segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


BARRO

Leitura Bíblica: Jeremias 18: 1-6.

“Não sejamos insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. (Ef 5:17).

     Deus tinha um plano para o seu povo, por isso informou ao profeta Jeremias o que estava para fazer. Os Israelitas desobedeceram a Deus e, em seu zelo pela nação, ele está resolvido a enviá-los para o cativeiro como forma de purificação. Sendo assim, Deus manda Jeremias fazer uma visita à casa de oleiro. Chegando lá, ele começa a observar o trabalho, e assim vem a Palavra de Deus ao profeta: “eu sou o oleiro, vocês são o barro”. Da mesma forma que o oleiro estava concentrado em sua tarefa, Deus também concentrava suas ações para que as pessoas pudessem chegar mais perto dele. Mas devido à sua desobediência, elas precisam se purificar – isto fazia parte do projeto de Deus.
     No texto de hoje, podemos notar que em dado momento o vaso que o leiro estava fazendo se estragou. Não sabemos por que razão isso aconteceu. Não sou oleiro, mas imagino que umas das causas pudesse ser o fato de que o barro ainda estivesse um pouco duro, precisando por isso ser amassado por mais tempo para atingir a textura necessária. O oleiro precisou destruir o que já havia feito para poder começar tudo de novo.
     Quando isso acontece com as pessoas, Deus, como bom oleiro, também recomeça o seu trabalho em nossa vida espiritual. O vaso, que nós somos, se quebra muitas vezes. Talvez isso se deva ao fato de que a matéria-prima ( nossa vida) precisa ser amassada um pouco mais para atingir o ponto em que ela fique moldável, por assim dizer. Deus usou o cativeiro para moldar o povo de Israel. Do mesmo modo, Deus usa as mais diversas circunstâncias da vida para moldar a cada um de nós, até que nos tornemos um bom vaso segundo a sua vontade. Somos apenas o barro; só o Oleiro pode definir e criar a melhor forma e o tipo do vaso.
.......................................................
Reflexão do blog de: Erleu Fernandes.
.......................................................
Seja mais um seguidor deste blog – erleu_cruz@hotmail.com.
...............................................................
“Quando o homem trabalha ele trabalha, quando o homem ora Deus trabalha”
(Pr Grassir – 1ª. I.B.V.O.).

0 comentários:

Postar um comentário