domingo, 28 de novembro de 2010

DEUS NÃO MENTE, DEUS NÃO MUDA

Leia em sua Bíblia: Exodo 4: 1 - 17


Vemos aqui, logo de início, o Senhor se revelando como coordenador de tudo em nossas vidas. Nada que tivermos sobre nossa utilização funcionará fora da vontade de Deus.
Nos versos 2, 3, 6 e 7 vemos a figura de uma vara, uma simples vara de madeira, conhecida por alguns como bengala ou porrete, que depois de jogada ao chão, por Moisés em obediência ao mandado de Deus, se transforma numa cobra. Deus manda Moisés enfiar a mão por dentro do seu vestido; ele enfia e a mão sai cheia de lepra, Deus lhe manda enfiar novamente a mão e ela retorna sã, sem lepra.
Ao contrário de Gideão, em Jz 6:37-40, que testou a Deus, sobre a vitória, colocando um Novelo de lã no relento. . . Deus confirma seu poder a Moisés.
Aprendemos com isso que Deus tem poder pra realizar o seu querer e o seu realizar em qualquer pessoa, em qualquer lugar e do jeito que ele quiser.
No verso 8 o Senhor nos afirma que aqueles que não quiserem crer no que ele determina, não crerem em sua palavra, que não querem mudar de vida, nem se converterem; quando vier o sofrimento, quando vierem as dores, hão de crer.
Nós sabemos, pela fé, que o Senhor não mente que o senhor não muda. Cremos que as suas profecias são verdadeiras e que vão se completar em nós e no mundo com os rebeldes.
Quanto aos soberbos, que tomem como aprendizado. Como a palavra nos diz em Pv 11:2? “Os soberbos serão afrontados”.Pv 16:18? “Os soberbos experimentarão a ruína”.

Voltemos lá no Verso 9 do texto base. Aprendemos aí que é o Senhor quem dirige os nossos passos. Até o nosso levantar, o nosso andar, o nosso movimentar, só acontece porque Deus quer.

