terça-feira, 24 de janeiro de 2012


ESCOLHAS

Leitura Bíblica: Gênesis 3:1-13.

“Dirige os meus passos conforme a tua Palavra; não permitas que nenhum pecado me domine” (Sl 11:133).

     Em nossas escolhas diárias, muitas vezes não temos uma orientação clara de Deus – ele é necessária, com o quanto ao que vamos vestir ou comer, por exemplo. Porém, em outras ocasiões bem mais importantes, sabemos exatamente o que Deus ordena. Adão é Eva também sabiam: deviam cuidar do jardim e podiam comer os frutos de todas as árvores, exceto de uma (Gn 2:15-17). Havia uma proibição bem clara, que na verdade era um teste. E eles falharam.
     Assim como no caso deles, nossas escolhas (obedecer a Deus ou não) vão nos aproximar de Deus ou nos distanciar dele. A desobediência do primeiro casal trouxe uma conseqüência que afetou toda a humanidade: separação de Deus, que só foi superada com a morte de Cristo em nosso lugar. Isso devia nos fazer pensar mais nos resultados de nossas atitudes do que no prazer proporcionado por elas – aliás, o gosto da fruta não deve ter sido bom, quanto parecia, não é mesmo?
     É fácil condená-los, mas teríamos feitos diferente em seu lugar? Quantas vezes sabemos exatamente o que Deus quer, mas escolhemos desobedecer-lhe? Somos testados diariamente e tentados a, como Eva, ouvir mais os outros do que Deus. Há vozes por todos os lados querendo nos convencer de que Deus não disse tal coisa, que sua Palavra é ultrapassada ou que não vale a pena segui-lo. Não podemos dar ouvidos a tais argumentos – temos que prestar atenção somente ao Espírito de Deus.  Ele fala conosco pessoalmente e por meio da Bíblia. Aliás, é o conhecimento do que Deus disse em sua Palavra que nos protege contra as tentações. Quanto mais conhecemos Deus pessoalmente por e meio de experiências com ele, mais teremos certeza de que ele tem o melhor para nós. Afinal, fomos criados por ele – quem melhor que o Criador para saber o que precisamos e por qual caminho devemos seguir? “Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir  as tuas ordenanças” (Sl 119:30).
......................................
Reflexão do Blog de Erleu Fernandes.
.....................................
....................................
“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119:105).
     

0 comentários:

Postar um comentário