domingo, 15 de maio de 2011

A ROCHA



Leia em sua Bíblia: Mateus 7: 24 – 29 ( Ler )


Como que nós estamos tratando com a Palavra de Deus?
Damos de fato a verdadeira atenção e zelo para com a Palavra?
Temos aqui alguns efeitos que a Palavra realiza em quem a busca com interesse.
Ela cria.
Pela Palavra do Senhor foram feitos os céus e tudo o que neles há. ( Sl 33:6).
Ela é deleitosa. (A Palavra nos dá prazer)
Como que eu amo a vossa lei! Ela é a minha meditação todos os dias. ( Sl 119:97)
A Palavra gera temor.
"Então juntaram-se a mim todos os que tremiam das Palavras do Deus de Israel". ( Ed 7:4)
Ela nos impede de pecar.
"Escondi a sua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra a ti".(Sl 119:11)
Vemos nessa Palavra outro ponto que é a Prudência:
Será que temos sido prudentes no trato com a Palavra?
Gesto de Prudência.
Em 1Sm 25:18-35, como que Abigail, mulher de Nabal, usou de prudência, quando foi até Davi que já vinha guerrear contra seu marido, porque negara os alimentos pedidos por ele, através de seus soldados.
Quem se lembra da parábola das dez virgens?
Cinco prudentes e cinco descuidadas. (Mt 25:2,4.9-10) Cinco, chamadas de prudentes, levavam a sério o que a Palavra dizia, e se mantiveram monidas de quantidades maiores de azeite (Espírito Santo em si), se precaviam de não pecar. Dormiam, mas tinham as suas (lamparinas acesas) persepções ativadas. Enquanto que as outras cinco, chamadas nécias, eram imprudentes. Estavam presas mais nas vaidades do mundo, em brincadeiras e em passa-tempo, enfim... o azeite das lamparinas de suas vidas, que é o Espírito Santo, a cada dia que passava ficava menos impregnado nelas. E... quando chega o noivo, as cinco prudentes que estavam alertas, entraram para participar das bodas, e as nécia, embriagadas, das futilidades do mundo, com suas lamparinas apagadas, permaneceram dormindo.
O próprio Jesus agiu de prudência: quando a meretriz seria apedrejada. (Jô 8:1-11)
Jesus ainda nos lembra da prudência em Mt 10:16 quando diz.
Eis que eu vos envio como a ovelhas pra o meio de lobos; sede, portanto, prudentes com as serpentes e simples como as pombas.
Este texto(A CASA SOBRE A ROCHA) nos ensina que quando ouvimos a Palavra e a colocamos em prática, agimos como a um homem prudente que construiu a sua casa sobre uma enorme rocha. E nada poderá derrubar essa casa porque os seus alicerces estão bem fincados na rocha.
A sua fé, meu amado, é a casa de sua alma. Se ela está edificada sobre a rocha firme, chamada Jesus Cristo, nada te abalará, nem o capeta vai conseguir, e olha que bicho é brabo hem!
O Sl 62:6 nos diz que “Só Ele (Jesus) e a minha Rocha de salvação.”
Vejam bom irmão, como é bom estar em busca, sempre, da Palavra. Jesus só nos salvou uma vez. Daquele momento do nosso ENCONTRO com ele pelo, SIM, pelo BATISMO, pela PROFISSÃO DE FÉ, ficamos salvo. E uma vez salvos sempre salvos. Esta nossa decisão nos mostra que construímos a nossa casa sobre a rocha.
Quando decidimos por Jesus ele nos tira do lugar onde estivermos e nos coloca num lugar de honra, junto com ele.
O Sl 40:2 nos diz: “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremendal de lama; colocou-me o pé sobre uma rocha e me firmou os passos”.
Vejamos como que é linda essa palavra de Jô 3:16: Deus, na pessoa de seu Filho amado, pelo seu precioso sangue derramado na cruz por nós, fez isso, de uma maneira impressionante, odiando o pecado, mas amando os que estavam e estão no mundo!
Com isso abriu-nos as portas dos céus! Agora e sempre só dependerá de nós.
A única coisa que precisamos fazer (E JÁ FIZEMOS) é crer em Jesus e aceitá-lo como o nosso único Senhor e Salvador, como vemos em Mc 16:16. “Quem crê e for batizado será salvo, quem, porem, não crer, será condenado”.
Um dia, tomamos esta sábia decisão. Aceitamos, livres e espontaneamente a Jesus. Deixamos, que a partir daquele momento ele se tornasse o nosso único Senhor e Salvador.
Muitos, no mundo, ainda não tomaram esta decisão. Mas, a partir dessa tomada de decisão tudo vai mudar em suas vidas. Acabará de vez aquela velha criatura presa nas simpatias, aquela pessoa que buscava nas benzedeiras a cura de males, que fazia promessa a uma infinidade de santos; acabou aquela pessoa que buscava um dinheiro fácil nas loterias, nos bingos, na loto-mania, na mega senas, no jogo do bicho; sim meu irmão, com a aceitação de Jesus tudo isso ficará sepultado lá atráz com o seu, com o meu, com o nosso passado. Acabará com certeza aquela vela criatura presa aos vícios do cigarro, da bebida e de muitos outros maus costumes. Quem aceitou Jesus passou a ser um nova criatura lavada e alvejada no sangue do cordeiro de Deus, Jesus Cristo.
