sexta-feira, 20 de abril de 2012

CARTAS


CARTAS

Leitura da Bíblia: 1 Tessalonicenses 1: 1-10.

“A relva murcha e as flores caem, ma a palavra de nosso Deus  permanece para sempre” (Is 40:8).

     Hoje lemos o início de uma das cartas escritas pelo apóstolo Paulo. Em sua época, este era u meio eficiente de entrar em contato com as igrejas e amigos que ele deixara em outras cidades. Na Bíblia temos preservadas treze de suas cartas; na maioria delas, Paulo explicou a doutrina cristã ás igrejas recém-formadas. Deus tinha transformado suas vidas por meio de Cristo, mas elas queriam saber como viver para agradar ao Senhor.
     No texto de hoje, Paulo contou aos tessalonicenses que era grato a deus por eles, por sua fé verdadeira e por serem cristãos exemplares.  Paulo tinha ajudado a fundar aquela igreja em uma de suas viagens missionárias (At 17:1-9) e soube que eles permaneceram fiéis apesar das perseguições que sofreram. Sabemos disso porque hoje podemos ler a mesma carta que aquela igreja recebeu. Mas seriam tais cartas apenas informativas para nós? Faz alguma diferença lê-las se foram escritas para pessoas que não conhecemos e que viveram em uma época diferente da nossa? Sim, faz! Deus não preservou estes textos como meros documentos históricos; eles também valem para nós hoje. A doutrina exposta pelos apóstolos em suas cartas respondiam às dúvidas de pessoas do primeiro século, mas continuam respondendo às nossas perguntas também.
     A Palavra de Deus nunca fica antiquada nem envelhece. Podemos até lê-la numa linguagem mais acessível, mas seus princípios não mudam. O que Deus disse aos tessalonicenses, efésios, romanos, filipenses e outros grupos por meio das cartas também se aplica à nossa vida cristã. A doutrina cristã não é ultrapassada, mesmo sendo escrita a muitos séculos. Em qualquer situação podemos aplicá-la, mesmo que nossos conflitos não sejam os mesmos dos primeiros cristãos. Por meio da Palavra de Deus, o Espírito Santo continua transformando vidas, orientando e corrigindo a conduta de quem a lê e pratica seus ensinos.
..............................................
Reflexão dos blogs de: Erleu Fernandes.
..............................................
..............................................
“Você acabou de alimentar o seu espírito coma a Palavra de Deus. Não o deixe passar fome”.
     

0 comentários:

Postar um comentário