Daí nós vemos a importância de servir ao Senhor. Como é bonito a gente ver em Josué 24:15, Josué perguntando ao povo: “A quem vocês querem servir? Porque eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.
O servir, irmãos, é algo que move o coração de Deus. Deus se agrada muito daqueles que servem o seu semelhante, seja quem for. Mas servem como que estivessem servindo a Deus. Com isso está cumprindo o que Jesus diz em Mt 25:40, 45 “Aquilo que fizerem aos meus, é a mim que estais fazendo”.
Irmãos amados, qual o deus que realiza prodígios, igual ao nosso Deus? ( Os deuses das estátuas não realizam nada, sabem porque? Porque eles só existem na imaginação pobre e doentia dos idólatras). Só há um Deus que faz tudo o que é tido como impossível, o nosso Deus, o Senhor Jeová. (Deus se compadece da ignorância do povo e se deixa passar por uma medíocre imagem feita de madeira, de gesso, de pedra ou de rocha, que mentindo, seus “donos” dizem ter ela poder de realizar esses feitos, ditos por eles ser milagres).
Nós cremos e confiamos em tudo o que Jesus nos deixou nos evangelhos, porque fomos criados por um Deus verdadeiro, por um Deus único, um Deus que nos predestinou a sermos seus sacerdotes, seus levitas e seus adoradores. O nosso Deus é um Deus de vitórias e não de derrotas.
O Salmista Davi era guardado por Deus onde quer que fosse como vemos em 2 Sm 8:6. Isso é a garantia dos que servem ao Senhor, dos que lhe obedecem e lhe são fiéis.
Todos nós amados, que somos da descendência de Davi, descendentes da tribo dos Levitas, que somos adoradores; que aceitamos a Jesus como nosso único Senhor e Salvador, como nos diz o Salmo 18:50 “Deus usará de benignidade para conosco”.
Como é bom, agradável e confortador, um servo do Senhor realizar obras de bondade, cheio do poder de Deus em sua vida. Melhor ainda, quando essas obras forem realizadas fora dos olhares humanos, de platéias, sem aplausos ou elogios carnais.
Lembremos de 1Sm 17:34-37, Como que Davi, sozinho, venceu um leão e um urso. (Alguém pode ler).
Davi era o menino, um adolescente, e recusa as armaduras de guerreiro e encara o grandalhão Golias com uma funda e cinco pedras.
Irmão, Deus se utiliza os aparentemente fracos para confundir os fortes como vemos em 1Co 1:27.
Já que ninguém será aquilo que Deus não lhe permitir ser.
Podemos até lembrar de um versículo bem conhecido. Fp 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece” E quem nos fortalece? Que nos fortalece é Jesus!
Voltemos ao texto base. Moisés, no verso 12, quando o Senhor lhe diz que falará pela a sua boca, ele fica todo trêmulo, nervoso, com grande temor e diz no verso 13: “Por mim não, Senhor, por aquele a quem tu enviar”.
Deus nos chama, irmãos, nos capacita, mas muitos, frente ao medo, a insegurança, acabam se calando. Moisés se omite em falar ao povo, por causa de sua gagueira. Moisés sugere a Deus (intersede a Deus) pra que ele envie então, seu primo Arão, o levita, pra falar por ele. Com isso, pela primeira vez no mundo, aconteceu o serviço de interprete na bíblia. Arão iria interpretar o idioma, “gagueira” e falaria com voz inteligível ao povo hebreu.
Olhem bem, irmãos, nós somos protegidos por Deus. Mas, conforme a nossa obediência, o nosso interesse em estar O buscando na oração, na adoração, no estudo da palavra e no serviço do auxílio aos irmãos, estará com certeza juntos de Deus e guardados por ele. Quando esfriamos na prática dessas coisas vamos ficando distantes de Deus.
Recordemos Gn 4:15. Deus põe um sinal em Caim para que ninguém o mate. Deus, pôs também um sinal em nós, os seus levitas. Este sinal está gravado nas testas das nossas almas. Sabe porque Deus fez isso? Porque somos dele. Sim, somos propriedades de Deus. Por ninguém, poderemos ser feridos, destruídos ou mortos.
Jesus diz em Mc 9:42 “qualquer que escandalizar (fazer tropeçar) um destes pequeninos que crêem em mim melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de moinho, e que ele fosse lançado ao mar”. Sabem por que irmãos e irmãs? Porque quando alguém é jogado na água, geralmente por três vezes, ele sobe à tonas e pede socorro. Jesus, então, enfatiza que para cada um desses maus, deve-se amarrar-lhe ao pescoço uma pedra de moinho, pra sequer ser-lhe dada chance de voltar uma única vez à tona e alguém os salvar.
Meus amados, já vou terminar, mas quero aqui sugerir que busquemos na nossa Regra de Fé e Prática (A Bíblia) o verdadeiro Dez Mandamentos. Os dez mandamentos é uma constituição divina com dez parágrafos que o comparamos a um caminho pra chegarmos ao céu. Podemos buscar em: Ex 20: 2 e 3 (1º mandamento), 4 a 6(segundo), 7(terceiro), 8 a 11(quarto), 12 (quinto), 13 (sexto) 14(sétimo), 15 (oitavo), 16 (nono) e 17(décimo).
Mas nunca nos esqueçamos que os dez mandamentos são a porta estreita, a única, dita por Jesus em seu evangelho. Não podemos esperar que a porta venha até nós, nós é que devemos ir até a porta. Esta porta é Jesus Cristo, o Senhor. Vejamos o que nos diz em Ap 3:20:
“Batei e a porta se vos abrirá”. Mas cuidado com a porta larga. Pois a palavra não mente e o inferno não possui uma só porta, mas várias.
Não é isso que lemos em Mt 18:8? “Que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Deus vivo”?
E uma dessas portas do inferno, irmãos, é o mundo. E sabe qual é o nosso grande desafio? É irmos lá, nessa porta, que é o mundo, e arrancarmos de lá, até com certa violência, os que ainda estão lá do outro lado da porta do inferno, o mundo. Temos o dever de conduzi-los à verdadeira porta chamada Jesus; conforme vemos em Jô 10:9 “Eu sou a porta, todos os que vierem a mim entrarão, pastarão e acharão repouso para as suas almas”. Sejamos missionários. . .
Eu, você, todos nós devemos nos portar como aqueles chamarizes (papagaios) que ficam nas portas das lojas chamando os fregueses pra entrarem. Só que a igreja não é uma loja, mas é muito mais do que isso é um corredor pra se chegar à porta chamada Jesus. Sejamos de fato esses “papagaios de Jesus”, repetindo tudo o que Ele falou. Conheçamos a palavra e vamos levá-la até aqueles que precisam chegar na porta chamada Jesus. É hoje, é agora, é já, o Pai lá dos céus nos observa e aprovará ou não a nossa maneira de sermos seus servos, pelo nosso agir.
Curvem suas cabeças, irmãos e fechem seus olhos, pois vamos Orar. Mas por favor, agora é só você e Deus. Não ore por teu pai, tua mãe, teus irmãos, tua esposa, teus filhos, teus netos... Mas ore por você mesmo, por você mesma. Se derrame na presença de Jesus, imagine o feijão que é espalhado e escolhido, sobre mesa antes de ir pra panela, os grãos ruins, as palhas, as pedrinhas, tudo que não pode ir pra panela é tirado, peça que Jesus faça isso com você, agora. Deixa Jesus tirar de você tudo o que não é dele e tudo aquilo que não te faz bem. Vai orando ao Pai, em nome de Jesus. Creia, Deus tem poder de te fazer livre de todas as amarras que tanto tem te deixado triste e desanimado. Creia, confie e já agradeça, crendo, que Deus, em nome de Jesus, está realizando agora o que precisa mudar pra melhor em você. (Eu quero ser Jesus Amado, como um vaso em suas mãos de oleiro. Rompe-me a vida, me faça de Novo. Eu quero, eu quero ser, um vaso novo). Que Deus abençoe a sua, a minha e há nossa semana.
(NB: Estou postando essa pequena pregação, depois, que as igrejas, através de seus pregadores terminaram as suas; mas sem ter copiado nenhuma pregação, mas se aproveitando daquilo que o Senhor me deu como inspiração para postar aqui). Amem, irmãos?

......................................................

Reflexão de Erleu Fernandes

.....................................................

Pregação feita em Guaratuba dia

14 de setembro de 2008, por este servo.


0 comentários:

Postar um comentário