terça-feira, 31 de maio de 2011

AS SETE MARAVILHAS


Leia em sua Bíblia: Salmo 104.24-28

Pare e reflita nas maravilhas de Deus (Jó 37.14).

Você é capaz de dizer quais são as Sete Maravilhas do Mundo Antigo? Não? Recorde comigo: as pirâmides do Egito, os jardins suspensos da Babilônia, o templo de Diana em Éfeso, a estátua de Júpiter feita de ouro e marfim, o túmulo de Halicarnasso, o Colosso de Rodes, uma imagem do sol feita de bronze e o farol de Alexandria, todo de mármore branco.
Onde estão? Exceção feita às pirâmides, castigadas pela areia do deserto, são ruínas ou foram consumidas pelo tempo.
Você pode mencionar sete maravilhas brasileiras? Sim? Dou minha contribuição: o Rio Amazonas, a floresta amazônica, a baía de Guanabara, as cataratas do Iguaçu, o Pantanal, a Chapada Diamantina, o salto de Sete Quedas, sepultado nas águas da represa de Itaipu, e, claro, muitas mais.
Maravilhosa é a obra criativa do Todo-Poderoso.
Deus fez maravilhas em benefício de Israel. A Bíblia relata muitas delas: as águas do Mar Vermelho que se abriram para que o povo eleito passasse em terra enxuta, o maná que alimentou o povo e que cobria o solo a cada manhã, a água que Deus fez jorrar da rocha para mitigar a sede do povo. Mas a maior de todas é a vinda de Cristo, seu Filho, resultado de seu amor pelo homem. Sua vida e ministério, sua morte e ressurreição são maravilhas que não podem ser contestadas. Veio buscar e salvar o homem perdido.Todos esses fatos devem levar-nos a uma profunda reflexão. Como reagimos diante do amor de Deus por nós? Como insensatos, que desconhecem ou negam a Cristo? Ou como sábios que contemplam a obra de Deus e se rendem ao seu propósito de nos resgatar das trevas da perdição por meio de seu Filho?
Pare um momento e reflita nas maravilhas divinas. Este conselho, dado a Jó, tem grande valia para você. Sufoque, enfim, seu orgulho, sua vontade adversa ao amor divino e seja participante das boas dádivas que Deus tem para você. Diga, fazendo coro com todos os que amam a Cristo: Maravilhoso é o Senhor para nós. Cristo, a maravilha do amor de Deus.
.................................................
Reflexão de: Erleu Fernandes
.................................................
Fonte: O Pão Diário

......................................................................

A PAZ DE CRISTO (Nova Postagens)

Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos (Cl 3.15).
“No Salmo 30, vendo-se Davi libertado de um perigo muitíssimo grave, não só rende graças a Deus no tocante à sua própria pessoa, mas ao mesmo tempo convida e exorta todos os crentes piedosos a procederem da mesma forma”. (Calvino)
Sejam agradecidos. Estas duas palavras devem fazer parte de nossa vida diária. Infelizmente encontramos uma sociedade que tem prazer em enfatizar aspectos negativos. Somos desconfiados, desesperados, desanimados, mal-encarados, etc.
Só ficamos agradecidos por “grandes coisas” e por pouco tempo. O que prova que quanto mais temos, mais queremos, mais precisamos para ficar satisfeitos. Por isso os maiores exemplos de gratidão encontramos nas pessoas com maior dificuldade. Quando enfrentamos momentos difíceis passamos a enxergar a importância de cada conquista positiva.
Deus se agrada daquele que no lugar de reivindicar está pronto a doar; no lugar de resmungar, os seus lábios abrem-se para louvar. Quem agradece se fortalece e sua vida tem maior brilho. Um grande benefício da gratidão é que promove nossa qualidade de vida. É muito comum ser agradecido quando nos livramos de um problema ou recebemos uma bênção, mas tão comum também é rapidamente cessar esta gratidão, mesmo se a bênção continuar.
Que bom será, se passarmos este dia sem uma só reclamação. Faça isso neste dia. Aproveite o seu tempo e suas palavras numa atitude de gratidão e você estará plantando no seu coração uma semente chamada paz.
Gratidão é vida; quando a deixamos, estamos deixando de viver.

.......................................

Reflexão Do Dia Erleu Fernandes

......................................

Fonte: Pão Diário do dia 6/10/2010.



domingo, 29 de maio de 2011

LEVANTA-TE

Leia em sua Bíblia: Marcos 5: 21 43


"O texto para a mensagem de hoje está em São Marcos 5:21-43. Vamos começar lendo a primeira parte desta história. "Tendo voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar. Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: ...impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Jesus foi com ele." Marcos 5:21 a 24


Nos versículos restantes, narra-se a história completa da ressurreição da filha de Jairo e também registra-se o milagre da cura maravilhosa que Jesus operou na mulher que tocou suas vestes com fé.


O texto de hoje fala da morte. A morte, meu querido, é uma realidade inquestionável no mundo em que vivemos. Está presente todos os dias, em todos os lugares. Mas, apesar disso, ninguém a aceita. A vida pode ser a pior das vidas mas, quando chega o momento inevitável da morte, todos se agarram à vida. Sabe por quê? O ser humano não foi criado para morrer. A morte é uma intrusa na experiência humana.


No texto de hoje achamos uma mulher que está morrendo por causa de uma hemorragia incurável. Perde sangue e com o sangue, perde vida. Achamos também um pai desesperado porque sua filhinha está morrendo. Ele é um dos principais da sinagoga, e, naturalmente, conhece bem a Bíblia e deve ter tentado tirar conforto das promessas que ela contém. Mas há momentos na vida em que você não vê luz por nenhum lado e o sofrimento às vezes é tão grande que até a Bíblia parece não dizer nada. Bom, esta é a situação daquele Pai. Ele sente que está morrendo por dentro, embora as pessoas nem percebam a dor interior deste líder espiritual.


