segunda-feira, 9 de abril de 2012

SEM PRESSA


SEM PRESSA

Leitura da Bíblia: Tiago 1: 19-21.

“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tg 1:19).

       Qual de nós nunca ouviu o conselho: “Vá sem pressa”! Isso sempre acontece quando julgamos necessário certos cuidados. Quando os filhos saem de carro, os pais costumam dizer isso.
     Podemos fazer outra pergunta. Qual de nós nunca se arrependeu de haver dito algo que não deveria? Será que o irmão de Jesus, o apóstolo Tiago, viu alguma vez Jesus cometer esses deslizes. E olha que foram quase 30 anos debaixo do mesmo teto!
     As recomendações sobre ouvir incorporam pureza, generosidade, interesse pela verdade. Essa postura requer certa disciplina mental. Conta que um conhecido apresentador de TV afirmou por experiência: “Descobri que sempre que fico calado, acabo aprendendo alguma coisa a mais”. Deveríamos ter ansiedade em aprender, não de falar. A recomendação de sermos tardios para falar requer cautela. A pressa em falar nos leva a dizer coisas erradas, e também no tempo errado. Quando estudamos a vida de Jesus, vemos que ele manifestou certa reserva, mesmo com todo o seu saber. No seu justo julgamento, seu silêncio perturbou a todos. Quanto apelo houve para que falasse, e ele tudo ouvia calado!
     A obediência à ultima recomendação de Tiago é altamente lucrativa. Ira em nenhum caso lembra a excelência do caráter. Está sempre próxima da baixeza. Diríamos que essa recomendação é uma legislação para o nosso temperamento. É bem frequente alguém se confessar arrependido por ter perdido a paciência! Pressa em exigir nossos direitos nos leva à ira. Há uma promessa gloriosa para os mansos. “Eles herdarão a terra” (Mt 5:5), e podemos incluir aí tanto na terra material como na celestial. Isso é colocar nas mãos de Deus os nossos direitos, onde eles receberão um cuidado bem melhor.
...................................................
Reflexão do Blog “jerusalemeaqui” de: Erleu Fernandes.
.....................................................
.....................................................
“Ouvir antes de falar + evitar a ira = paz e sabedoria”.

0 comentários:

Postar um comentário