sábado, 7 de janeiro de 2012


TIAGO-17

AULA DE E.B.D. – 17/17.  
EDITADA NO SÁBADO – DIA 7/1/2012.

TÍTULO: ACERCA DOS QUE SE SALVAM.
Autor: Pr. José Humberto de Oliveira.
Texto Básico: Tiago 5:19-20.
Texto devocional: Hebreus 2:1-4.
Versículo-chave:
“Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tg 5:19-20).
Nesta semana leia diariamente a bíblia
Segunda: Mateus 13:1-23; Terça: Lucas 15: 1-32;  Quarta: João 21:15-25;   Quinta: Atos 3:11-26;  Sexta: Atos 20: 17-35;            Sábado: 1Timóteo: 1:12-20Domingo: Hebreus 10:26-31.


                                    INTRODUÇÃO
     O mundo animal nos ensina que” uma ovelha e um porco agem de forma diferente diante de uma poça de lama. Uma ovelha que cair na lama não se sentirá a vontade lá. Ela lutará e soltará berros até conseguir sair. Por outro lado, o porco procurará a poça de lama. Quando a encontra, rola dentro dela, grunhindo de satisfação. Na verdade, ele começará a guinchar se tentarem tirá-lo de lá” (Devocionário: Pão Diário 4).
No encerramento da epístola, Tiago abre seu coração e demonstra preocupação com as ovelhas (“irmãos”) que se desviam da verdade. Ao fazer isso, nos ensina como devemos agir diante de tal realidade.
I-A QUEM O AUTOR ESTÁ SE DIRIGINDO?
“Meus irmãos” – O autor usou esta expressão vária vezes nesta epístola (1:2, 16,19; 2:1,5,14; 3:1,10,12; 4:11), e intensifica o uso quando parte para sua conclusão (5:7,9,10,12). O que esta maneira do autor se dirigir aos seus leitores pode nos ensinar? Tiago usa esta expressão por dois motivos:
1º)-Para deixar claro que está se dirigindo aos que pertencem à família da fé (o motivo mais importante). 
São “irmãos” porque crêem no mesmo Senhor, Deus e Pai (cf Ef 4:5-6). Ninguém que não pertença a comunidade dos salvos receberá, no Novo Testamento, esta tratamento ou nome. É fato que o termo “irmão” também é usado para se referir a alguém que é filho do mesmo pai e da mesma mãe, como é o caso do próprio Tiago que era “meio-irmão” de Jesus (MT 12:46-50; Gl 1:19); e Paulo menciona os “falsos irmãos” em Coríntios 11:26.
2º)-Para simplesmente continuar (e concluir) uma seqüência de assuntos que começou em 1:2, que se intensifica ainda mais no último capítulo, quando ele usa a expressão “se alguém entre vós” (três vezes, em 5:13,14 e 19. Em todas as vezes, o autor não apenas mostra sua preocupação pastoral, mas também orienta como a igreja deve agir. No primeiro caso (5:13) ele está preocupado com os que estão sofrendo; no segundo, com os enfermo (5:14); e por último com os que desviam da verdade (5:19). Em outras palavras, o que a igreja deve fazer quando um dos seus (“alguém entre vós”) se desvia da verdade?
II-O QUE O AUTOR ESTÁ ADMITINDO?
A “verdade” que Tiago se refere neste texto são mandamentos cristãos e o conjunto de doutrinas cristãs que devem ser praticados, conforme mesmo nos ensina em 1:22. Todavia, também devemos crer que a “verdade cristã” está liga à pessoa de Jesus Cristo, que disse “eu sou a verdade” (Jô 14:6). Portanto, quando alguém se desvia da verdade, isto não é apenas um desvio moral, espiritual ou comportamental, é um desvio da própria pessoa de Cristo.
Uma importante pergunta: Porque as pessoas se desviam da verdade?
II.1)-Perseguição (Mt 24:9-10/ Mt 13:20-21
Sempre lemos e ouvimos sobre pessoas que sofreram (e ainda sofrem em nossos dias) por amor a Cristo. Existem livros que relatam estes testemunhos. Todavia, há muitos também que negaram Seu Senhor quando enfrentaram angústias e perseguições. É importante ressaltar que “perseguições” não significa necessariamente, alguém ameaçando de morte ou espancamento. Calúnias, difamações e mentiram também são formas de perseguição.
II.2)-Mundanismo (2Tm 4:10; Tg 4:4).
O próprio Tiago que faz a expressa declaração que “aquele que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4:4); e João completa dizendo que “se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2:15). O recado está bem dado.
II.3)-Fé Superficial ( 1Jo 2:19.
Muitas vezes nos impressionamos quando ouvimos de alguém que “estava na igreja” há tantos anos e, de repente, se desviou. Mas devemos nos lembrar que Jesus falou da semente que “não tem raiz em si mesma, sendo antes de pouca duração” (Mt 13:21). Está na igreja há muitos anos não é sinônimo de uma fé profunda. O escritor aos Hebreus se surpreendeu com seus leitores que, devido ao tempo decorrido, ainda estavam se alimentando de leite, quando deveriam se banquetear com alimento sólido (Hb 5:11-14).
II.4)-Rejeitar a boa consciência (1Tm 1:19-20).
