quarta-feira, 24 de agosto de 2011

JOSÉ

Leia em sua Bíblia: Mateus 2: 13 – 23.

Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado” (Mt 1:24).

A Bíblia não tem muitas referências a José, o pai adotivo de Jesus. Quem foi o homem que criou o salvador do mundo? Os dois primeiros capítulos de Mateus mostram um pouco de seu caráter e de sua fidelidade a Deus. Quando soube da gravidez de Maria, decidiu romper o compromisso com ela secretamente para que ela não fosse humilhada diante de todos – desse modo, obedeceria a Deus e demonstraria compaixão por Maria. Mas nem precisou fazer isso, um apareceu-lhe em seu sonho e forneceu as explicações e orientações que ele precisava (Mt 1: 18 – 24). José obedeceu, tanto naquela ocasião como nas situações relatadas no texto de hoje, em que protegeu sua família levando-a ao Egito e depois para Nazaré, na Galileia, seguindo orientação divina.José era um homem comum e seus vizinhos não sabiam que ele estava cuidando do Messias e da sua educação. Às vezes ele tinha medo e hesitava, mas recebia a orientação de Deus e obedecia sem fazer perguntas. Este homem de princípio foi, ao que parece, um marido exemplar, um modelo de fidelidade ao garoto que criou como seu próprio filho e a quem ensinou sua profissão, a carpintaria – como todo bom pai fazia naquela época.

Pensando na vida de José, o que você faria no seu lugar? Teria dado atenção à mensagem angélica em sonhos? Teria obedecido sem contestar ou tomaria decisões baseadas em seus próprios conceitos e vontade?

Hoje não precisamos de mensagens e sonhos, pois a Bíblia tem registros da vontade de Deus e orientações práticas para a vida cristã. Além disso, o Espírito Santo oriente quem deseja cumprir os propósitos de Deus. Você tem seguido essas orientações? Tem buscado fazer o que Deus quer, não importando sua própria vontade? Permita que Deus guie sua vida assim como fez com José. Ele tinha motivos pra duvidar das orientações que recebeu, mas teve fé suficiente para segui-las. Confiar em Deus e obedecer-lhe – é o que dá valor à vida.

(Este blog não é somente meu, mas é teu também. Se você tiver uma mensagem que sintas que ela poderá ser postada neste blog mande pelo meu E-mail (abaixo) e terei muito bom gosto de postá-la e dizer que foi sua colaboração. Que Deus te abençoe de onde você estiver, fazendo o que tu gosta ao lado quem você ama).

........................................

Reflexão diária de: Erleu Fernandes

erleu_cruz@hotmail.com

Fonte: Pão Diário.

0 comentários:

Postar um comentário