sábado, 23 de outubro de 2010

OBEDIÊNCIA, BASE DA FAMÍLIA

Postagem no Blog, para Domingo, dia 24/10/2010.


Leia na sua Bíblia: Samuel 12: 1- 10



Vemos aqui, irmãos, nesta passagem do 2º livro de Samuel, no seu capítulo 12, em que Davi era o rei. Ele era o todo poderoso. Era ele o que dava ordens e punia com severos castigos ou morte a quem o desobedecesse. Podemos confirmar aí, que o abuso de poder, o abuso de autoridade, desde que o mundo é mundo existiu, existe e existirá. Estava Davi sentado no alpendre de seu palácio, no seu descanso da tarde, eis que ao olhar para a sua piscina particular, estava lá uma linda mulher, Betsabá, Nua! Sim, nua do jeito que nasceu nadando nas límpidas águas da piscina do rei. Pergunto a você, amado irmão e amada irmã: por que Betsabá estava ali? Quem a autorizou a se banhar na piscina do rei, sendo ela a mulher de um soldado do rei? Raciocinemos amados, se o rei, que era livre para ter quantas mulheres quisesse, ao ver uma mulher daquela, jovem, bonita, sozinha, nua, se banhando em sua piscina, não iria se interessar por ela?
Invertamos os papéis: essa mulher, Betsabá, ao entrar na piscina do rei, naquela hora em que ele costumava estar à sombra do alpendre, descansando do almoço, ela já estava com segundas intenções, ela já queria despertar interesse no rei por ela. Em suma: Urias, já estava sendo traído por ela antes mesmo que Davi quisesse estar com ela. Ainda mais naquele jeito.
N.B. irmãos. O homem temente a Deus deve: por amor a Deus, por amor a sua esposa, por decisão de vir a não cometer adultério, fugir das tentações. Tanto, que Jesus, quando nos ensinou a orar, nos dando a oração do Pai Nosso, ele deixou bem claro, que devemos suplicar a Deus que não nos deixe cair em tentações. Ele não disse que não teremos tentações, mas nos ensinou a pedir a Deus que não nos deixe cair nelas. E Davi caiu. Foi tentado pela vadia Batsabá. Vadia sim! Ela podia ser a única ovelhazinha que Urias tinha. Mas ele, Urias, não sabia que era traído por ela. (Mas Urias não era o único traído por Betsabá, de repente havia outros...)
O homem, como se vê no A.T. era um ser absoluto em relação à mulher. Esta lhe era submissa e não tinha direito algum a reclamar. Vivia sob o jugo do marido e este lhe manejava como um objeto, um artigo de sua propriedade. Ele podia ter quantas mulheres quisesse. Mas, ai delas, se viesse a se deitar ou mesmo namoricar com outro homem! Era decretado a ser apedrejada até morrer. Não recordemos, no evangelho de Jo 8:5, Jesus e a Mulher adúltera, pega em adultério? Essa pena era somente para as mulheres. O Homem não era punido. Lembremos o que Jesus disse para eles: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra”.
Mas, voltemos ao todo poderoso rei Davi. Natã, o profeta, para aproximar-se do rei Davi e jogar na cara dele o seu pecado, usou de um rodeio imenso. Inventou uma história e começou a contá-la ao rei. “Havia dois homens na cidade, um rico e outro pobre. O rico possuía muitas cabras, muitos bois e muitas vacas. Enquanto que o pobre só possuía uma cabrita, que havia crescido com ele, que se alimentava do pouco que ele lhe dava, e dormia na cama junto com ele. Ele amava tanto essa cabrita que a tratava como a uma filha.
"Veio o rico, deixando as suas cabritas gordas, seus bois e vacas e tomou posse da única cabrita do pobre e se banqueteou com ela”.
Ouvindo tal história Davi se aborreceu com a atitude daquele homem rico. Cheio de indignação, o rei Davi diz: “Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cabrita, que ele se banqueteou com ela, deverá ele restituir o quádruplo, porque fez essa maldade e não teve pena”!
Então disse Natã ao rei. “Tu és este homem, majestade. A cabrita a qual me refiro, é Betsabá, a mulher de Urias, a qual o senhor tomou como mais uma das suas mulheres. O Senhor Deus diz, que te ungiu rei sobre Israel e te livrou das mãos de Saul. Deus te deu a sua casa, te deu as mulheres que tu sempre quiseste e também te deu a casa de Israel e de Judá, se com isso ainda achas pouco, muitas outras coisas Deus te acrescentaria”.
Porque agistes assim, rei Davi e fizestes mal perante os olhos de Deus? Colocastes Urias à frente de batalha para que o inimigo o matasse a espada e tomastes para si a mulher dele.
Irmãos há no mundo atitudes iguais a essas todos os dias. Muitos homens esqueceram, ou não sabem o que é dignidade, o que é fé. São piores que animais. Porque animal respeita a fêmea do outro em sua grande maioria. E o que vemos, é uma caçada brutal, desenfreada, de prazer e de ato sexual, fora do casamento entre casados e solteiros. Vemos homens casados buscando prazeres fora do casamento e as mulheres casadas, em grande quantidade também.
Até onde que iremos com essa libertinagem? E os namoros? Pasmem! É raro afirmar que um casal de noivos casou virgem cada um. E isso se refere aos casais crentes, também.
É possível observar, que entre dez casais, haja quatro que o homem ou mulher não tiveram desejos de ter outros parceiros. E a fé onde fica? Não fica. Pois nunca existiu!
Voltemos ao texto. O que Davi fez com Betsabá são o mesmo que fazem alguns chefes com suas secretárias, alguns médicos com sua auxiliares de enfermagem, políticos com suas assessoras, patrões com suas empregadas... Isso acontece a toda hora, a todo o momento pelos cantos e meios do mundo.
Há homens que nunca sentiram amor por mulher alguma. Sentem somente é desejo de exercitar o seu sexo. Mas Deus, lá do seu recôndito divino, observa os seis bilhões e quatrocentos e cinquenta milhões de pessoas que povoam o planeta terra. Deus não dorme. Mas já tem em seu plano divino o destino de todos estes perversos e perversas que não voltam para ele arrependidos e aceitam Jesus como Senhor e Salvador de suas almas.
De uma coisa eu lhe afirmo, o tempo da colheita está muito mais próximo do que já esteve. Está perto o grande dia, em que o Senhor virá nas nuvens para buscar os seus obedientes, os salvos. Ainda tempo de concertar o que está errado nas pessoas desta terra. Mas, para que isso venha a acontecer é preciso que o pecador queira, sinceramente, mudar de vida, de atitude e de comportamento. Deus, o Pai do Céu, tem algo em si que muito nos faz lhe render em adorações e louvores. Ele nunca invade o nosso querer. Deus respeita o seu querer, a sua vontade. Se tu queres permanecer no pecado a decisão é tua, ele deixa. Mas no momento que tu decide mudar, aí Ele faz as mudanças em seu interior. Mas o primeiro passo é teu. Você tem que dizer pra Deus: eu quero, eu aceito, eu decido.
Jovens, a sua vida é um presente de Deus. Não a desperdice com vícios, orgias, bebedeiras, farras, noitadas regradas a sexo e bebidas, nada disso trará a salvação de sua alma. ( Qualé! – Poesia de Erleu). Há um bem precioso que tu tens que conquistar: A SALVAÇÃO DE TUA ALMA! Jesus chama a salvação de Reino de Deus. Deixe Jesus reinar em sua vida. Se tu procederes assim ele vai te dar o Espírito Santo. E com o Espírito Santo em você, nada haverá no mundo que vai te interessar mais.
Ouça, vou te contar uma história. Isto está lá no evangelho de Mateus 13:44. “O reino dos céus é semelhante a um tesouro que está escondido em um campo, que um homem achou e marcou bem o lugar onde estava. Daí, para apossar-se daquele tesouro, ele vai, vende tudo o que possui, pega o dinheiro e compra o campo”. O campo é o céu e o tesouro é a salvação de sua alma. O vender tudo, é você se desfazer de tudo o que te prende ao mundo, seja as noitadas de farras e bebedeiras, os vícios, as orgias, as baladas, os adultérios, e se entregar totalmente ao senhorio de Jesus. Homens casados, não desperdicem o bem maior que Deus lhe deu que é a sua família. Se observarmos o nosso Deus, há também nos céus uma família trinitária. O pai, o Filho e o Espírito Santo. A família é uma célula da sociedade. Se a família apodrece a sociedade apodrece também. Que haja nas famílias esse amor, mútuo, recíproco e partilhado. Se Deus habita no seio da família, a família vai bem. Se Deus não estiver reinando nos corações das famílias tudo de mal vai se alojar ali. O inimigo, o diabo, aquele mesmo que tentou Betsabá a instigar o rei Davi, é o mesmo que instigou a Jesus lá no deserto, em Lc 4:3, para que Jesus transformasse a pedra em pão. Ele mesmo, o diabo, foi quem instigou a Pedro a dizer que Jesus não passaria pelo martírio, como vemos em Mt 16:23. Ao qual, Jesus disse a Pedro, o mesmo que disse ao maldito, lá no deserto: “Arreda, Satanás”. E é esse mesmo maldito diabo que instiga as famílias a procederem diferentes do plano de Deus, praticando a oração, a busca da palavra e o encontro de louvor nas igrejas e nas casas. Fujam homens casados, (solteiros também) da tentação ao adultério. Fujam mulheres casadas, (solteiras também) da tentação do adultério. Não dêem lugar à imundícia em vossos corpos e nas vossas vidas. Maridos amem e respeitem as vossas esposas. Dêem bons exemplos a vossos filhos. Sejam íntegros como esposos, como pais, como cabeças das vossas casas.
E vocês esposas, amem e respeitem os vossos maridos. Dêem bons exemplos aos vossos filhos. Sejam íntegras como esposas, como mães e como submissas os vossos maridos.
Filhos amem a vossos pais e lhes respeitem. Obedeçam, sejam compreensíveis com eles. Pois quando vocês tiverem a idade deles, irão observar que eles estavam cheios de razões quando exigia de vocês o que eles exigem hoje.
Pais amem a vossos filhos como a um bem precioso que Deus colocou em suas vidas, não como suas propriedades, mas Deus, quer que vocês os eduquem, sejam pacientes com eles e os encaminhem, com bons exemplos, para que sejam, também, obedientes a Deus.
Deixo, com esta explanação da Palavra, nos corações e nas vidas de cada um de vocês, amados e amadas, uma reflexão muito profunda do que é idealizar, construir e manter uma família dentro dos moldes exigidos por Deus em sua palavra. Os bons exemplos, pequenos gestos de amor, pequenos elogios, culto doméstico (como isso tem desaparecido, o culto doméstico, das famílias de crentes!), participação nas EBDs, Já dizia um pastor, que quem não participa da EBD não pode ser chamado para exercer nenhum serviço na Igreja ou participação de ministérios nos cultos... Há! Irmãos e irmãs! Se procedêssemos conforme nos ensina o Pai do céu na sua Palavra, com certeza, que as rupturas, os desentendimentos, as separações e os vícios jamais chegariam as nossas casas, como nos mostra o Sl 91:10. "nenhum mal te sucederá. Nenhuma praga chegará em sua tenda". Te deixo as minhas orações, as bênçãos de Deus e os meus desejos de que haja Paz na sua vida, na sua família e na sua casa. Caminhe na fé de uma igreja verdadeiramente cristã. Salve a sua alma enquanto tu vives, ainda.
....................................................................
Reflexão de Erleu Fernandes
...................................................................
Pregação realizada por Erleu Fernandes em 200 em: Guaratuba-PR

0 comentários:

Postar um comentário