terça-feira, 31 de janeiro de 2012


RIVAIS

Leitura Bíblica: Salmo 109: 1-20.

“Amem os seus inimigos e façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam” (Lc 6: 27-28.
     O texto que lemos hoje assusta? Mas não é assim que agimos muitas vezes? Queremos que Deus nos vingue, castigando aqueles que nos prejudicaram. Davi chegou a pedir que a morte apanhasse seus inimigos de surpresa e eles descessem vivos à sepultura (Sl 55:15).
     Você pode argumentar que não tem inimigos declarados. Pense, então, naquelas pessoas que tornam sua vida difícil por meio de engano, desrespeito e até violência. Por exemplo, no estado em que moro a rivalidade entre os dois principais times de futebol é muito grande. Os comentaristas esportivos dizem que há uma “gangorra”: se um time está bem, o outro não estará. Sendo assim, é muito difícil conviver pacificamente. Trocar de time, então, é considerado traição. A rivalidade é tão “normal” que um dia parabenizei um amigo por uma conquista do “time inimigo” e ele ficou surpreso!
     Jesus ensinou que devemos amar os nossos inimigos (veja o versículo em destaque). Como é difícil fazer isso! Pensamos que tais pessoas não merecem nosso amor – mas esquecemos que nós também não merecíamos o amor de Deus. Contudo, ele ama os bons e os maus. Cristo morreu para reconciliar com Deus até mesmo aqueles que o crucificaram.
     Tenho de admitir: não sou capaz de amar assim. Preciso da ajuda de Deus a cada dia.  Somente por amor a ele posso abandonar minhas restrições pessoais e retribuir o mal com o bem. É mais fácil amar apenas quem é agradável e confiável, e que me ama também – mas até as pessoas sem Deus fazem isso! Os cristãos tem de ir além e surpreender os outros fazendo aquilo que eles esperam. Jesus disse que devemos orar por eles e também demonstrar em ações concretas nosso amor.  Se eles não mudarem de atitude, problema deles – nós mudamos! Não seremos mais motivados pelas ações dos outros, mas pelo desejo de obedecer a Deus. Quer livrar-se dos seus inimigos? Ame-os!
......................................................................
Reflexão do blog de Erleu Fernandes.
.......................................................................
.........................................................................
“Não deixe que o inimigo (o diabo) sinta que você está com medo (dele). (Erleu Fernandes).

0 comentários:

Postar um comentário