domingo, 10 de abril de 2011

FORTALECEI-VOS NO SENHOR

Leia em sua Bíblia: Efésios 6: 10 – 18

-O apóstolo nos encoraja a sermos fortalecidos em Deus e na força de seu poder.
-Esse poder de Deus a que Paulo nos refere, é ao poder que ressuscitou a Jesus de dentre os mortos. (Ef 1:19-20).

( 1 ) 11- REVESTI-VOS.
-O Crente pra vencer as tantas artimanhas do inimigo precisa de algo mais que a sua força comum. Como um soldado, que sai pra guerra, pra lutar contra um inimigo mais forte e mais astuto que ele o crente tem que se revestir de uma armadura de Deus: A PALAVRA.Conforme vemos em 2 Co 6:4 – 7. Paulo nos dá a receita das tantas maneiras que podemos ficar revestidos. (Podemos verificar isso lendo na Palavra)
Pois as ciladas do diabo estarão sempre nos instigando a sermos desobedientes ao Senhor.
( 2 ) 12 – NOSSA LUTA.
Nossa luta não é contra pessoas que possuem carne e sangue; mas sim, contra os principados e potestades. Podemos confirmar isso em: Rm 8: 38-39 que diz: “Porque eu estou bem certo que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem o porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura, poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Podemos também meditar sobre os dominadores deste mundo tenebroso. Os homens, que de toda e qualquer forma nos dominam.
Contras as forças espirituais do mal, (o diabo e seus anjos) nas regiões celestes. Jesus enfatiza quanto ao poder de Deus em nossas vidas de cristãos obedientes. Isso a gente pode ver lá em Lc 22:53 quando diz: “Diariamente, estando eu convosco, no Templo, não pusestes as mãos sobre mim”. “Quando Deus manda até o diabo obedece”. ( Contar a estória).
Não podemos descartar em hipótese alguma a ação do diabo em nossas vidas. A cada dia ele está maquinando uma estratégia pra nos desviar do amor e do poder de Deus em nós.
Não nos esqueçamos de Jô.
O poder de Deus em seus obedientes servos é tremendo!
Nada nos acontece sem que Deus permita. Vemos em Jó 1: 12 “Somente contra ele não estendas a mão”.
Deus não permitiu ao diabo tocar na vida de Jó.
Logo, vemos que ninguém tem poder sobre os escolhidos de Deus. Só não podermos descartar o fator obediência.
Obedeçamos a Deus vivendo de acordo com a doutrina contida na única REGRA DE FÉ E PRÁTICA, a BÍBLIA. Devemos saber que Deus estará em nós na medida que estivermos nELE. (Anjo da Guarda)
( 3 )-V. 13 - ARMADURAS DE DEUS.
Sabemos que os nossos defensores da ordem pública, a polícia, para não serem surpreendidos por uma bala que venham por traz ou pela frente, eles usam um colete à prova de balas. A dois mil anos atrás, ou mais, eles usavam uma couraça ou mesmo uma armadura feita com ferro e bronze. Isso é para não perderem a vida se fossem baleados ou flechados. Mas para resistirmos os ataques do diabo, (os dias maus) como diz o apóstolo, “Tomemos de toda a ARMADURA DE DEUS, para podermos resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, (que éramos afligidos a não cumprir, e que já vimos em: Rm 8:38-39) permanecermos inabaláveis”.
( 4 ) -RESISTIR NO DIA MAU.
Dia mau. Aqui o apóstolo deixa claro que teremos em alguns dias: descontrole nas atitudes, gestos e palavras e que embaçaremos a luz do céu que há em nós. Viveremos assim dias maus.(Trilharemos, às vezes, pelo vale das sombras da morte).
Seja uma discórdia de casal, de irmãos ou mesmo no trabalho.Seja alguns gestos que ainda estão guardados no nosso consciente, de quando andávamos no pecado, no mundo.
Seja uma palavra torpe, um palavrão, ou mesmo uma mentira... Enfim. Mas se estivermos protegidos pela armadura da FÉ, da PALAVRA e do TEMOR do Senhor, venceremos tudo, como diz o apóstolo Paulo.
( 4 ) -V 14 – ESTAR CINGIDOS...
Paulo nos pede neste versículo 14, que estejamos FIRMES, CINGIDOS com a VERDADE e vestidos com a COURAÇA da justiça.
Aquele cinto largo, de couro grosso, firme, que o soldado trazia sempre na cintura, servia de apoio pra fixar a sua blusa sobre a cintura, onde ele colocava a sua espada e que lhe servia, também, como proteção (cuecão de couro) caso lhe viesse uma flecha sobre sua barriga no seu baixo abdômen. Vemos que Paulo quis dizer que é no coração que entram ou saem todos os pensamentos bons e maus e as palavras, boas ou ruins. Daí, como vemos em Is 11:5 “A JUSTIÇA será o cinto de vossos lombos e a FIDELIDADE, será o cinto de seus rins”.
Vemos também em: Is 59:17 “Vestiu-se de JUSTIÇA, como de uma COURAÇA. E pôs o CAPACETE DA SALVAÇÃO na cabeça... cobriu-se de ZELO como que um manto”.
Podemos então dizer que o CINTO DA FIDELIDADE é a sinceridade, é a moral, e é o cuidado, de não nos expormos ao ridículo na nossa maneira de nos portarmos.
Já o CINTO DA JUSTIÇA é aquela forma da gente ser JUSTO, ser correto, viver sempre em transparências, com o trato das coisas de Deus ou das pessoas aqui na terra. Ser justos é nunca querer reter em nós, ou só pra nós aquilo que é bom para partilhar com todas as pessoas.
( 5 ) -V 15- CALÇAI OS PÉS...
Aqui, podemos ver lá em Is 52:7 que diz: “Quão formosos são sobre os montes os pés dos que anunciam as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”.
Paulo, não imagina um crente que sai para levar a Palavra da Salvação com os pés descalço. O que ele imagina, é que quando o soldado sai pra batalha ele vai calçado com uma sandália de couro bem forte, com um solado bem resistente, lhe dando condições de pisar bem, sem doer os pés.
Assim deverá se sentir o crente que leva a Palavra.
Podemos até ir lá em Sl 119:105 que diz: “Lâmpada para os meus pés é a sua Palavra e, luz para os meus caminhos”. Logo, a Palavra que ele vai pregar deverá estar bem calçada em si, de forma que ele não sinta desconforto algum ao pregá-la. Pois a Palavra é primeiramente luz para seu caminho e um farol para seus pés.
Estar preparado para bem conduzir esta Palavra, que é o evangelho da paz é se sentir convicto, consciente da missão a qual se propõe.
Paulo quando fala de ZELO é referindo-se ao cuidado que deveremos ter pra fazer bem feito tudo o que nos propomos fazer: com ARDOR, TEMOR e CORAGEM.
Estar preparado para resistir às investidas do inimigo que fará tudo para que esta Palavra não chegue ao seu destino.
( 6 ) V-16- EMBRAÇANDO SEMPRE O ESCUDO DA FÉ.
Este escudo a que se refere Paulo é de algo que fará uma proteção inteira da parte da frente do corpo de quem o está segurando. E este escudo do soldado romano era feito de madeira bem resistente e tinha uma cobertura de pele de animal bem peluda. Quando ele saía pra batalha introduzia este escudo na água do rio e, a pele molhada ao receber as flechas que vinham acesas, com suas pontas mergulhadas em piche, fazia com que se apagassem. Assim, também, o crente que sai para a batalha de pregar a Palavra deverá se munir deste escudo que é a sua FÉ. Com a água do Espírito Santo teremos FORÇA e DESTREZA para apagar todas as flechas inflamadas do inimigo.
A FÉ deve ser sempre um forte escudo que levaremos sempre. Pois é pela nossa FÉ que haveremos de ter vitórias em tudo o que vier contra nós.
( 7 ) V- 17 – (a) CAPACETE DA SALVAÇÃO...
Paulo faz uma referência a SALVAÇÃO como uma experiência sempre presente. Ef 2:8“Porque é pela graça que somos salvos, mediante a FÉ; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.E ao mesmo tempo esta SALVAÇÃO é uma constante esperança futura, como vemos em 1Ts 5:8 “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete à esperança da salvação”.
A CONFIANÇA do crente baseia-se, em última instância, na fidelidade de Deus em completar o que começou. Já que o próprio Paulo nos esclarece em Fp 1:6 que diz: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Jesus Cristo”.
( 8 ) b) ESPADA DO ESPÍRITO...
Refere-se Paulo, que para vencer todas as tentações de fazer o que é mal aos olhos do Senhor nosso Deus é revestir-se de uma arma, em forma de uma ESPADA romana; curta e desenhada para o COMBATE corpo a corpo. Podemos confirmar isso, lendo em Mt 4:1-11, o texto do Evangelho em que nos mostra a tentação de Jesus. Pois seremos tentados pelo diabo a desobedecer o Senhor nosso Deus ou então a duvidar das suas promessas. E como bem disse Jesus ao diabo, também, nós devemos vencer estas tentações utilizando a grande ESPADA DO ESPÍRITO que é a PALAVRA DE DEUS.
Não nos esqueçamos das últimas palavras que Jesus disse ao diabo: “AO SENHOR, TEU DEUS ADORARÁS, E SÓ A ELE PRESTARÁS CULTO”.
( 9 ) V-18 – a).ORAÇÃO E SÚPLICA EM TODO TEMPO NO ESPÍRITO.
Notemos bem, ORAR e SUPLICAR a Deus no ESPÍRITO, isso, em todo tempo, é não dar chance para o diabo interferir em nossa vida.
Isso podemos notar Jesus nos recomendando em Lc 18:1b “devemos orar sempre, e nunca esmorecer”.
b). VIGIANDO COM TODA PERSEVERANÇA.
Só o fato da gente ter o cuidado de vigiar cada ato nosso, controlar o nosso falar, nosso pensar e nosso agir, já é uma grande vitória na nossa marcha rumo ao céu.
Mas o apóstolo nos pede mais ainda, vigiar com perseverança. Mesmo que isso nos custe sacrifícios, renúncias, gostos, costumes, vícios e prazeres. Perseveremos em tudo por amor ao nosso amado Deus que deu o seu único Filho, pra morrer na cruz, para que tivéssemos a Salvação.
( 10 )c). SUPLICAR PELO SANTOS.
Argumenta Paulo, que supliquemos em oração a Deus, com alegria, por todos os santos (pastores e os irmãos convertidos) em todas as nossas orações.( conf. Fp 1:4)
Cabe a nós, lavados e alvejados no sangue do Cordeiro, orar também com alegria, suplicando por cada um dos irmãos (os santos), que assim como nós são sujeitos a fraquejar na fé, em algum momento. Como vimos desde o começo desta meditação:

(ULTIMO PONTO) FORTALECEI-VOS NO SENHOR;
Fomo alertados a buscar tudo o que o Senhor nos oferece na sua Palavra, pra ficarmos firmes no CAMINHO (JESUS), sábios na VERDADE (JESUS) e vitoriosos na VIDA (JESUS). Amem! E Amem!
................................
Reflexão de: Erleu Fernandes
................................
Esboço de pregação de; Erleu Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário