terça-feira, 12 de abril de 2011

ESPELHO

Leia em sua Bíblia: 2 Samuel 15.1-12

Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está no seu próprio olho? (Mt 7.3)

“Estou estarrecido!” Esta é uma frase predileta em cartas de leitores aos jornais quando comentam as notícias que leram. Se você leu com atenção nosso texto bíblico de hoje, talvez também diga algo assim, e balance a cabeça em reprovação. Que catálogo de falsidades, espertezas, hipocrisia, intrigas... tudo muito bem dissimulado debaixo da boa pinta do malandro Absalão. Antes dessas histórias de conspiração contra o próprio pai ainda havia outras – ele havia matado seu irmão, fora expulso de casa pelo pai, depois meio perdoado (existe isso?), mais tarde inteiramente, sempre com ajuda de métodos não muito decentes, para dizer o mínimo. Já Davi, seu pai, o grande rei Davi, também deu demonstrações de fraqueza, ingenuidade e complacência em relação aos seus filhos em geral e a este em particular.
Mas você também poderá pensar: pois é, o mundo é mau mas é dos espertos, é preciso saber vender sua imagem (parece que as coisas não mudaram muito desde então...).
Convenhamos: essas são nossas reações habituais, concorda? Lemos os relatos, sacudimos a cabeça, ficamos “estarrecidos” com a maldade do mundo e passamos à ordem do dia. Ou talvez pensemos em algum jeito de nos defender de toda a maldade em torno de nós; se necessário, aprendendo a mesma técnica e pagando na mesma moeda.
Posso fazer uma sugestão, ou melhor, repassar a sugestão de Jesus no versículo acima? Que tal usar esse relato como um espelho e verificar quanto disso possa existir também em nossa vida? E então, em vez de sonhar em limpar o mundo, o que nunca vamos conseguir, ou de cair no cinismo, começar a limpar nossa própria vida, depositando nossas “absalomidades” diante do Senhor, para que nos perdoe e purifique? Seria um começo realmente eficaz para a limpeza no mundo. Vamos lá? Se cada um varrer diante do seu portão, a rua toda ficará limpa.
.......................................................
Reflexão de: Erleu Fernandes
.......................................................
Fonte: Andar Diário

0 comentários:

Postar um comentário