Neste momento, deve haver, com certeza, pessoas enfrentando a morte. Não falo apenas da morte física, refiro-me também a morte moral, emocional, social e espiritual. "Todo dia sinto que estou morrendo", me escreveu uma senhora depois do seu segundo divórcio. Você entende o que ela estava tentando dizer? "Meu filho está escravizado no mundo das drogas e é como se a vida tivesse acabado para mim." - me disse um dia um pai aflito. - Você é capaz de compreender o que aquele homem angustiado estava querendo dizer?


Sabe! Vivemos num mundo maldito pelo pecado e mais cedo ou mais tarde, você terá que encarar a morte. Não somente no leito de um hospital, mas talvez na porta da fábrica onde seu nome aparece na lista dos demitidos, ou nas palavras do esposo dizendo que o amor acabou, ou na traição do melhor amigo ou na porta da universidade onde seu nome não aparece na lista dos aprovados no vestibular.


Minha pergunta é: como deveria você reagir diante da morte? Resignar-se? Essa é uma possibilidade. Aceitá-la naturalmente? Repetir pra você mesmo que enquanto você estiver neste mundo a perda será inevitável e que, finalmente, tudo acaba no cemitério? Acostumar-se?


Por que, apesar de você conhecer a Jesus e, ter a esperança da ressurreição, parece desesperar-se diante da morte de um ser querido?


Bom, olhe para a história bíblica de hoje e pense um pouco. Com quem você se identifica melhor? Com a mulher que vai perdendo a vida lentamente ou com o pai que vê a filha querida morrendo e não sabe mais o que fazer para salvá-la? Talvez você se identifique melhor com a filha que vê todos os seus sonhos de juventude se estraçalhando pela proximidade da morte. Quem sabe, com os discípulos que estão ali sem entender nada, ou com a multidão? Quem é você nessa história?


Graças a Deus que no cenário daquela história de confusão, tristeza e dor, existe outro personagem que é Jesus. Ele sempre aparece nos piores momentos do ser humano, pronto para auxiliá-lo.


Olhe neste momento para Ele. Ouça a Sua voz dizendo: "Levanta-te!" Suponho que neste momento Ele pode entrar aí em sua casa e dizer: "Levanta-te!" Sua voz é enérgica. É uma ordem cheia de vida: "Levanta-te!"


Se você é um leitor da Bíblia, já deve ter ouvido a voz suave de Jesus dizendo a Maria Madalena: "Eu não te condeno." Mas, no cenário da história de hoje, Sua voz é forte e poderosa, provocando "temor e tremor" entre os que estão ali presentes. É que a morte acha que reina poderosa entre os homens, mas Jesus a desafia. Sua voz é cheia de autoridade, é quase um grito para, inclusive, despertar você e eu das possíveis sombras do sonífero da morte.


Naquele dia, havia muita morte envolvendo as pessoas. Havia tanta morte como hoje. Seu casamento está morrendo? E sua empresa, está morrendo? Seu filho, está morrendo? E você mesmo, será que está caindo aos pedaços por dentro?


Jesus é o Deus da vida. No relato bíblico de hoje você não tem que esperar que chegue a primavera para que a vida triunfe e a morte seja derrotada. "Levanta-te!" - diz Jesus - e aí, onde você estiver, experimentará a vitória sobre a dor, a morte e o desespero.


Ao longo de minha vida tenho achado pessoas com a vida destruída. Pessoas que já tentaram todos os caminhos e nada deu resultado. Cada dia que passa, sentem que se afundam na areia movediça da vida. De repente estende-se para eles o braço poderoso de Jesus tentando ajudá-los, mas não o aceitam. Estão cheios de preconceitos e temores e não conseguem libertar-se deles para segurar a mão auxiliadora do Mestre.


Esse foi o caso do próprio Jairo. Ele era chefe da sinagoga, um homem inteligente, culto e bem preparado. Como poderia ele juntar-se com gente simples que seguia a Jesus naqueles tempos?


Quem formava aquela multidão que seguia a Jesus? Prostitutas, ladrões, leprosos, quer dizer, os desprezados da sociedade, os rejeitados, homens e mulheres sem esperança. Como Ele, o rico e poderoso Jairo poderia descer de seu pedestal para juntar-se àquele povo? Mas a vida é ingrata. E dentro de sua ingratidão e aparente incoerência, ela é também uma grande mestra. Ensina-nos com lições que, de outro modo nunca aprenderíamos. Foi assim com Jairo. Sua filhinha estava doente e a ciência médica daqueles tempos não tinha o remédio para o mal que levava para a morte aquela jovenzinha preciosa.


Aonde ir então? Cada braçada que Jairo dava para sair daquela areia movediça o afundava mais no seu mundo de temores, dúvidas e preconceitos. Alias, sempre houve pessoas que olhavam para Jesus com preconceito. "Pode algo bom sair de Nazaré?" "Não é este o filho do carpinteiro?" "Se és o filho de Deus, salva-te e salva-nos" Você vê? Mentes arrasadas pelo preconceito, precisam desesperadamente de Jesus, mas tem medo de buscá-Lo publicamente.


Jairo está agora diante da morte da querida filha. E aí, sem saber o que fazer, nem onde mais ir, lembrou-se de Jesus e correu pedindo ajuda.


Esse Jesus que ajudou Jairo está hoje perto de você, embora não consiga vê-Lo, está aí, com os braços abertos, pronto a recebê-lo, esta aí ao seu lado com sua oferta de salvação gratuita. Você não precisa pagar nada. Tudo que precisa fazer é abrir o coração.


Existe no coração humano o sentimento inconsciente de que tem que fazer algo ou pagar alguma coisa para conseguir algum benefício. Se alguém nos oferece algo de graça, imediatamente pensamos que aquilo não deve valer muita coisa ou se valer, então, alguém está tentando nos enganar.


Vivemos num mundo onde se paga por tudo. Você "tem que fazer por merecer", dizemos. Mas, o relato bíblico, de hoje nos mostra uma verdade espiritual que precisamos entender para sermos cristãos felizes. Nesta história ninguém faz nada, exceto chorar diante da morte. Ninguém paga nenhum preço. Esta não é a história acerca do que nós, seres humanos, fazemos, mas acerca do que Jesus é capaz de fazer.


Comentando esta cena, Robert Farrar diz: "Jesus vem para levantar o morto. A única condição para receber vida é estar morto. Você não precisa ser inteligente, nem bom, nem sábio, nem maravilhoso. Tudo que você precisa é estar morto."


Eu não estou falando aqui de como vive o cristão, e sim, de como o pecador se torna um cristão. Tudo que você precisa fazer é cair ajoelhado e suplicar pela graça redentora de Cristo.


Talvez, aí onde você está, o peso da culpa do passado o faça sentir-se indigno. Quem sabe, sua consciência perturbada pelos erros vividos, grite em desespero dizendo que para você já não existe perdão. Talvez as sombras da morte estejam fazendo um círculo aterrador em torno de você. Mas, ouça o grito de Jesus: "Levanta-te!" Faça como a mulher com o fluxo de sangue: Acredite. Não importa se as outras pessoas caçoam de sua fé. Não importa se as multidões impedem sua aproximação de Jesus. Transponha os obstáculos, caminhe através da multidão e chegue perto de Cristo. Toque com fé as Suas vestes e depois sinta o milagre maravilhoso que Ele é capaz de fazer.


Um dos grandes problemas que às vezes temos, é que se apodera de nós o pensamento de que milagres acontecem com os outros, nunca conosco. Mas permita-me perguntar-lhe: Quando foi a última vez que você passou a noite inteira lutando com Jesus? Lembra-se de Jacó? Era já madrugada e o sol começava a despontar, quando o anjo pediu: "Deixe-me ir, pois já amanhece o dia", e Jacó agarrou o anjo e clamou: "Não te deixarei, senão me abençoares."


Quando foi a última vez que você ajoelhou-se e disse a Deus: "Senhor, não me levantarei, se não me der aquele emprego ou, se não trouxer meu esposo de volta"? Então, como você pode afirmar que os milagres só acontecem com as outras pessoas? Por favor, não se acomode em meio do sofrimento, aprenda a depender do Pai com fé, aprenda a aproximar-se de Jesus e tocar Suas vestes.


Você nasceu para a vida. Não permita que a morte tenha domínio sobre você. Clame em seu coração, chore se quiser e logo depois, abra seu coração a Jesus enquanto os Arautos do Rei cantam o que disse o apóstolo Paulo: "Eu não sou mais eu, Cristo vive em mim".


ORAÇÃO

Oh Pai querido! Obrigado porque naquela história que conta a ressurreição da filha de Jairo, a cura da mulher com hemorragia, nós podemos encontrar a Tua maravilhosa resposta para o drama que, muitas vezes, enfrentamos nesta vida.

A cada passo estamos diante da violência, diante da morte de um ser querido, diante da morte espiritual de um filho, diante da morte de nosso casamento, de nossa empresa. Quantos sonhos destruídos, quantos planos que acabaram no lixo. Mas neste momento queremos clamar pelo milagre da ressurreição. Foste capaz de ressuscitar a filha de Jairo; não será capaz de ressuscitar-nos hoje? Não será capaz de ressuscitar nossos sonhos e planos? Responde Pai! Em nome e pelos méritos de Jesus, amém.

..................................................

Reflexão diária de: Erleu Fernandes

CTBA - Brasil

....................................................

Fonte: Pr Alejandro Bullon

O PODER DA ORAÇÃO

1ª Samuel 1: 1 – 22.

Ler todo o texto com a Assembléia

Vers. 1 - 8

ELCANA: Possuía duas mulheres de nomes: ANA E PENINA

ANA: Esta não concebia por ser estéril

PENINA: Por ser normal havia dado filhos e filhas a Elcana.

NT: Uma vez por ano, Elcana com suas mulheres e filhos subia ao templo em Silo, para oferecer sacrifícios a Deus.

Lá no templo estava o sacerdote Heli e seus dois filhos sacerdotes: Hofni e Finéias.

Elcana, sacrificava, e do que sobrava ele dava porções a sua mulher Penina e aos seus filhos e filhas.

Ana: Esta recebia de Elcana os pedaços melhores, provas de que Heli a amava muito.

Ana: Era uma mulher triste porque não engravidava.

PENINA: Debochava de Ana. Chamava-a de Arvore seca e outros nomes mais.

Ana, humilhada, achincalhada, sequer comia. Só fazia chorar.

Todos os anos era a mesma coisa. E isso durou muitos anos!

Elcana dizia-lhe: Meu bem não chore! Coma! Porque que teu coração sofre assim?

Não sou eu para ti melhor do que dez filhos.

OPRÓBRIO. Era isso que Ana se sentia. Desonrada, maldita amaldiçoada.

Vers. 9 – 11.

Ana se prostrou na porta do templo em Silo. Orava e chorava. Se humilhava na presença de Deus. O sacerdote Helli observava.

Em voz baixa ela orava assim: “Senhor! Se na vossa infinita bondade, atenderes a aflição desta tua serva, de mim se lembrares, e desta serva não te esqueceres, mas deres a esta tua serva, um filho varão, prometo ao Senhor; o darei para vós por todos os dias da sua vida; e, sobre a sua cabeça jamais se passará navalha”.

Vers. 12 – 13.

O sacerdote Helli observava que a boca de Ana só balbuciava palavras. Ele nada entendia. Pois Ana só movia os lábios. Somente Deus é quem ouvia a sua voz. Daí, Helli imaginou que ela estivesse embriagada com vinho.

Vers. 14.

Assim disse Helli: “Até quando, Ana, ficarás assim bêbada. Deixa desta bebida, mulher”!

Vers. 15 – 16.

Ana lhe disse: Não estou bêbada, meu senhor! Eu sou uma mulher sofrida! Nem vinho, nem outra bebida forte qualquer, eu bebo. O que estou, é me derramando em angústias, perante o Senhor, nosso Deus!

Não tenha a vossa serva por filha de Belial ( satanás ) ! O que tenho falado a Deus, até agora, é da multidão dos meus desejos e do meu desgosto!

Vesr. 17.

Helli então lhe diz: Vá em paz; que o Deus de Israel te concedas aquilo que lhe pediste.

Vers. 18.

Disse Ana então: Que a sua serva ache graça perante os olhos do Senhor.

Assim Ana se foi, comeu, revigorou-se e o seu semblante ficou alegre.

Pela madrugada, Elcana e Ana se levantaram, oraram e adoraram ao Senhor.

Vers. 19.

Em Ramá, já em sua casa, Elcana a reconheceu como sua mulher e, o Senhor se lembrou de suas orações e ela ficou grávida, e nasceu Samuel, grande profeta de Deus.

O PODER DA ORAÇÃO

Sabemos, sem qualquer dúvida que a oração move o coração de Deus.

Gn 25:21== Rebeca era estéril, e Isaque orou incessantemente ao Senhor e ela concebeu.

2 r 30:27== Então os sacerdotes levitas abençoaram o povo, e sua voz foi ouvida, porque a sua oração chegou até a santa habitação, aos céus.

Sl 6: 9 == O Senhor já ouviu minha súplica. O Senhor aceitará a minha oração.

Is 56: 7 == ...porque a minha casa será chamada: casa de oração para todos os povos.

Mt 17: 21 == Esta casta de demônio não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

Mt 21: 22 == E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.

Lc 1: 13 == Palavra do anjo. Zacarias não temas, sua oração foi ouvida, Isabel tua mulher, concebeu e lhe dará um filho e tu lhe porá o nome de João.

At 1: 14 ==E todos perseveraram unanimemente em oração e súplica, com as mulheres, Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

At 10: 4 == O anjo de Deus disse a Cornélio: “As tuas orações e as tuas esmolas, tem subido, para memória, diante de Deus.

Rm 12: 12 == Alegrai-vos na esperança, sede paciente nas tribulações e perseverai na oração.

Cl 4: 2 == Perseverai na oração, velando nela com ação de graça.

2ª Tm 1: 3 == Dou graças a Deus, Timóteo, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque sem cessar, me lembro de você nas minhas orações, noite e dia. ( Pois Paulo via em Timóteo um homem de fé, sem fingimento; crente, confiante e fiel a Deus. Fiel a Deus como fora também a mãe e a avó; Eunice e Lóide. )

Mônica, mãe de Agostinho, orou 30 anos para que ele se convertesse ao Senhor

História:

Médico diz que a criancinha, com um tumor igual uma laranja na cabeça, só possuía 5% de chances de sobreviver. Mãe, pega acriança na enfermaria e sai pela rua e entra numa igreja. Por acaso o pastor estava lá. Ela se dirige ao pastor e pergunta: “Moço, o pastor está aí”? E o Pastor responde: “Sim, eu sou o pstor”. “Pastor, por favor, ore por meu filho! Pois o médico disse que ele só tem 5% de chance de viver”.

E o pastor lhe disse: “Mas se é só 5 % “ ... Ela disse: “Pastor 5% é muito pouco para as pessoas, mas o que é 5% pra Deus? Não foi Ele mesmo que disse que aquele que crê nele ainda que esteja morto viverá? Eu creio que Deus pode tudo”! O pastor deitou a criancinha no banco da igreja, ajoelhou e orou a Deus, no final da oração a febre desapareceu quase por completo. Ela voltou com a criancinha para o hospital e na semana seguinte a criança teve alta e foi pra casa curada. Aleluia! É o poder da oração.

HISTÓRIA 2.

Um jovem seminarista americano quis ser pastor pra pregar para os judeus. Além do seminário, se preparou por mais dois anos. Chegando na Itália, nenhum rabino lhe deixava pregar nas suas sinagogas. Então ele foi pra rua e começou a falar de Jesus, mas ninguém lhe dava atenção. Um judeu velho, lhe disse: “Comece a dizer para as pessoas: Deus te abençoe”! Isso deu mais ou menos certo.Mas logo passaram a achá-lo um louco.

Então ele subiu numa ponte, onde estava a mais de 10 metros da água de um rio, e gritou que iria se jogar. No meio a multidão que gritava: “pula, pula, pula” surgiu um rabino e lhe disse: “Não faça isso, porque tamanha agressividade contigo mesmo”? E ele disse;: “É porque ninguém me deixa pregar nas sinagogas, eu que sou pastor evangélico”! O Rabino disse: “Então se tu tens um motivo, pule e, se saírdes vivo, depois disso tudo, eu te deixo pregar, na minha igreja.

E o jovem pastor, pulou. Por sorte saiu vivo desta aventura. E procurando o rabino, ficou combinado que no próximo domingo ele pregaria na sinagoga dele. Mas com uma condição: Ele não poderia falar de Jesus, de Salvação e de Espírito Santo. Só de Deus!

Preparou uma palavra, dentro do Livro de 1ª Rs 17: 17 – 24 ( A ressurreição do filho da viúva de Sarepta) e ele pregou para os judeus ali reunidos sobre o poder que Deus deu a Elizeu e dá a aos seus servos. Não falou de Jesus, Salvação e Espírito Santo.

Terminada a sua pregação, ele desceu do púlpito e caminhava pelo corredor central da igreja. Antes do penúltimo banco um homem lhe chama: “Pastor” . Ele para e olha para o homem que tem uma criança de uns cinco anos no colo. O homem lhe disse: “Ore pelo meu filho, ele não anda e tem as pernas inertes”!

Pensou ele: “O rabino me proibiu de falar de Jesus lá na minha pregação, mas aqui no banco da igreja não”. E o homem já estava de pé, com a criança deitada em seus braços. O jovem pastor colocou as mãos sobre o corpo da criancinha e disse: “Senhor, o teu filho Jesus disse em Jô 14:13” Tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei para que o Pai seja glorificado no Filho “. Glorioso Deus, eu vos peço, Senhor, que o Senhor tenha compaixão desta criancinha. Eu creio que para vós tudo é possível, eu te oro em nome de Jesus! Amem! Deu um tapinha no ombro do pai da criança e saiu.

Quando ele deu uns dois passos para sair da igreja, ouviu o pai da criança dizer em voz alta: “Olha, ele está mexendo com as pernas”!

Todos aqueles judeus, daquela sinagoga, que presenciaram tal milagre, do poder da oração, se converteram.

Eu lhes digo, irmãos, orem. Mas orem com vontade sem nenhuma preocupação de horário. Seja pela manhã, seja à tarde, seja na noite ou seja pela madrugada. A única ação que move o coração de Deus em nosso favor é a oração.

Eu vos deixo o meu carinho cristão e o meu desejo que Deus lhes conceda muita unção através de teu Santo Espírito, para que não percamos em nós esta graça de sermos instrumentos puros e santos na mãos do Senhor. Seja pra pregar, seja pra orar ou seja pra cantar. Amem?

......................................

Reflexão diária de: Erleu Fernandes

CTBA - Brasil

.......................................

Esboço de Pregação de: Erleu

sábado, 28 de maio de 2011

COMO POSSO COMPARTILHAR A MINHA FÉ, SEM DISCUTIR

COMO POSSO COMPARTILHAR A MINHA FÉ, SEM DISCUTIR?

Eu gostaria de traçar passo a passo uma aproximação que uso para compartilhar a minha fé com outros. Ao seguir este método, eu tenho evitado argumentos desnecessários que teria impedido uma apresentação completa do Evangelho. Primeiro, eu faço cinco perguntas para determinar a condição espiritual da outra pessoa. Durante esses momentos, eu só estou buscando informação, e apresento o meu caso.

Em seguida, eu peço para que a pessoa leia diversas passagens chaves da bíblia e pergunto o que estes versos significam pra ela. O objetivo aqui não é pregar, mas permitir que o Espírito Santo venha a dar convicção à pessoa – à medida que ela pensa sobre as verdades das Escrituras.

A APROXIMAÇÃO.

1.Você tem algum tipo de crença espiritual?

2.Quem é Jesus pra você?

3.Você crê que existe um céu e um inferno?

4.Se você morresse agora, para onde você iria?

5.Se aquilo que você crê não fosse certo, você gostaria de sabê-lo?

PASSO 1 - A Aproximação.

Quando você faz perguntas, estas permitem que a pessoa possa expressar o seu ponto de vista. As pessoas gostam de dar suas opiniões. Quando fizer uma pergunta, não dê a sua própria resposta. Isso não o levará a nenhuma parte. No momento que a outra pessoa diz que vai reencarnar-se ou se decompor quando morrer, você vai querer entrar na jogada e responder. Não o faça! Além das perguntas que veremos as seguir, às vezes eu uso outras perguntas introdutórias como uma “ponte”. Aqui está uma das minhas favoritas: você vai a alguma igreja? Isto soa pouco ameaçador. Tente fazer esta pergunta a pessoas em seu trabalho e observe o que vai acontecer. Esta pergunta pode servir como uma transição eficaz às perguntas que se seguem.

1.Você tem algum tipo de crença espiritual? A primeira pergunta não nos diz se a pessoa crê em Deus. A esta pergunta, as pessoas poderiam responder: “Isto não é da sua conta”. Mas se você lhe pergunta se tem algum tipo de crença espiritual, elas falarão com você, alguns cinco ou dez minutos. Deixe que elas falem porque quando terminarem, terão pouca coisa para discutir com você. Se elas simplesmente respondem sim, sem nenhuma explicação, siga adiante com a próxima pergunta.

2.Quem é Jesus para você? Quando você pergunta a uma pessoa o que ela pensa de Jesus, ela geralmente responde: “O Filho de Deus”, ou “O homem que morreu na cruz”. Mas se eu perguntasse a algum de vocês quem é Jesus, eu esperaria que a sua resposta refletisse o seu relacionamento pessoal com Ele. Eu esperaria que você dissesse: “Meu Senhor e meu Deus”. Assim, ouça cuidadosamente a resposta da pessoa.

3.Você crê que existe um céu e um inferno? A terceira pergunta é segura. É uma pergunta intelectual. Ela simplesmente pergunta o que a pessoa crê com relação à vida futura.

4.Se você morresse agora, para onde você iria? Eu perguntei a uma senhora: “Você crê que existe um céu e um inferno”? As suas palavras foram exatamente estas: “De forma nenhuma”. Mas a quarta pergunta é pessoal. Assim, quando eu lhe perguntei para onde iria se morresse, ela disse: “Para o céu é claro”! A questão passou de sua cabeça para o seu coração. Quando você começa a falar do aspecto pessoal de uma pessoa, ele ou ela tornam-se bastante sérios. Se a pessoa responde: “Céu”, você pergunta: “Por quê”? A resposta que ela lhe der indicará a sua verdadeira crença. Se ela diz: “Eu não sei”, continue com a próxima pergunta.

5.Se aquilo que você crê não fosse o certo, você gostaria de sabê-lo? A última pergunta é difícil. Jesus deixou os fariseus e os saduceus quase loucos com as perguntas difíceis que fazia, por isso eu também não me desculpo por fazer tais perguntas. Quais são as possíveis respostas à pergunta nº 5? Sim ou não. Se é sim, você continua. Se a resposta é não, pare. E eu lhe direi o que vai acontecer, toda vez que você parar aí. A pessoa dirá: “Bem, você não vai dizer-me nada”? É muito raro que você receba um não definitivo. Se lhe disserem não, lembre-se, já não é mais seu problema, é problema de Deus.

NB: No próximo sábado, eu lhe darei um resumo, com as passagens bíblicas, que você poderá utilizar para compartilhar a sua fé sem discutir.

Que o Senhor te abençoe e te guarde e lhe dê uma paz rica e duradoura.

...........................................

Reflexão diária de: Erleu Fernandes

CTBA - Brasil

...........................................

Fonte: O Testemunho – Vida Cristã.

............................................

DEIXANDO SAUDADES

Leia em sua Bíblia; Atos 9.36-42


Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem que ninguém o lamentasse (2Cr 21.20b).


Quando eu era criança, tinha muito medo de cemitério. Não sei exatamente o que sentia, mas não gostava nem um pouco da idéia de saber que um dia lá seria o meu endereço final. A partir dos 22 anos de idade consegui vencer esse meu trauma. Recentemente, numa visita turística a uma cidade catarinense, entrei no cemitério da cidade, por simples curiosidade. Pude então relembrar duas grandes lições. A primeira foi ao observar vários túmulos de crianças e jovens. Isso me fez pensar no fato de que tenho de estar preparado para me encontrar com Deus a qualquer momento. A segunda lição veio quando estava lendo os epitáfios (aquelas palavras de homenagem que as famílias escrevem a respeito do falecido). Então pensei: O que tenho feito na vida? Será que meus feitos serão lembrados com saudade? Será que tenho procurado ser relevante por onde passo ou sou mais um na multidão?

No texto de hoje, lemos que Dorcas deixou um exemplo magnífico com sua vida, tanto que muitos se entristeceram com sua morte. Em contrapartida, o versículo em destaque menciona um tal de Jeorão, rei de Judá. Ele foi tão ruim como governante e como pessoa que o autor sagrado registra seu triste epitáfio: “Ninguém chorou sua morte”. É lastimável ter a vida resumida numa frase como essa. O pior é que ainda hoje há pessoas que ao sair de um emprego ou concluir um curso ouvem de seus colegas: “Já vai tarde!”. Mas, graças a Deus, podemos aprender com os erros dos outros. Assim, nosso grande desafio é não ficar lamentando o quão terrível foi nosso passado, mas mudar nossas atitudes atuais para que tanto nosso presente quanto nosso futuro sejam vividos de forma a refletir a presença do Espírito Santo em nossa vida. Sua vida deixará saudades?
...............................
Reflexão do dia de: Erleu Fernandes
CTBA - Brasil
................................
Fonte: Pão Diário

sexta-feira, 27 de maio de 2011

skip to main | skip to sidebar LIBERTOS DO PECADO

Leia em sua Bíblia: Romanos 6:12

O pecado é o grande espinho na carne de todos os humanos. Mesmo alguém muito santificado, tem que lidar com essa inclinação horrenda que nos afasta da vontade de Deus.
Como será que nos livraremos dele? Qual o processo de redenção do pecado segundo a Bíblia?
Acredito que o início da obra salvífica de Deus acontece quando as pessoas começam a perder o prazer ou amor pelo pecado. Mesmo antes de alguém ser salvo, Deus começa a agir na vida do homem, libertando-o do prazer do pecado. Penso que essa mudança não fornece, ainda, a santidade ou a justificação decorrentes de uma conversão genuína. No entanto, acredito que nesse estágio do convencimento já haja uma ação profunda do Espírito Santo.
Como, pois, Deus salva o seu povo do prazer do pecado? Começa a revelar a sua natureza santa a indivíduos que outrora nem sequer pensavam sobre isso. Em seguida, quando o indivíduo se arrepende e crê, ele nasce de novo e, portanto, recebe uma nova natureza. Nesta hora acontece a regeneração.
O que sucede a nossa regeneração, evidenciada pela fé e arrependimento é a libertação da punição do pecado. Toda alma que verdadeiramente coloca a sua confiança no Senhor Jesus é salva da condenação da culpa, do peso e da punição do pecado.Quando Paulo disse ao carcereiro: "Crê no Senhor Jesus e tu e tua casa serão salvos", ele quis dizer que todos os pecados estariam perdoados por Deus. Da mesma forma que Jesus dizia para as pessoas que criam nele: "A tua fé te salvou" - Lc 7:50.
Como vemos, a salvação plena é um processo que ainda está incompleto. Entender esse processo é fundamental para que não interpretemos mal o que acontece dentro de nós. Muitos Cristãos, ainda que sinceros, tiram conclusões muito erradas à respeito da salvação. Para eles, quando alguém é realmente salvo será liberto da natureza pecaminosa e, portanto, não terá mais tentações nesse mundo. No entanto, por mais que alguém queira, encontrará dentro de si a mesma natureza enganosa e fraca característica dos humanos sem Deus. Mas, se é assim, qual a diferença que o Evangelho faz nas nossas vidas?
Deus nos dá poder para resistir as tentações.
O apóstolo Paulo diz que podemos ser livres do poder do pecado. No livro de Romanos, capítulo 6 e versículo 12 ele escreve: "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões".
Ainda que haja uma natureza pecaminosa em nós, há também uma nova natureza lutando contra a velha. Quanto mais investirmos na nova natureza, menos seremos dominados pela antiga.
Mas eu quero agora olhar para o futuro do pecado. Seu futuro será a definitiva erradicação da vida do crente, pois ele terá que comparecer diante de Deus sem ruga e sem mácula. Verdadeiramente, este é um status que alcançaremos no futuro. Hoje, Deus nos vê em Cristo e, por isso, poderemos comparecer diante dele. Mas haverá um dia, quando tivermos um corpo glorificado, o pecado não mais fará parte da nossa natureza. Através da sua graça, Deus está trabalhando para destruir definitivamente o pecado em nossas vidas. Começa convencendo de que ele não vale a pena. Depois, quando nos arrependemos e cremos em Jesus, nos perdoa da punição destinada a toda a humanidade. Depois, nos proporciona poder para resistir as investidas do diabo. Por fim, seremos livres da sua presença, pois, além de termos um corpo glorificado, habitaremos num lugar onde ele não existirá.
Glória a Deus! Sua obra é perfeita. Enquanto isso, busquemos a santificação e, cada vez mais, o pecado perderá o seu poder em nossas vidas.

............................................

Reflexão diária de: Erleu Fernandes

.............................................

Fonte: Mensagens do Google

quinta-feira, 26 de maio de 2011

VINDE E VEDE

Leia em sua Bíblia: João 1:35-46


"Você pode me dizer onde eu encontro uma lâmpada"?
"Claro! Venha comigo e eu levarei até o local onde estão".
Em muitas lojas os funcionários são instruídos a levar os clientes até o local onde estes possam encontrar o que estão procurando ao invés de simplesmente dar-lhes orientações verbais. Este ato comum de cortesia e o andar com alguém que tem uma dúvida pode nos ajudar a expandir o nosso conceito do significado de levar outros a Cristo.
No livro de João 1, a frase "Vinde e vede" aparecem duas vezes. Quando dois curiosos discípulos de João Batista perguntaram a Jesus onde Ele estava morando, o Senhor lhes respondeu: "Vinde e vede" (v.39). Após passar o dia com Jesus, André encontrou seu irmão, Simão Pedro, e o levou ao Mestre (vv.40-41). No dia seguinte, Felipe disse a Natanael que ele havia encontrado o Messias. Natanael lhe perguntou se de Nazaré poderia sair alguma coisa boa."...Respondeu-lhe Felipe: Vem e vê" (João 1:46).
Testemunhar em prol de Cristo pode ser um acontecimento único quando falamos das boas-novas sobre Ele aos outros. Contudo, também pode envolver a caminhada ao lado das pessoas que buscam ajuda e retidão. Sem a necessidade de palavras, o nosso interesse genuíno em seu bem estar espiritual, nossas orações e nosso envolvimento lhe diz: "Vinde e vede. Caminhemos juntos e eu o levarei até Ele". Hoje, você, que já levou tantas pessoas a visitarem estes ou aqueles lugares panorâmicos e belos, para serem visitados, em sua cidade, tens um toque em seu coração, a convidar pessoas a conhecerem a Cristo e ao seu Evangelho. Em minha próxima postagem, vou lhe dar algumas dicas, pra que você tenha o diálogo perfeito com quem vais falar de Jesus e de sua salvação, conquistada por Ele na Cruz, a preço de Seu precioso sangue. Te deixo o meu abraço e a minha súplica à Deus que te abençoe.
............................................................
Reflexão do dia de: Erleu Fernandes
CTBA - Brasil.
............................................................
Fonte: Nosso Andar Diário

PREPARADOS

Leia em sua Bíblia: Deuteronômio 1.1-8


Corram de tal modo que alcancem o prêmio (1Co 9.24b).


Conheço alguém que vive horas de tensão antes de apresentar idéias novas perante os diretores da empresa em que trabalha. Por ser jovem, foi escolhido para desafiar a “velha guarda” a considerar novas direções. Ele vive na ânsia de se preparar adequadamente para encarar a platéia de pessoas com muito mais anos de experiência, mas sente confiança e coragem quando pesquisa a fundo seus assuntos.
Você leu hoje que Moisés desafiou o povo de Israel a avançar, da mesma forma `como Deus ordenara anos atrás, quando acamparam bastante tempo junto ao Monte Horebe (Sinai) para receber a lei de Deus e chegara a hora de partir para o alvo, a terra de Canaã. Agora, passados os quarenta anos de andanças pelo deserto, onde toda a geração desobediente morreu, a nova geração estava preparada suficientemente para empreender a invasão da terra prometida. Se demorassem mais nos confortos do acampamento, poderiam perder a coragem de avançar ao desconhecido. Faltava só Moisés repetir a Lei do Senhor, assunto de Deuteronômio, para que soubessem servir ao Senhor na terra prometida a eles, terra a ser reservada para o nascimento do Messias, o Salvador. Ele também relembrou o desafio a Josué, seu sucessor: “Não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, é quem lutará por vocês” (3.22). Tome para você esta promessa diante de qualquer problema ou dificuldade, esperando no mesmo Deus.
Quando andamos em comunhão com o Senhor, estamos preparados para qualquer coisa, inclusive nossa morte e a volta de Cristo. Certa vez, quando uma criancinha não entendia a morte de seu pai, sua mãe disse:
- Deus o quis e o chamou para estar com ele. Um dia chamará nós todos.
- Mas, mamãe, se não sabemos quando será, não devemos fazer as malas?
“Fazer as malas” espiritualmente é aceitar nossos desafios e correr para alcançar nossa recompensa eterna, recebida do próprio Deus! Estar preparado é viver em santidade, buscando a cada dia cumprir a vontade de Deus.
................................
Reflexão diária de: Erleu Fernsndes
CTBA - Brasil
.................................
Fonte: O Pão Diário.













quarta-feira, 25 de maio de 2011

DEUS ODEIA O PECADO


Mas ama ao pecador!


É isso mesmo?


