sábado, 28 de maio de 2011

COMO POSSO COMPARTILHAR A MINHA FÉ, SEM DISCUTIR

COMO POSSO COMPARTILHAR A MINHA FÉ, SEM DISCUTIR?

Eu gostaria de traçar passo a passo uma aproximação que uso para compartilhar a minha fé com outros. Ao seguir este método, eu tenho evitado argumentos desnecessários que teria impedido uma apresentação completa do Evangelho. Primeiro, eu faço cinco perguntas para determinar a condição espiritual da outra pessoa. Durante esses momentos, eu só estou buscando informação, e apresento o meu caso.

Em seguida, eu peço para que a pessoa leia diversas passagens chaves da bíblia e pergunto o que estes versos significam pra ela. O objetivo aqui não é pregar, mas permitir que o Espírito Santo venha a dar convicção à pessoa – à medida que ela pensa sobre as verdades das Escrituras.

A APROXIMAÇÃO.

1.Você tem algum tipo de crença espiritual?

2.Quem é Jesus pra você?

3.Você crê que existe um céu e um inferno?

4.Se você morresse agora, para onde você iria?

5.Se aquilo que você crê não fosse certo, você gostaria de sabê-lo?

PASSO 1 - A Aproximação.

Quando você faz perguntas, estas permitem que a pessoa possa expressar o seu ponto de vista. As pessoas gostam de dar suas opiniões. Quando fizer uma pergunta, não dê a sua própria resposta. Isso não o levará a nenhuma parte. No momento que a outra pessoa diz que vai reencarnar-se ou se decompor quando morrer, você vai querer entrar na jogada e responder. Não o faça! Além das perguntas que veremos as seguir, às vezes eu uso outras perguntas introdutórias como uma “ponte”. Aqui está uma das minhas favoritas: você vai a alguma igreja? Isto soa pouco ameaçador. Tente fazer esta pergunta a pessoas em seu trabalho e observe o que vai acontecer. Esta pergunta pode servir como uma transição eficaz às perguntas que se seguem.

1.Você tem algum tipo de crença espiritual? A primeira pergunta não nos diz se a pessoa crê em Deus. A esta pergunta, as pessoas poderiam responder: “Isto não é da sua conta”. Mas se você lhe pergunta se tem algum tipo de crença espiritual, elas falarão com você, alguns cinco ou dez minutos. Deixe que elas falem porque quando terminarem, terão pouca coisa para discutir com você. Se elas simplesmente respondem sim, sem nenhuma explicação, siga adiante com a próxima pergunta.

2.Quem é Jesus para você? Quando você pergunta a uma pessoa o que ela pensa de Jesus, ela geralmente responde: “O Filho de Deus”, ou “O homem que morreu na cruz”. Mas se eu perguntasse a algum de vocês quem é Jesus, eu esperaria que a sua resposta refletisse o seu relacionamento pessoal com Ele. Eu esperaria que você dissesse: “Meu Senhor e meu Deus”. Assim, ouça cuidadosamente a resposta da pessoa.

3.Você crê que existe um céu e um inferno? A terceira pergunta é segura. É uma pergunta intelectual. Ela simplesmente pergunta o que a pessoa crê com relação à vida futura.

4.Se você morresse agora, para onde você iria? Eu perguntei a uma senhora: “Você crê que existe um céu e um inferno”? As suas palavras foram exatamente estas: “De forma nenhuma”. Mas a quarta pergunta é pessoal. Assim, quando eu lhe perguntei para onde iria se morresse, ela disse: “Para o céu é claro”! A questão passou de sua cabeça para o seu coração. Quando você começa a falar do aspecto pessoal de uma pessoa, ele ou ela tornam-se bastante sérios. Se a pessoa responde: “Céu”, você pergunta: “Por quê”? A resposta que ela lhe der indicará a sua verdadeira crença. Se ela diz: “Eu não sei”, continue com a próxima pergunta.

5.Se aquilo que você crê não fosse o certo, você gostaria de sabê-lo? A última pergunta é difícil. Jesus deixou os fariseus e os saduceus quase loucos com as perguntas difíceis que fazia, por isso eu também não me desculpo por fazer tais perguntas. Quais são as possíveis respostas à pergunta nº 5? Sim ou não. Se é sim, você continua. Se a resposta é não, pare. E eu lhe direi o que vai acontecer, toda vez que você parar aí. A pessoa dirá: “Bem, você não vai dizer-me nada”? É muito raro que você receba um não definitivo. Se lhe disserem não, lembre-se, já não é mais seu problema, é problema de Deus.

NB: No próximo sábado, eu lhe darei um resumo, com as passagens bíblicas, que você poderá utilizar para compartilhar a sua fé sem discutir.

Que o Senhor te abençoe e te guarde e lhe dê uma paz rica e duradoura.

...........................................

Reflexão diária de: Erleu Fernandes

CTBA - Brasil

...........................................

Fonte: O Testemunho – Vida Cristã.

............................................

0 comentários:

Postar um comentário