domingo, 8 de agosto de 2010

SOBERANAS

Leia em sua Bíblia: Efésios 5: 22 - 28.
O jovem rei Artur foi surpreendido pelo monarca do reino vizinho, enquanto caçava furtivamente em um bosque. O rei vizinho poderia tê-lo matado no ato. Pois tal era o castigo para quem violasse as leis da propriedade.
Contudo se comoveu, por ser ele um rei, e pela simpatia e juventude do rei Artur ele lhe oferecera a liberdade, desde que no prazo de um ano trouxesse a resposta a uma pergunta difícil.
A pergunta era: O que realmente as mulheres querem?
Semelhante pergunta deixaria perplexo até o homem mais sábio, e ao jovem Artur lhe parecia impossível respondê-la. Contudo aquilo era melhor do que a morte, de modo que regressou ao seu reino e começou a interrogar as pessoas.
Interrogou a princesa, rainha, as prostitutas, os monges, os sábios, o palhaço da corte, em sua, todos e ninguém soube dar uma resposta convincente. Porém, todos o aconselhavam a consultar a velha bruxa, porque somente ela saberia a resposta. Mas o preço era alto, já que a bruxa era famosa em todo o reino pelo exorbitante preço cobrado pelos seus serviços. Já chegaria o último dia do acordo e Arthur não teve mais remédio senão recorrer a feiticeira. Ela aceitou dar-lhe uma resposta satisfatória, com uma condição: primeiro ele teria que aceitar o seu preço. Ela queria casar-se com Gawain, o cavaleiro mais nobre da távola redonda e o mais íntimo do Rei Arthur!
O rei Arthur a olhou horrorizado: era feissima, tinha só um dente, desprendia um fedor que causava náuseas até a um cachorro, fazia ruídos obscenos. Nunca o rei havia topado com uma criatura tão repugnante, a ponto de se acovardar diante da perspectiva de pedir a um amigo de toda a sua vida para assumir essa carga terrível.
Não obstante, ao inteirar-se do pacto proposto Gawain afirmou que não seria nenhum sacrifício excessivo em troca da vida de seu melhor amigo. A bruxa, de sabedoria infernal, deu a resposta ao rei Arthur, dizendo: "O que realmente as mulheres querem é: SEREM SOBERANAS DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS".
Todos ficaram sabendo da resposta da bruxa e confirmaram que de fato ela havia dado a resposta certa e ele estaria salvo.
E assim foi. Ao ouvir a resposta do monarca o vizinho lhe devolveu a liberdade. Porém, que bodas tristes foram aquelas,... toda corte assistiu e ninguém se sentiu mais desgarrado entre o alívio e a angústia, do que o próprio rei Arthur.
Gawain, entretanto, se mostrou cortês, gentil e respeitoso. A velha bruxa usou, na festa, de seus piores hábitos. Comeu sem usar os talheres, emitiu ruídos e um mau cheiro espantoso. Chegou a noite das núpcias. Quando Gawain, já preparado para ir para cama aguardava a sua esposa vir deitar-se... eis que surge a mais linda e charmosa mulher que um homem poderia imaginar como esposa. Gawain ficou perplexo e lhe perguntou o que havia acontecido.
A jovem lhe respondeu com um sorriso doce: que como ele havia sido cortês com ela, a metade do tempo ela se apresentaria como a bruxa horrível e a outra metade com aspecto de uma linda donzela. Então ela lhe perguntou: - Qual preferiria para o dia e qual preferiria para a noite? Que pergunta cruel... Gawain se apressou em fazer cálculos... Poderia ter uma jovem adorável durante o dia para exibir para os amigos e a noite na privacidade de seu quarto uma bruxa espantosa ou, quem sabe, ter de dia uma bruxa e uma jovem linda nos momentos íntimos de sua vida conjugal.
Você, amigo leitor, o que teria preferido? O que terias escolhido?
Gawain fez sua escolha. E qual seria a sua?
O nobre Gawain respondeu que a deixaria escolher por si mesma. Ao ouvir a resposta ela anunciou que seria uma linda jovem de dia e de noite, porque ele a havia respeitado e a permitido ser dona de sua vida.
Amados leitores, Deus, nosso Pai do céu, nos deixa livres para escolhermos. A ser salvos em Jesus Cristo ou vivermos conforme o que mundo nos oferece viver.
**********************************************************************
RDD - Erleu Fernandes. (Um belo domingo pra você e um Feliz Dia dos Pais)

0 comentários:

Postar um comentário