Malaquias: “traga até minha casa os dízimos”. (Único lugar na Bíblia que Deus manda fazer experiência dEle, no pagamento dos dízimos). Entendamos bem que a pronúncia é bem clara, dízimos. Muitos pensam que dizimar é somente dez por cento do que recebeu como salário.
Mas entendem os estudiosos (exegetas) que devemos dar o dízimo de tudo. ( A costureira) ( o mecânico) (o carpinteiro) ( o pescador).
E Deus promete, para aqueles que são fiéis, que são obedientes , abrir as comportas dos céus e derramar chuvas de bênçãos sobre eles. A quem paga fielmente o dízimo, Deus promete abastância e prosperidade. Promete repreender o gafanhoto que vier devorar as suas plantações.
Observemos em Ec 5:19 "Aquela pessoa que recebeu de Deus riquezas e bens poderá comer dessas riquezas, frutos do teu trabalho, porque isso é dom de Deus".
Já o verso 20 diz, que este homem deverá se lembrar que tudo o que ele tem, veio-lhe de Deus, e agradecido a Deus, o seu coração se encherá de alegria por muitos dias de sua vida.
A gente vê que os pobres, eles não possuem muitos amigos, porque eles não possuem dinheiro para dar festas com comidas e bebidas de graça, como vemos em Pv 14:20. Já o rico tem muitos amigos porque suas festas são regradas de comidas e bebidas caras. Chega a ser assim uma concorrência entre eles. Pois o outro, que foi na primeira festa, a seguir vai querer dar uma festa em que gaste mais do que gastou aquele anterior.
Jesus faz alusão a isto quando ele diz lá em Lc 14:12-14 “Quando deres uma festa não convidem os ricos, mas convidem os pobres, como a você. Porque eles não terão como retribuir com outra festa melhor que sua”.
A seguir o apóstolo Paulo diz em Tim 6:17-18 “Que os ricos deste mundo não sejam altivos e nem ponham as suas esperanças nas riquezas, mas esperem em Deus, que nos dá em abundância todas as coisas, pra delas a gente ter alegria e gozo”.
Jesus continua nos alertando em Mt 6: 19-21 "pra não ajuntarmos tesouros onde a traça corta e a ferrugem corroí, os ladrões levam, mas ajuntemos tesouros onde não ha traça, nem ferrugem e nem ladrões”.
Com esse estudo vemos que o dinheiro compra muita coisa, só não compra a salvação. Jesus era pobre, desprovido de bens materiais. Em Lc 9:58 Jesus diz aos dois discípulos de João Batista, seu primo, que lhe perguntaram onde ele morava, e ele disse: “As aves tem seus ninhos e as raposas tem as suas tocas, mas o filho do homem não tem onde reclinar a sua cabeça”.
Tanto era verdade que Jesus sequer possuía um túmulo seu. Foi preciso que José de Arimatéia, seu discípulo, anônimo, lhe emprestasse o seu túmulo pra que sepultassem o corpo de Jesus. (Mt 27:57)
Cuidemos pois irmãos e irmãs com o apego demasiado às riquezas. Não podemos amar o dinheiro como vemos em Ec 5:10 “Quem ama ao dinheiro nunca se fartará dele, mas vai sempre querer mais”.
Abaixemos as nossas cabeças e oremos ao Senhor.
************************
Reflexão Do Dia - Erleu Fernandes
************************
Pregação de Erleu - Em Guaratuba: 2008

0 comentários:

Postar um comentário