terça-feira, 10 de abril de 2012

TÍTULOS 3


TÍTULOS  3


Leia em sua Bíblia: Números 13.26-14.9


“Jamais apagarei o seu nome do livro da vida”... (Ap 3.5)


Depois que Moisés saiu do Egito com o povo de Israel e este chegou à fronteira de Canaã, o destino de sua viagem, ele enviou 12 homens com a missão de espiar a terra. Ao cabo de quarenta dias eles voltaram trazendo os seus relatórios. Dez dentre eles deram um parecer negativo e apenas dois, Josué e Calebe, apresentaram um relatório favorável, baseado na sua confiança em Deus.
Contudo, o povo seguiu a maioria e rebelou-se. Por isso teve de peregrinar no deserto por quarenta anos até que toda a população adulta morresse, com exceção de Josué e Calebe, que conseguiram entrar na Terra Prometida. Foram recompensados porque confiaram em Deus e creram que poderiam ter conquistado o objetivo, enquanto a maioria rebelde não conseguiu receber o prêmio.
O apóstolo Paulo, comentando esse incidente, escreveu:
“Deus não se agradou da maioria deles; por isso seus corpos ficaram espalhados no deserto. Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram” (1Co 10.5,6).
Josué e Calebe são lembrados como homens de fé. Mas, e os outros? Dificilmente alguém se lembra dos nomes dos outros dez espiões que foram com Josué e Calebe espiar a Terra de Canaã. No entanto, os nomes de todos eles estão escritos na Bíblia, um pouco antes do texto que você leu hoje (Nm 13.3-16).
Se os nomes de todos estão aí, por que nos lembramos apenas de Josué e Calebe, e isso depois de bem mais que três mil anos? A razão é simples: somente Josué e Calebe perseveraram em servir a Deus, e para Deus é isso que importa – por isso preservou sua memória de forma destacada.
No entanto, mais importante do que ser lembrado pela posteridade é Deus mesmo se lembrar de nós por toda a eternidade, conforme diz o versículo em destaque hoje!
...............................................................
Reflexão do Blog de: Erleu Fernandes.
..............................................................
..............................................................
“Josué e Calebe – dois nomes que Deus não esquece e que para nós vale a pena lembrar como exemplos”.

0 comentários:

Postar um comentário