sábado, 21 de abril de 2012

DISCIPLINA-1


DISCIPLINA

“Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te aborreças de sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como um pai, a filho a quem quer bem” (Prov. 3: 11-12).
“Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai”? (Hb 12:7).

     Muitos são contrários à disciplina dos filhos, dizendo que ela é uma violência física e emocional. Isso criou uma geração de crianças sem limites. Elas fazem escândalo em lojas se não recebem o que querem e dominam os pais que, acuados, fazem todas as suas vontades. Não obedecem às autoridades e muitos professores trabalham com medo dos alunos. São pessoas que, quando adultas, não sabem reagir diante de circunstâncias ruins, pois não lhes foi negado nada e por isso pensam que será sempre assim. Enfim, a falta de disciplina gera pessoas despreparadas para a vida.
     Deus, como Pai, não age assim. Ser seu filho é um privilégio: recebemos coisas boas (leia: Mt 7:9-11) e viveremos eternamente com ele. Porém até chegarmos ao céu, nossa vida tem que ser transformada para que agrademos a Deus. Então, passamos por problemas diversos. Sofremos, choramos, imploramos a Deus que nos livre de tanto mal. Mas depois que os problemas passam (ou são substituídos por outros), percebemos o quanto crescemos com a situação. Deus corrigiu alguns de nossos erros, ou até mesmo nossa rota – se continuássemos naquele caminho, ele nos levaria para longe de Deus. No versículo em destaque de hoje aprendemos que esta é a forma pela qual o Pai nos disciplina. Ele não nos trata como um pai desinteressado e negligente, mas age para o nosso bem e nosso crescimento: “Pois eles (nossos pais) nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia: Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes de sua santidade” (Hb 12:10). No momento em que estamos sendo disciplinados, porém, geralmente não nos lembramos disso. Como crianças, ficamos magoados e não acreditamos que sofrimentos tragam benefícios. No texto de hoje, porém, somos aconselhados a não desprezar a disciplina do Senhor, pois ele faz isso com quem ama: seus filhos!
     Então, encaremos nossos sofrimentos de uma nova perspectiva: Deus está trabalhando em nossas vidas para nos aperfeiçoar!
...........................................
Reflexão do Blog de: Erleu Fernandes.
...........................................
..........................................
“Atritos e desgastes são necessários para afiar ferramentas e lapidar pedras preciosas”.

0 comentários:

Postar um comentário