domingo, 8 de maio de 2011

SAIA PARA FORA

Leia em sua Bíblia: João 11:32 – 45

Irmãos, como anda a vossa vida de crentes convertidos? Como tens procedido?
O que vemos neste Evangelho de mais destacável?
R: Jesus Chorou! Por quê? Porque ele amava Lázaro.
Chorou, porque sabia, pelo seu lado humano, que ele não veria mais a Lázaro, seu amigo.
Quantas vezes Jesus Chorou? (Lc 19:41; Jo 11:35) (Mt 23:37; Lc 13:34)
Quantas outras vezes mais Jesus deve ter chorado?
R: Pelos teus amigos que se deixaram morrer por causa dos tantos pecados que acabaram destruindo suas almas sadias.
Falemos, então, um pouco sobre pecado.

O pecado. O que é?
R: Roubo, assassinato, adultério, mentiras, corrupção, iniqüidade, transgressão, desobediência, rebeldia, ódio, omissão, e tantas outras coisas erradas mais ...
Sabemos, que o pecado desfigura a pessoa de tal modo que ela deixa de ser ela mesma, e passa a ser outra pessoa. Tudo o que era belo, notável, elogiável, perfeito, perde o sentido! Pois ela, a pessoa, passa a agir sobre a máscara que o pecado incutiu nela. Vou contar-lhes uma estória que ouvi um dia:
Sobre o quadro da Santa Ceia... "Um Rei pediu que Leonardo Davincce pintasse uma tela que figurasse a Santa Ceia com todos os treze personagens, Jesus e os doze apóstolos. O primeiro buscado foi o que posaria para o Jesus Cristo. Não foi difícil. No meio da nobreza se encontrou um jovem inteligente, belo, com uma estatura idêntica à que se imaginava de Jesus, pelas pesquisas feitas. Os personagens seguintes foram sendo buscados, foi fácil. Até que se chegou ao décimo segundo; faltando somente o décimo terceiro, o que seria o Judas Escariotes. Passaram-se meses, vieram anos e nada do quadro ficar pronto. O Rei indignado, querendo inaugurar uma catedral com aquele quadro exigiu do pintor que o quadro fosse pronto. Daí, o Leonardo saiu a buscar o seu personagem para posar. Onde encontrá-lo? Foi nos antros de bêbados, nas tabernas onde se reunia a escória da sociedade. Até que em uma tarde, entrando numa taberna, observou um rapaz, de idade entre trinta e cinco e quarenta anos, que possuía tudo que se podia imaginar na pessoa do Judas Escariotes. Possua um semblante de mentira, de arrogância, de ira, de tudo o que se pode ver numa pessoa má. Aproximou-se dele e lhe perguntou: "Se eu lhe oferecesse um trabalho por alguns dias você aceitaria"? E o rapaz lhe perguntou: "Qual o tipo de trabalho"? Ele disse: "Posar pra mim para compormos uma tela". O rapaz sorriu e disse: "Quanto que vais me pagar desta vez? Porque a alguns anos atrás você me chamou pra eu compor a figura do centro de uma de suas telas. Naquele tempo eu era um estudante universitário, vivia na alta sociedade, era de família nobre... mas depois que me enveredei pelos vícios da bebida, do roubo e das mulheres fácil, sou hoje este homem que tu vês"! Leonardo pergunta:"Vais aceitar"? e ele diz: "sim aceito". Daí, irmãos e amigos, é o que vemos os estragos que pecado faz nas vidas das pessoas que se deixam levar pelos vícios e vaidades do mundo.

Daí, algumas pessoas observando uma pessoa desse jeito, caída pelos tantos pecados, chega a ponto de dizer: pra esse não tem mais concerto!
No entanto, meus amados, se formos lá em Mc 10:27 haveremos de ver que a palavra nos diz: “Porque para Deus todas as coisas são possíveis”.
Podemos ver, também em Jô 6:39; Jesus dizendo: “À vontade daquele que me enviou é esta: que nenhum se perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu os ressuscitarei no último dia”.
Vemos também, que Jesus, depois de cumprir a vontade do pai se revestindo de um corpo humano, orando ao Pai no Getsâmani, esperando a hora de passar pela morte dolorosa na cruz, diz: Em Jô 18: 9; “Pai, não perdi a nenhum daqueles que me destes”.
Jesus usa aí uma palavra: PERDI
Como podemos nos perder, irmãos?
Podemos nos perder, PECANDO!!!
Somos, sem sombras de dúvidas, responsáveis pelos nossos pecados. Podemos conferir isso em: Dt 24:16 e 2Cr 24:4; “Ninguém morrerá por ninguém. Cada um morrerá por seu pecado”.
O que devemos fazer, amados? Tomar cuidados com a nossa maneira de viver como crentes. Cuidemos do nosso pensar, do nosso falar e do nosso agir, e do interagir também.
Pois no momento em que sua consciência não te acuse de ter cometido qualquer delito que te recrimina, tu podes dizer como disse Jesus, para o soldado que o esbofeteava no momento, em que ele responde, com poder, a pergunta do sumo sacerdote Anás Caifás, em Jô 18:20 – 23; “Eu tenho falado francamente ao mundo, ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, onde os judeus se reúnem, e nada falei em oculto. Porque me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que eu lhes falei! Eles bem sabem o que eu lhes disse. Um dos guardas que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus dizendo: É assim que falas ao sumo sacerdote? Jesus diz: se falei mal, de testemunho do mal, se falei bem, porque me bates?”.
Vemos que quem está correto,quem é inocente, quem nada cometeu de errado, daquilo que o acusam ou sofre, pode dizer como disse o nosso querido profeta Jó: Em Jó 10: 5 – 7 “Senhor, são os teus dias como os dias de um mortal? São os teus anos como os anos de um homem; para que te informes da minha iniquidade e averiguares o meu pecado? Bem sabes tu, que eu não sou culpado de qualquer iniquidade, mas, todavia, ninguém há que me livre da tua mão!”.
Mt 10:28: “ Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.
E, se voltarmos lá em Jó 13:23 veremos ele dizer pra Deus: “Quanta culpa e pecado tenho eu? Notifica-me da minha transgressão e do meu pecado”!
Nós, sim, somos de fato pecadores!
Como vemos em: Ec 7:20; “Na verdade não há nenhum homem justo sobre a terra, que faça o bem, e que nunca peque”.
Quem somos nós, pra questionar Deus? Jó, era justo por demais! Não entendia porque sofria, porque sabia que nada havia feito! Todos sabemos porque ele sofria...Mas ele não.
Nunca pergunte a Deus por quê? Mas diga pra Ele: Senhor, eu não entendo porque estou sofrendo, mas vós bem o sabeis!
Sabe irmão, não basta só se reconhecer pecador diante de Deus. É preciso haver um comprometimento de uma mudança...
Temos que brigar com o mundo, brigar com a carne, brigar com as vontades... porque o pecado tem sido um dos grande obstáculos, talvez um dos maiores, nas nossas vidas de crentes no Senhor.
Nós, que somos crentes, que nos sentimos lavados e alvejados no sangue do Cordeiro imaculado, JESUS, sabemos que temos um Deus cheio de bondade e amor. Qual o Deus, irmãos, que se esquece das transgressões de seus amados e perdoa?
A gente pode ver isso, em Miquéias 7: 18 – 19; “Qual o Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e que te esquece da rebelião do restante da tua herança? O Senhor que não retém a sua ira para sempre, porque ele tem prazer em ser bom. Tornará a ter compaixão de nós, nos perdoará de novo, das nossas transgressões e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. (Quando eu era pequeno eu via as benzedeiras dizer: “Que este mal vá pra profundezas do mar onde não canta galo e nem chora criança”.
Só que Deus, além de nos perdoar, ele não nos cobra nada, pelo perdão que nos dá. Podemos ver isso em Miquéias 6: 7; “Se agradará o Senhor que se lhe dê milhares de carneiros? Muito barris de azeite? Ou então que lhe sacrifiquemos o primogénito, fruto de nosso ventre, em troca do pecado de nossas almas?”
Deus quer o nosso arrependimento. Deus quer a nossa mudança de vida. Só isso basta a nosso Pai do Céu.
Lembremos da mulher adúltera em Jô 8:3 – 11. O que disse Jesus a mulher nos versículos 10 e 11? “Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou? Ela disse: ninguém Senhor, ninguém! E Jesus lhe disse: nem eu te condeno, VAI, E NÃO PEQUE MAIS”.
Se voltarmos ainda em Miquéias 6 e formos no verso 8 veremos que: “O Senhor só nos pede que pratiquemos a JUSTIÇA, que sejamos BONS e andemos em HUMILDADE com Ele e com o próximo”.
(Falar sobre: JUSTIÇA... BONDADE... HUMILDADE
O pecado está sempre a nossa frente, como vemos em Salmo 51:3.
Isso é pra nos dizer que nada é oculto aos olhos de Deus. Se imaginemos que coisas que falamos, pensamos ou fazemos por aí, ninguém viu, e possamos continuar fazendo, estamos enganados! Deus tá vendo. E na hora certa, talvez num tempo que não dá mais pra acertar, ele vai nos cobrar.
Não deixemos de observar o Salmo 139. Deus nos sonda e nos conhece.
Muitos irmãos conhecem o que nos diz o Sl 20.7: “há alguns que confiam em carros ou cavalos, nós, porém, nos gloriamos e confiamos no Senhor nosso Deus”. Há imãos nossos, falamos condoídos, buscando confiança nos jogos da Megacena, na Loto mania, até numa fézinha no jogo do bicho. Outros nos bolões esportivos, na rifas, nas maquininhas e até nos bingos. Cuidado, com os maus costumes...
1Cor 15:33: ”Não vos enganeis, as más companhias (conversações) corrompem os bons costumes”.
Sabemos que não há pecadinhos e nem pecadões. Aos olhos de Deus todas as transgressões, pequenas ou grande, são pecados, sejam, quais forem. Os mandamentos são dez: é tão pecado não respeitar ao 4º como não respeitar o 7º; tudo é pecado. É tão roubo, roubar um real como cinco milhões.
Cuidemos para não pecar, mas se pecarmos temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, não somente pelos nossos, mas também pelo pecado de todo mundo.
Jesus Cristo é aquele que João Batista diz em Jô 1:29; “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Jesus não tira os pecados do mundo, mas o pecado do mundo. Pois foi pra isso que Ele veio. Pra derramar o seu sangue precioso na Cruz do Calvário, em penhor, em pagamento de uma dívida que pesava sobre nós, e que nunca teríamos como pagá-la. Jesus nos resgatou da culpa para a regeneração. Todos os que estão em Jesus, são novas criaturas, são salvos. Amem, irmãos? Encerremos então.
Oremos ao Senhor.

*************************************************

Feche os teus olhos, abaixe a sua fronte...

Você crê nisso, meu amigo meu irmão? Você crê nisso, minha amiga minha irmã?
Se você ainda não teve esta oportunidade de aceitar a Jesus Como teu único Senhor e Salvador, hoje tens esta oportunidade. Levante uma de suas mãos. Não estais me obedecendo, mas obedecendo a voz de Jesus, que te fala ao coração, agora.
....................................................
Reflexão diária de: Erleu Fernandes
....................................................
Esboço de Pragação de: Erleu

0 comentários:

Postar um comentário