Nós que aceitamos a Jesus, ou você, que poderá vir a aceitá-lo hoje, não vamos deixar de ter problemas. Teremos de continuar trabalhando nas nossas profissões pra buscar o sustento de nossas famílias, continuaremos convivendo com as mesmas pessoas nos nossos diferentes ambientes. Só que diferentes do que antes éramos, no PENSAR, no FALAR e no AGIR.
As pessoas é que vão notar as diferenças que Jesus causou em nós. (BIS)
E as coisas que fazíamos antes? Vamos ter vontades de fazê-las de novo? Com certeza! O apóstolo Paulo diz:” Naquele tempo, em que eu vivia no mundo, fazia coisas que hoje até me envergonho, só de lembrá-las”.
Mas temos agora um grande incentivador, Jesus Cristo, que se orarmos e pedirmos ao Pai, em Seu nome, o Pai nos concederá. (Jô 14:13)
Sabe porque que teremos mais vontades de voltar ao velho homem? Porque diabo vai estar a todo momento te dizendo no ouvido, pra tu voltar a fazer aquilo...Mas você vai vencê-lo com orações. Quando tu deres vontade de voltar a fazer aquelas coisas, de ir àqueles lugares, de encontrar aquelas pessoas, diga para o diabo: “Eu agora sou de Jesus. E quem é de Jesus não fará mais essas coisas. Saia daqui, maldito, em nome de Jesus”.
Nunca nos esqueçamos, que a nossa velha criatura corrompida, malcriada, viciada e cheia de maus costumes vai estar ainda dentro de nós. Tente com todas as suas forças, orações e busca da Palavra, vencer as tentações que não serão poucas.
Sabe o quê que nós fizemos, irmãos? Fizemos uma grande barganha com o mundo. Trocamos aquela nossa velha criatura, aquela nossa vida medíocre, sem valor, por uma nova vida, junto com Jesus.
E sabem o quê que Jesus está pedindo de nós? Muito pouca coisa! Fácil de fazer. Que a gente ame a nosso próximo, do jeito que ele nos amou. (Jô 13: 34); “Um mandamento Novo vos dou, que vos ameis uns aos outros; como eu amei a vós que também vos ameis uns aos outros”. (Jo 15:12,17) “O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.17 Isto eu vos mando, que vos ameis uns aos outros”.
Jesus nos diz o quê nos versos 26 e 27?
Aquela pessoa que ouve a Palavra e não a põe em prática é igual a quem construiu a sua casa sobre a areia isso é: tem a sua vida apoiada, afixada, sobre o mundo com as suas ofertas baratas, com seus prazeres e com suas desobediências a Deus.
Aí quando vier a chuva dos problemas e das doenças; quando transbordarem os rios do desemprego, os vícios nos filhos e nas filhas, os adultérios, da faltas de comidas, roupas e remédios. Quando soprarem os ventos das desgraças, das mortes naturais ou por acidentes...Com certeza a estrutura vai ruir e sua ruína será dolorosa!
Mas aqueles que construírem as suas casas sobre a rocha, JESUS CRISTO, este terá como suportar tudo isso que vier sobre a sua vida, porque não será vencido. Pois quem tem Jesus em sua vida, será um eterno vencedor.
O que vemos em Rm 8:31?
Se Deus é por nós quem será contra nós”?
Deus nos dá a vitória, sim, mas nos manda que enfrentemos o inimigo.
Como vemos em 2Cr 20:1-26. Josafá, com um pequeno grupo de homens saiu vitoriosos, sem pegarem em armas. Se observarmos os versos de 15 a 17, Deus diz pra eles não ficarem com medo, mas irem ao encontro do inimigo, ir ao encontro do problema. Porque o Senhor pelejará por eles.
Como vemos no verso 20, quem crê no Senhor estará seguro.
Mas esse verso nos manda crê nos profetas, naqueles que Deus manda nos falar, os pastores.
No verso 21, na parte “b”, os cantores de Josafá, à frente, cantam um louvor o Senhor: RENDEMOS GRAÇAS AO SENHOR, SEU AMOR DURA PARA SEMPRE! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!
Irmão, já vamos encerrar. Esta é vitória dos que confiam no Senhor, daqueles que construíram suas casas sobre a rocha, Jesus.
Nós que nos afirmamos crentes no Senhor Jesus, em qual fundamento construímos, estamos construindo ou pretendemos construir a nossa fé?
Temos a impressão de que alguns estão com meia rocha-meia areia, ora firme, ora fraco.
Outros com mais areia-menos rocha, quase caindo de vez. (Sérgio Naya)
Outros tantos estão com rochas somente, firmes e fortes.
O melhor meio é os que estão firmes, trazer os que estão fracos ou quase caindo pra perto de si. Façamos, então, um exame de nossa fé e vejamos como estamos de fato.
Abaixemos nossas frontes, fechemos os nossos olhos. Vamos nos colocar na presença de Deus e deixemos que ele nos fale sobre a nossa fé.
Se há aqui algum irmão que ainda não se decidiu por Jesus e quer decidir hoje, dê um sinal com a sua mão. Nós queremos te acolher com o mesmo amor de Jesus. Este sinal tu não está fazendo pra mim, mas é para o próprio Jesus.

Oremos...
.................................................................
Reflexão do dia de: Erleu Fernandes
.................................................................
Esboço de pregação de: Erleu

0 comentários:

Postar um comentário