Observemos bem esta expressão do apóstolo – “rejeitando a boa consciência”. Esteja certo que a rejeição da boa consciência começa com a rejeição da “voz” da consciência. O apelo da Escritura é para que “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hb 7:15). Ninguém se desvia da verdade “da noite para o dia”. É sempre resultado de um processo.
II.5)-Prosperidade (Dt 32:15; Sl 62:10).
Sabemos que cristãos se afastam de deus muito mais em tempo de abundância que de escassez. Charles Swindoll afirmou que existem dois períodos difíceis na vida do crente: dos dois, disse ele, o último é o mais difícil. É muito fácil se esquecer de Deus em tempo de fartura. Pergunte aos israelitas, eles conhecem isto bem de perto (Dt 8:17-20; Jr 2:13.
II.6)-Envergonhar-se de ser cristão ( 2Tm 1: 15-16).
O Senhor Jesus Cristo advertiu: “Qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Mc 8:38). Observe que Jesus fala dEle e de Suas palavras. Veja que conta-senso: uma geração adúltera e pecadora se envergonhar de Cristo e Suas Palavras! Não teria de ser o contrário?
II.7)-Problemas interpessoais (Mt 5:21-26; Mt 18:15-20).
Infelizmente, muitos se esquecem que não podem afirmar que estão em comunhão com Deus, quando não estão em comunhão com seus irmãos. Vários textos bíblicos confirmam esta verdade cristã (Hb 12:14-15; 1Jo 1:11; 3:15; 4:20); mesmo assim, eles se enganam acreditando que problemas de relacionamento entre irmãos nada têm a ver com o desviar-se da verdade. A ausência de perdão e reconciliação entre irmãos quebra a comunhão com o Pai celestial, e isto leva muitos a se desviarem da verdade.
III-QUEM O AUTOR ESTÁ INCENTIVANDO?
O autor está incentivando “alguém” a buscar o desviado: “e alguém o converter”. O termo grego para o verbo converter significa “voltar ao caminho”, “regressar”.
“Se alguém o converter”. Tiago não tem uma pessoa específica em mente. Não disse que têm de ser os presbíteros, como em 5:14, nem o pastor, nem alguém do ministério de evangelismo e discipulado da igreja – simplesmente “alguém”. O pronome indefinido ensina-nos que Deus pode e quer usar qualquer um na congregação para trazer de volta seu irmão desviado. Mas, afinal, quem é suficiente para esta obra? Quem é este “alguém”?
III.1)-Alguém que se preocupa com o desviado.
A pessoa que abandonou a verdade é um pecador, no sentido de estar em pecado e, por isso, precisa se arrepender do seu caminho errado e ser conduzido à comunhão com Deus e coma a igreja. Leia provérbios 14:12: 24:11.
III.2)-Alguém que esta consciente da seriedade do caso.
O convite é para “salvar a alma da morte”. O “desviado” é o que “saiu da via”, do caminho. Para ter a vida e paz com Deus ele precisa retornar ao caminho. Se acharmos que está tudo bem com e para os desviados, jamais teremos disposição de buscá-los. Permita-=me um testemunho pessoal. Sempre que encontro um desviado, digo-lhe: “você não achas que está na hora de voltar para a casa do Pai, meu irmão”? Interessante, eles sempre abaixam a cabeça e afirmam que precisam fazer isto, pois não estão em paz com Deus. E nem poderiam!
III.3)-Alguém que está disposto a pagar o preço desta tarefa.
Você deve se lembrar que na parábola da ovelha perdida, o pastor foi atrás da que se desviou, disposto a enfrentar vales, montes, animais ferozes, etc. (Lc 15:4). Ir atrás do desviado muitas vezes não é uma tarefa fácil, mas responda: quanto vale uma alma? Na cotação de Jesus, uma  alma vale mais que o mundo inteiro (Mc 8:36).
III.4)-Alguém que tenha convicção da preciosidade deste trabalho.
“Sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tg 5:20). Ser usado por Deus para trazer um desviado de volta à comunhão com o Pai celestial e com a igreja é uma tarefa muito sublime. Salvar almas de alguém e fazer com que seus pecados sejam perdoados é lidar com valores eternos. Se você ainda tem dúvida, esclarecemos: são os pecados do desviado que serão perdoados.
                              CONCLUSÃO
Alguém já afirmou que “o caminho de volta para Deus começa com o coração quebrantado”. Na verdade, não podemos converter alguém, nem podemos salvar alguém da morte, nem podemos cobrir seus pecados. Entretanto, podemos seguir o exemplo de Jesus e colocar nossas vidas no altar de Deus, para que Ele nos use para tão sublime e incomparável tarefa.
******************************************
NB: Foi muito bom poder ter dividido com vocês, leitores deste meu blog, estas 17 aulas deste livro de E.B.D. intitulado “Tiago A Fé em Ação”. Confesso que foi edificante porque eu pude crescer junto com cada aula que postava aqui. Muito grato e que Deus vos abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário