terça-feira, 30 de novembro de 2010

ANTES E AGORA

Leia em sua Bíblia; Filemom 4 - 17.

Ele antes lhe era inútil; mas agora é útil (Fm 11).

Filemom era um cristão amigo do apóstolo Paulo. Rico, era dono de escravos, algo normal naquela época. Onésimo, um desses escravos, fugiu e de alguma forma encontrou Paulo em Roma, onde este o fez conhecer Jesus, o que mudou sua vida completamente. O nome Onésimo significa “útil”. Antes de conhecer Jesus, esse nome não lhe cabia; mas agora, com Jesus, ele se tornou até mais do que útil –um irmão amado.
Com estas duas palavras – antes e agora – a Palavra de Deus nos dá grandes lições. Vejamos:
Antes Onésimo estava espiritualmente morto em seus pecados (Ef 2.1) mas agora tem vida, (veja 2Co 6.2). Antes ele estava debaixo da ira de Deus: “Quem... rejeita (como antes) o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3.36), mas agora está livre dessa ira: “nos salvou e nos chamou com uma santa vocação ... pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus” (2Tm 1.9-10).
Antes estava condenado por não crer: “quem não crê já está condenado, por não crer no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18), mas agora está justificado pela fé: “Tendo sido justificados pela fé, (agora) temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Antes estava debaixo do pecado - e como é terrível esta situação! Paulo escreveu aos gálatas: “A Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem” (3.22). Mas agora ficou livre dele, como diz a Palavra de Deus: “O pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rm 6.14). Antes estava perdido como Zaqueu, que “o Filho do homem veio buscar e salvar” (Lc 19.10). Agora estava salvo como Paulo: “a mim, que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia” (1Tm 1.13). Como mudou a vida de Onésimo entre antes e agora! E a sua? Se você ainda está “antes de Cristo”, deixe-o mudar tudo – agora!
........................................................
Reflexão de Erleu Fernandes
.......................................................
Fonte: Nosso Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário