sábado, 21 de maio de 2011

DEXANDO SAUDADES

Leia em sua Bíblia; Atos 9.36-42


Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem que ninguém o lamentasse (2Cr 21.20b).


Quando eu era criança, tinha muito medo de cemitério. Não sei exatamente o que sentia, mas não gostava nem um pouco da idéia de saber que um dia lá seria o meu endereço final. A partir dos 22 anos de idade consegui vencer esse meu trauma. Recentemente, numa visita turística a uma cidade catarinense, entrei no cemitério da cidade, por simples curiosidade. Pude então relembrar duas grandes lições. A primeira foi ao observar vários túmulos de crianças e jovens. Isso me fez pensar no fato de que tenho de estar preparado para me encontrar com Deus a qualquer momento. A segunda lição veio quando estava lendo os epitáfios (aquelas palavras de homenagem que as famílias escrevem a respeito do falecido). Então pensei: O que tenho feito na vida? Será que meus feitos serão lembrados com saudade? Será que tenho procurado ser relevante por onde passo ou sou mais um na multidão?

No texto de hoje, lemos que Dorcas deixou um exemplo magnífico com sua vida, tanto que muitos se entristeceram com sua morte. Em contrapartida, o versículo em destaque menciona um tal de Jeorão, rei de Judá. Ele foi tão ruim como governante e como pessoa que o autor sagrado registra seu triste epitáfio: “Ninguém chorou sua morte”. É lastimável ter a vida resumida numa frase como essa. O pior é que ainda hoje há pessoas que ao sair de um emprego ou concluir um curso ouvem de seus colegas: “Já vai tarde!”. Mas, graças a Deus, podemos aprender com os erros dos outros. Assim, nosso grande desafio é não ficar lamentando o quão terrível foi nosso passado, mas mudar nossas atitudes atuais para que tanto nosso presente quanto nosso futuro sejam vividos de forma a refletir a presença do Espírito Santo em nossa vida. Sua vida deixará saudades?

...................................

Reflexão do dia de:

Erleu Fernandes-- CTBA – Brasil

.....................................

Contribuição: Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário