sexta-feira, 15 de abril de 2011

AMOR

Leia em sua Bíblia: 1 João 4.7-12

Foi assim que Deus manifestou o seu amor…: enviou o seu Filho Unigênito… (1Jo 4.9).

O amor é bom e importante; quem discordaria? O problema é com a palavra “amor”, que tem recebido ênfase em nossa cultura como sentimento afetivo. Aliás, o próprio dicionário define amor com essa ênfase.
Nada contra o romance ou o afeto, mas quando se quer entender o amor segundo as Escrituras, é necessário compreender bem em que sentido a palavra foi usada.
Gosto de dizer que amor segundo a Bíblia não é sentimento, mas ação; amor que se restringe ao afeto não é amor. Meu exemplo preferido para este assunto é o amor da mãe que, em uma fria noite de inverno, não fica encolhida sob os cobertores sentindo o quanto ama seu filho, mas levanta-se e vai amamentá-lo.
Quando o Senhor nos ordenou amar uns aos outros, não tinha em mente dizer “gostem uns dos outros”, mas ia muito além; tanto que ele próprio não ficou confortável em sua glória sentindo afeto por nós, mas seu amor o fez mover-se em nossa direção a ponto de dar-se.
“Amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus”, diz o verso 7. Sim, o amor verdadeiro tem sua origem no Criador do Universo. Aliás, aprendemos nas Escrituras que amor é fruto do Espírito – produzido pelo próprio Deus em quem a ele se submete. Sem o seu poder, tudo que poderei produzir é essa coisinha sentimentalóide que não resiste à primeira prova.
O amor de Deus depende de quem ele é e não do objeto do amor. Assim, não sou amado porque mereço, mas simplesmente porque ele é Deus, e Deus é assim.
Gostar eu gosto de quem me agrada ou “merece”; mas quando me submeto ao Criador e me rendo à ação do Espírito Santo, posso ser capacitado a amar com o seu amor, ativamente, e não apenas com meus sentimentos e palavras, mas colocando em ação o cuidado que vem do Eterno.Deus derrama seu amor com abundância em nós para que ele transborde para o próximo.
...................................
Reflexão de: Erleu Fernandes
...................................
Fonte: Pão Diário

0 comentários:

Postar um comentário