sábado, 28 de agosto de 2010

OBEDIÊNCIA, BASE DA FAMÍLIA

Ler na Palavra: Samuel 12: 1 - 10.

Vemos aqui, irmãos, nesta passagem do 2º livram de Samuel, no seu capítulo 12, em que Davi era o rei. Ele era o todo poderoso. Era ele o que dava ordens e punia com severos castigos ou morte a quem o desobedecesse. Podemos confirmar aí, que o abuso de poder, o abuso de autoridade, desde que o mundo é mundo existiu, existe e existirá. Estava Davi sentado no alpendre de seu palácio, no seu descanso da tarde, eis que ao olhar para a sua piscina particular, estava lá uma linda mulher, Betsabá, Nua! Sim, nua do jeito que nasceu nadando nas límpidas águas da piscina do rei. Pergunto a você, amado irmão e amada irmã: por que Betsabá estava ali? Quem a autorizou a se banhar na piscina do rei, sendo ela a mulher de um soldado do rei? Raciocinemos amados, se o rei, que era livre para ter quantas mulheres quisesse, ao ver uma mulher daquela, jovem, bonita, sozinha, nua, se banhando em sua piscina, não iria se interessar por ela?
Invertamos os papéis: essa mulher, Betsabá, ao entrar na piscina do rei, naquela hora em que ele costumava estar à sombra do alpendre, descansando do almoço, ela já estava com segundas intenções, ela já queria despertar interesse no rei por ela. Em suma: Urias, já estava sendo traído por ela antes mesmo que Davi quisesse estar com ela. Ainda mais naquele jeito.
N.B. irmãos. O homem temente a Deus deve: por amor a Deus, por amor a sua esposa, por decisão de vir a não cometer adultério, fugir das tentações. Tanto, que Jesus, quando nos ensinou a orar, nos dando a oração do Pai Nosso, ele deixou bem claro, que devemos suplicar a Deus que não nos deixe cair em tentações. Ele não disse que não teremos tentações, mas nos ensinou a pedir a Deus que não nos deixe cair nelas. E Davi caiu. Foi tentado pela vadia Batsabá. Vadia sim! Ela podia ser a única ovelhinha que Urias tinha. Mas ele, Urias, não sabia que era traído por ela.
O homem, como se vê no A.T., era um ser absoluto em relação à mulher. Esta lhe era submissa e não tinha direito algum a reclamar. Vivia sob o jugo do marido e este lhe manejava como um objeto, um artigo de sua propriedade. Ele podia ter quantas mulheres quisesse. Mas, ai delas, se viesse a se deitar ou mesmo namoricar com outro homem! Era decretado a ser apedrejada até morrer. Não recordemos, no evangelho de Jo 8:5, Jesus e a Mulher adúltera, pega em adultério? Essa pena era somente para as mulheres. O Homem não era punido. Lembremos o que Jesus disse para eles: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra”.
Saibamos que, fomos criados para obedecer a Deus através do que nos diz a sua Palavra. A família só será de fato feliz, unida e próspera se dentro de si tiver a prática da obediência. Seja a obediência e o respeito dos filhos para com os pais, dos pais para com seus filhos, seja a obediência às leis do matrimónio dos cônjuges um para com o outro e a obediência ao que nos mostra os ensinamentos contidos no bojo dos livros, capítulos e versículos da Bíblia. Havendo obediência na família, a harmonia, a alegria, a saúde, a prosperidade... enfim, as bênçãos do céu serão constantes e grandiosas. Creia, exercite a fé e pratique a obediência.
........................................
RDD. Reflexão Do Dia, do Blog jerusalemeaqui - Erleu
........................................
Esboço de pregação de: Erleu Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário