sábado, 2 de abril de 2011

PERDÃO EM FAMÍLIA


(Trecho do livro: “PERDÃO! O Caminho da Felicidade” de Nelson Morais.
Editora Sabedoria)

Quando o ambiente doméstico, à conta de pesados compromissos morais, surgir frustrando os seus anseios sinceros de felicidade, não o abandone, persevere um Tanto mais, pois tudo na vida tende a se transformar.
Enquanto não conseguir ser compreendido por quantos se acham ligados a você pelos laços sanguíneos, empregue a compreensão e a paciência necessárias para a manutenção da paz que deseja.
O cônjuge intransigente quase sempre traz no subconsciente, marcas da incúria com que ferimos em pretérito distante, transformando o lar de hoje em um verdadeiro laboratório de aprimoramento moral.
Por mais difícil que seja a convivência no lar, não tome atitudes precipitadas. Arme-se um tanto mais de paciência e procure no companheiro ou na companheira as qualidades e não apenas os defeitos. Não desdenhe a sabedoria de Deus que colocou vocês juntos para a construção da vossa felicidade.
Cumpra a sua parte. Mude suas atitudes e pensamentos antes de exigir a mudança dos outros que convivem com você. Ninguém se descarta de uma convivência necessária sem auferir para si, compromissos ainda mais graves do que aqueles que está vivendo hoje.
Não destrua o lar à conta de interesses egoístas e mundanos. Lembre-se, aqueles que a vida trouxe para junto de nós, os quais muitas vezes não toleramos a presença, não os ajudamos e não aprendemos a amá-los, amanhã, retornarão junto de nós, impondo-nos condições ainda mais aflitivas.
O lar é o santuário onde devemos construir os alicerces de nossa felicidade. O tributo a pagar é a renúncia e o perdão. Sem pagarmos esse tributo, jamais consolidaremos nossa felicidade.
Antes de bater no peito e gritar pelos seus direitos, observe se está cumprindo as suas obrigações. Não falo das obrigações do pão e do teto, mas das obrigações morais para com a sua esposa ou esposo e para com os seus filhos. Está dando a eles o exemplo de fidelidade, de amor e de compreensão? Já consegue deixar do lado de fora da porta o mau humor e os problemas que não dizem respeito a sua família? Faça a si mesmo (a) essas perguntas e analise profundamente. Fazendo isso, estará se aproximando do autoconhecimento que levará você a encontrar o caminho da felicidade, se é o que deseja realmente.
Ao passo que, aqueles que ainda se vinculam ao sentimento de incompreensão, da mágoa, do ódio e da impaciência, caminham para sofrimentos e provações morais, provocando sérios danos à saúde.
“Portanto, jamais desista de si mesmo, das pessoas que você ama, de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível!”
.............................................................................
Reflexão de: Erleu Fernandes
.............................................................................
Fonte: Colaboração de Clçéo ( Jacarezinho-Pr)

0 comentários:

Postar um comentário