Leia em sua Bíblia: 1ª Coríntios 4:9


Podemos aceitar que existe um sentido genérico do amor de Deus. Ele demonstra e fala de amor ao mundo, à humanidade, à sua criação. Como calvinista, não tenho nenhuma dificuldade em aceitar isso. Temos que entender, porém, que no sentido salvífico (a salvação eterna da perdição e condenação do pecado) o amor de Deus é derramado exclusivamente sobre o seu povo e, individualmente, sobre os que ele eficazmente chama para si. Sobre aqueles que responderão, ao chamado eficaz, abraçando a Cristo como único e suficiente Salvador. A frase "Deus odeia o pecado, mas ama ao pecador", entretanto, por mais que seja proferida e repetida, é uma forma simplista de expressar uma situação complexa, pois realmente é impossível separar o pecado do pecador, como se o pecado fosse uma entidade com vida independente, que apenas se utiliza do corpo e da mente do praticante. Tiago (1.12-15) nos ensina que o pecado é gerado dentro das pessoas, partindo da própria concupiscência, externando sua prática em um relacionamento "simbiótico" (de dependência mútua) com o praticante. Sem barreiras e controles, enfim, sem a redenção, leva à morte. O pecado é algo odioso em suas manifestações. Estas são verificáveis nas pessoas, pecadoras, sem as quais ele é indescritível e amorfo. Em Romanos 9.11-18 a Bíblia fala do "aborrecimento" (ódio) de Deus contra Esaú, contrastando com o amor derramado sobre Jacó. Mas a Palavra de Deus expressa em outras ocasiões (além desse caso específico, de Esaú e Jacó) o ódio ("aborrecimento") de Deus a pecadores. Isso ocorre, porque ele é tanto JUSTIÇA como AMOR.
Por exemplo, no Salmo 11.5, lemos "O Senhor prova o justo e o ímpio; a sua alma odeia ao que ama a violência". Veja que ele não odeia somente a violência (inexistente, sem o praticante), mas "ao que ama a violência" - uma pessoa, o pecador.
Em Pv. 6.16-18 lemos sobre sete coisas que o senhor abomina (odeia): olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre irmãos. Quando lemos essa descrição das "coisas" que o Senhor odeia, vemos que elas não são especificamente "coisas", mas são pessoas que realizam certas ações; a descrição é a de pessoas que Deus abomina. Isso fica bem claro nas duas últimas "coisas" - uma pessoa, ou outra, que é: "testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos".
Não resta dúvida, portanto, que pelo menos nessas instâncias específicas Deus odeia pecadores. Consequentemente, isso deve nos fazer cautelosos de dar uma declaração genérica e abrangente de que ele não odeia pecadores, pois esse ensinamento não pode ser atribuído, dessa maneira, a Bíblia carece de inúmeras qualificações.

.......................................

Reflexão diária de: Erleu Fernandes

CTBA - BRASIL

.......................................

Fonte: Solano Portela – no Google.

O AMOR DE DEUS

Leia em sua Bíblia: Gênesis 17:1


Falar do amor de Deus é falar do vínculo da perfeição. Mas o que de Deus se pode conhecer, Ele mesmo manifestou: "Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou" Romanos 1.19. Aos pecadores Ele se dá a conhecer pelas coisas criadas: "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis" Romanos 1.20. Agora para os seus filhos, Ele se dá a conhecer pelo seu Filho Jesus: "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar" Mateus 11.27.

O Amor não é um sentimento de Deus para com os homens, mas o seu próprio caráter. Quando pensamos como homem, achamos que o amor de Deus é como o nosso sentimento. Um amor de pai para filho, de marido para a sua mulher, ou de um amigo para outro. Amor não é um sentimento que Deus nutre pelas suas criaturas, mas o seu próprio ser. Deus é amor (I João 4.8), por isso, vemos manifestar-se nEle todos os seus atributos.

Deus é Benigno; é Paciente e sofredor; é Santo e não busca o seu próprio interesse; é Justo e não folga com a injustiça, mas é Fiel e se alegra com a verdade. É Longânimo e não se irrita; tudo Ele crê, tudo Ele espera e tudo Ele suporta (I Coríntios 13.7).

No amor vemos todos os atributos de Deus sendo manifestos. Em cada um daqueles atributos que meditamos nesses dias está o Deus de amor: "Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco" II Coríntios 13.11. "Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim" João 13.1.

Você pode perguntar então: - Como pode um Deus que ama, se irar e lançar alguém no inferno? É porque Ele é amor, e o amor não se alegra com a injustiça, mas com a verdade. Deus é amor, e por Ele ser amor não pode justificar o ímpio: "O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR" Provérbios 17.15.

O que faz Deus abominar a injustiça é o seu amor. Se pensarmos que o amor de Deus é um sentimento, nunca iremos entender como Ele pode ser Amor e se Irar. É porque a Sua Ira também é a manifestação de um Deus que ama. A Sua Ira é a manifestação de um Deus de amor. Justificar o ímpio não é amor, mas lançá-lo no Lago de fogo por desprezar a Sua Justiça é a manifestação do seu amor.

Já ouvi muitas vezes dizerem que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Isto não é verdade. Ele odeia o pecado e age com justiça com o pecador. O seu amor irá punir o pecador incrédulo. Se o pecador crer no amor que Deus nos tem, e que manifestou em Seu Filho, ele é salvo. Se não crer já está condenado: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" João 3.16-18. O Deus de amor salva e também pune toda injustiça.

Deus amou a Jacó, mas aborreceu a Esaú (Romanos 9.13). Não foi um sentimento injusto, onde Deus ama um e odeia o outro. Deus usou a Sua Misericórdia em Jacó e o sua Justiça em Esaú. Um creu e o outro foi profano: "E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou" Hebreus 12.16-17.

Deus não sente amor, mas é amor. Podemos sentir amor, falar do amor, mas não amar. O amor verdadeiro não é um sentimento que se manifesta por língua, ou em palavras, mas por obra e em verdade: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade" I João 3.18.

Deus não sentiu amor por alguns pecadores, mas pelo mundo, e Ele deu prova do seu amor para conosco, que quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. O Deus de amor não justificou o pecador, mas deu o seu único Filho para ser sacrificado por nós e hoje somos salvos pela sua vida: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." Romanos 5.8-10.

Ninguém tem maior amor do que este, de dar a sua vida pelos seus amigos (João 15.13). O amor de Deus não é um sentimento que cega o entendimento, mas se manifesta em forma de justiça salvadora: "Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos" I João 4.9. O amor de Deus não aceita viver com o homem pecador, mas salva-o dos seus pecados: "Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados" I João 4.10.

Se não compreendermos que Deus é amor, nunca vamos entender porque um Deus de amor irá lançar o pecador no Lago de fogo. O Deus de amor deu o Seu Filho para salvar os pecadores, e pelo mesmo amor irá lançar no Lago de fogo todo aquele que não crer. O pecador que for lançado no Lago de fogo estará lá por causa do amor de Deus. Deus nos salvou pelo seu amor, e irá permanecer no seu amor cumprindo toda a Sua Palavra: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor" João 15.10. Amém.

................................................

Reflexão do dia de: Erleu Fernandes

CTBA - Brasil

................................................

Contribuição: Ir Sulamita.