domingo, 7 de novembro de 2010

DEUS NOS GUARDA E É FIÉL

Palavra: Salmo 121: 1 – 8 - Ler na Palavra.

Oração: Que a mão poderosa do Senhor nosso Deus seja a nossa constante sustentação nesta longa estrada da vida aqui na terra. Entremos agora na sala do Trono da Graça e deixemos que o nosso amado Deus e Senhor nos fale daquilo que precisamos saber ou recordar.
O salmista nos leva a focar um ponto. Chama ele de Monte. Ainda reforça a nossa confiança dizendo: que é desse monte que nos virá o socorro. Pra não desviarmos os olhos desse Monte. Pv 21:16 “ Não devemos desviar os olhos do Caminho do Entendimento”.
Pois é melhor obedecer a Palavra do que experimentar a morte da nossa alma. O monte de onde nos virá o socorro é o próprio Deus. E elevarmos os olhos é o mesmo que irmos ao encontro, é buscar, é estar atentos. Atentos naquilo que a Palavra nos diz. O crente relápso, é aquele que mesmo dando atenção à Palavra, vive distraido, com outras coisas tomando conta de seus pensamentos, se preocupando muito com coisinhas que acontecem ao seu redor. Com isso, perde tempo, e vai ao encontro de coisas que não edificam. É como que mastigar palha, sem nenhum sabor e que não alimenta.
O que nos diz o verso 2 da Palavra que lemos, Salmo 121? “O meu socorro vem do Senhor, que fêz o céu e a terra”. Pedir socorro é se sentir em dificuldades e gritar, é pedir ajuda. E sabemos bem, que temos um Deus poderoso que tudo pode, conforme vemos em Mt 19:26 Jesus dizendo: “Para Deus tudo é possível”. Logo, é a Deus, que pedimos em nome de Jesus, e nos será feito, como vemos em Jo 14:13. Logo, a exemplo de outra igreja, não precisamos buscar intermediários nenhum, sem que seja Jesus Cristo, para chegarmos a Deus. O nosso socorro vem de Deus. Somente Deus, somente o nosso amado Deus nos socorre em nossas aflições.
Muitos, no mundo, que não são crentes, que dizem crer em Deus, mas não buscam a Deus, se apegam a coisas, a pessoas, em amuletos e em imagens. O buscam na oração, na Palavra e na confissão diária dos pecados, o que que nos diz em Jó 36:13? “Os hipócritas de coração amontoam para si a ira conta eles e contra aqueles que se amarram a eles, não clamam por socorro a Deus”. Temos que buscar a Deus como buscamos o próprio ar que respiramos. “Conta uma lenda que um mestre indiando foi interrogado por um seu aluno como ele devia buscar a Deus. O mestre o levou para um lago. Foram entrando, lago a dentro, até que as águas do lago ficassem um pouco acima da cintura de ambos. O mestre manda o aluno olhar para água até que seu nariz tocase na superfíce. Ele assim o fêz. Em dado momento o mestre, com uma das mãos, aperta-lhe a cabeça pra dentro da água. Fica assim, por uns segundo, e ele se batendo pra voltar, até que o mestre o solta. Ofegante ele diz: “Mestre assim me matas”! O mestre lhe pergunta: “O que mais querias quando estavas com o rosto dentro da água”? E ele responde: “Ar, mestre, ar”! “Pois busques a Deus como buscas o próprio ar”. Quando queremos luz, luminosidade dentro de nossas casas acionamos o interruptor. Quando temos sede bebemos água. E quando sentimos solidão, tristezas ou embaraçados por problemas? O que fazemos? Busquemos a Deus. “Busque a Deus enquanto se pode achar. Invocai-o enquanto está perto”. Is 55:6
Sl 46:1 “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. Sl 108:12 “Dá-nos, Senhor, auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem”. Devemos lembrar que nós não temos um Deus tardio e que fáz distinção de pessoas, e só socorre aqueles que são crentes ou melhor lhe apráz. Mas, temos um Deus cheio de amor por nós. Independente de sermos crentes ou não, Deus nos abençoa quando o buscamos em oração. Podemos constatar isso em Mt 5:45b “... porque ele faz nascer o sol sobre bons e maus e vir a chuva sobre justos e injustos”.
Questão de Salvação é outra coisa. Não podemos nos esquecer também daquela Palavra que diz em Mt 7:9-11 “ Qual dentre vós é o homem que se o filho lhe pedir um pão lhe dará uma pedra? Ou, se o filho lhe pedir um peixe lhe dará uma serpente? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem”!
Podemos lembrar também o que nos mostra o Salmo 124:8 “ O nosso socorro está no nome do Senhor que fez o céu e a terra”. É doído mas é verdade. Temos muitas pessoas que estão buscando ajuda nos supérfluos do mundo. E não são sómente os não crentes, os do mundo, mas também muitos crentes! Pasmem! Há crentes jogando no bicho, na Loteria Esportiva, Mega Sena, e outras loterias, comprando até bilhete de Loteria Federal. Crentes que compram bingos, rifas, e participam de todos os sorteios, das feiras de verão, das lojas e dos mercados da cidade. Podemos constatar isso vendo o Salmo 20:7 “ Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós confiamos no Senhor o nosso Deus”.
Amados, não podemos nos escorar em nada que comprometa a salvação de nossas almas. Ela, ( a nossa alma) é o bem maior que possuimos. Sabemos, que tudo o que fizermos de agradável aos olhos de Deus estamos robustecendo a nossa alma para o dia da vinda do Senhor. Porém, se praticarmos o que for contrário aos mandamentos de nosso Deus estaremos colocando as nossas almas nas trevas. Um crente que ora sempre , não somente por si, mas pelas almas dos demais irmãos, terá a sua alma iluminada. É como vemos em Fp 1:19 “ Porque sei que disso me resultará a salvação, pelas vossas orações e pelo socorro que nos vem pelo Espirito Santo”. Não podemos Vacilar. Já pensou voce, eu, passarmos pela rua e alguem disser de um de nós: “Olha lá, aquele crente é um vacilão” Isso é muito triste, irmãos! É o que nos diz o Salmo 13:4 “Para que o meu inimigo não diga: “Prevaleci contra ele, e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar”. Tu pode levar a sua vida fazendo somente o bem, sendo correto. Mas na hora que voce vacilar, meu irmão, vão soltar o seu nome na “boca dos cachorros”. Temos milhares de pastores pelo Brasil afora que são corretos, justos e santos. Imaginemos que haja duzentos e cinquenta mil pastores justos. Quando um pastor desses vacilar, cometer um delito, porque qualquer ser humando esta propenso a errar, a pecar, no dia seguinte seu nome, seu retrato, estará na primeira página do Jornal O Globo. Mas no dia seguinte, nenhum outro jornal ou mesmo o jornal difamador publicará que os outros duzendos e quarenta e nove mil pastores permanecem fiéis a sua esposa, a sua igreja e aos seus compromissos de homens honestos.
Protegidos só estaremos, debaixo da sombra das asas de nosso Deus, como vemos no Sl 17:8 “ Guarda-me como a menina dos teus olhos, esconde-me nas sombras de suas asas”. Nada nos poderá arrancar das mãos de nosso Deus. Somos as suas propriedades. Somos protegidos, guardados e defendidos por Deus, que nos socorre, que nos mantem protegidos sobra a sombra de suas asas. Nada poderá ser contra nós, porque Deus é por nós, conforme Rm 8:31 “ Se Deus é por nós quem será contra nós”? Vemos também no Salmo 23:4 o que nos fáz buscar mais santidade ainda: “Ainda que andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque estais comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam”. Irmãos. Não há nada mais confortante do que se sentir guiados, guardados e protegidos pelo nosso Deus. Em Deus, temos a certeza que há um inimigo que nos rodeia, mas sabemos que entre nós e este inimigo está Deus. Aprendemos isso lendo em 1Pe 5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como a um leão que ruge, procurando alguém pra devorar”.
Procurando alguem. Quem? Não importa se novos convertidos, se crentes já antigos na grei, se diáconos, se prebíteros, se pastores, se pastoras, mas aquele que vacilar e deixar uma brexa. Não deixe brexa para o inimigo, irmão. Não deixe brexa para o inimigo, irmã. Ainda sobre Deus ter a sua sombra nos protegendo não podiamos deixar de lembrar-se do Salmo 91:1 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do Senhor Onipotente, descansará”. Fala aqui neste versículo a palavra esconderijo. Muitos que fazem algo errado se escondem em cavernas, forro de telhados, dentro de poços, dentro de caixas dáguas; mas os crentes, que são perseguidos, não pela polícia, mas pelos seus pecados cometidos, pelos pecadores que os odeiam e querem lhes tirar a vida, ou querem lhes induzir a pecar ou mesmo pelos tantos inimigos que deles não gostam, porque eles falam verdades sobre as suas condutas, estes crentes buscam em Deus o esconderijo do Altíssimo, que diz no versículo nº1 do salmo 91. Sabem porque irmãos? Porque no esconderijo do Altíssimo só se escondem lá os que são justos. Aleluia!!!
Ô Glória! Nós num temos um Deus incapáz, que não venha em socorro das nossas fraquezas. Mas temos um Deus, que tudo pode e que nos livra de todo mal. Sim. Deus nos livra do mau. E esse mau aí é o pecado. Pois num há nada que faça tanto mal a um crente que não seja o pecado. Por isso terminamos a oração do Pai Nosso dizendo assim: “Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mau, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amem (Mt 6:9-13) Como é bom e agradável servir ao ao nosso Deus. Um dia Deus nos tirou do lugar de pecado e sofrimentos e nos truxe para junto dele, para na sua luz. Não é isso que vemos no Sl 107:14? “Tirou-os das trevas e da sombra da morte, quebrou todos os grilhoes que nos prendia ao pecado”. Se observarmos bem, Deus não nos pede nada impossível. Não nos pede nada que a gente não possa fazer. Ele só quer que sejamos mais um a pregar a sua Palavra. Deus só quer que nos dispusemos a conhecê-lo mais e mais a cada dia, estudando a sua Palavra; e saiamos pelas estradas do mundo pregando, do mesmo jeito que vemos em Mc 16:15-18. ( Pedir alguem pra ler). “ide por todo mundo e pregai...”
Pregar a Palavra é estar a serviço do Evangelho, sem medo... Não foi o próprio Deus que falou pelo Profeta Isaias 51:16? “Ponho a minha Palavra na sua boca e te protejo com a sombra de minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a CURITIBA (Sião): (POVO DE CURITIBA, O SENHOR JEOVÁ É O VOSSO DEUS). Se o Senhor Jeová é o vosso Deus, deveis se consagrar a ele. Deveis aceitar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, como a Palavra de Deus. Aceitar Jesus como vosso único Salvador e se deixar conduzir pela Palavra. Já que a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática para adorarmos, amarmos e servirmos a Deus por toda a vida.Vejamos como que era e ainda é, ser um Nazireu, uma pessoa consagrada a Deus. Observemos em Juizes 13:14 “De tudo quanto procede da videira não comerás, nem vinho, nem bebida forte beberás, nem coisas imundas comerás; tudo quanto tenho lhe ordenado guardarás”. Sabemos, que aquele que se entrega ao serviço do Rei Jesus, terá cuidados constantes de Deus sobre si. Nenhum mal se apoderará do consagrado a Deus. Consagrados a Deus, não tenham medo de nenhum trabalho de Saravá, Macumba, Umbanda ou Feitiçaria que venham fazer contra voce! És um protegido de Deus. És uma protegida de Deus. Isso serve também para todos os crente em Jesus Cristo. Podemos constatar isso em na leitura Sl 121:7 “O Senhor te guardará de todo o mal, ele guardará a sua alma”. Neste mesmo Salmo, vejamos, que palavra linda, nos diz o verso 8 “O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”. Meu Testemunho: Era uma quarta-feira, em um mês de fevereiro de 1985. Ia eu para uma reunião de oração, isso era por volta de 19:30hs. Eu montava uma Bicicleta, ia no acostamento ainda de barro, beira do asfalto. Do meu lado direito havia um posto de gazolina, eu terminava de passar o posto, foi quando um carro deixou o asfalto e se lançou no acostamento em direção à mim, provavelmenta pra vir no posto. Só me lembro que eu disse: “Senhor que eu desmaie”. Só lembro do impacto, mais nada. Me vi sentado no acostamento em que eu ia, minha bicicleta caída a pouco mais de seis metros e o carro fugindo zigue-zagueando. Lembro que um jovem chegou e me perguntou: “Se machucou?” Eu lhe disse: “Creio que não”. Me levantei, senti uma pequena dor no joelho e vi que a minha calça havia rasgado na direção do joelho. Foi aí que o jovem me disse: “O senhor bateu de frente no carro, rolou por cima dele e caiu lá atráz. O motorista fugiu e sua bicicleta amassou bastante”. Só disse assim: Glória a Deus! O Senhor estava comigo! Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem firmes para sempre. (Salmo 125:1)Amem irmãos?
...............................................
Reflexão de Erleu Fernandes
...............................................
Pregação realizada por mim em Cabo Frio-RJ em 2008

0 comentários:

Postar um comentário