segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DÁDIVAS


DÁDIVAS
Leitura Bíblica: 1 Crônicas 29.10-20.


“Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos” (1Cr 29.14b).


Preste atenção na maneira como você se refere aos seus bens - na maioria das vezes nossa tendência é destacar o pronome possessivo “meu”. Vivemos numa sociedade que valoriza a posse, o acúmulo e a exaltação das riquezas. A Bíblia não proíbe que tenhamos bens e dinheiro, mas não devemos considerá-los como um tesouro” (Mt 6.19-21). Isto significa não pôr nossa confiança no dinheiro como se ele fosse resolver todos os nossos problemas.
No texto que lemos, Davi ora a Deus agradecido pela enorme quantidade de ofertas recebidas para a futura construção do templo. Duas vezes ele ressalta que toda aquela riqueza veio de Deus, como dádivas para o povo.
Para um cristão é fácil reconhecer tudo que ele tem e recebe como proveniente das mãos do Senhor, porém realmente difícil é viver como se tudo viesse somente das mãos de Deus. É preciso aprender a viver na dependência dele, apenas das dádivas que ele nos dá. Isto não quer dizer que você não possa fazer uma poupança, ter emprego fixo ou pagar um plano de previdência. O desafio é viver sem a preocupação constante de como vão ser os negócios e a economia nos próximos meses e anos. Oramos para que Deus nos dê “o pão nosso de cada dia” hoje, mas na verdade o que queremos é o pão nosso do próximo ano agora. Não é fácil viver de forma cristã e desprendida numa sociedade onde o consumo e o acúmulo de bens é um objetivo de vida. Porém, podemos aprender a confiar mais em Deus e no seu sustento. O primeiro passo é reconhecer que todos os nossos recursos vêm do Senhor. Depois precisamos aprender a ofertar. Esta é uma forma de nos desprendermos dos bens e demonstrar gratidão pelo que recebemos. Quando ofertamos, retribuímos a Deus o que ele já nos deu e auxiliamos em sua obra, contribuindo com a igreja e com entidades sociais, sociedades missionárias ou pessoas necessitadas. Por fim, aprenda a agradecer a Deus tudo que ele lhe dá. Não é preciso dar nada – apenas repassar o que Deus nos confiou.
Reflexão de: Erleu Fernandes
..................................................
...................................................
NB: “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medula, e é ápta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12).
---------------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário